Ambientes de gerenciamento, via internet, de projetos interdisciplinares baseados na construção do conhecimento /

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gariba Júnior, Maurício
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78927
Resumo: Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
id UFSC_bee7247522b512fb6ad8e14f23234af6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/78927
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Ambientes de gerenciamento, via internet, de projetos interdisciplinares baseados na construção do conhecimento /Internet (Redes de computadores)Tecnologia educacionalEnsino a distanciaEnsino -Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.O presente trabalho propõe um ambiente de gerenciamento, utilizando a Rede Internet, via Web e, tem como finalidade dar o suporte necessário para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares baseados na construção do conhecimento. O modelo proposto considera três classes de usuários: aluno, orientador e administrador. Dessa maneira, este sistema computacional é constituído de três ferramentas, destacando-se: Ferramenta de Administração do Ambiente - de uso do administrador do ambiente; Ferramenta de Gerenciamento do Projeto Interdisciplinar - direcionadas aos alunos e orientadores; e, Ferramentas de Apoio ao Projeto Interdisciplinar - também utilizada pelos alunos e orientadores. O uso do computador na educação, ou no caso a Internet, faz com que o aluno tenha uma participação ativa, pois este ambiente interativo permite a descoberta, tanto individualmente como em grupo. Enfim, ele constrói o seu próprio conhecimento. Outras características computacionais importantes desse ambiente, é a versatilidade, a flexibilidade que proporcionam um acesso ao programa em qualquer momento, fora dos limites da sala de aula ou laboratório. Ao orientador, , através das ferramentas, é permitido o acompanhamento ao aluno, podendo interagir pela Web, com recursos como fórum de debates, lista de discussão, correio eletrônico. A utilização da Internet, oferece vantagens que podem ser convertidas no aperfeiçoamento do aprendizado, desempenhando um proeminente papel no desenvolvimento de habilidades nos estudantes, tais como pensamento crítico, solução de problema e a capacidade de trabalhar colaborativamente.Florianópolis, SCGauthier, Fernando Alvaro OstuniUniversidade Federal de Santa CatarinaGariba Júnior, Maurício2012-10-17T20:55:28Z2012-10-17T20:55:28Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxvi, 132f.| il.application/pdf161446http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78927porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T19:12:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/78927Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T19:12:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ambientes de gerenciamento, via internet, de projetos interdisciplinares baseados na construção do conhecimento /
title Ambientes de gerenciamento, via internet, de projetos interdisciplinares baseados na construção do conhecimento /
spellingShingle Ambientes de gerenciamento, via internet, de projetos interdisciplinares baseados na construção do conhecimento /
Gariba Júnior, Maurício
Internet (Redes de computadores)
Tecnologia educacional
Ensino a distancia
Ensino -
title_short Ambientes de gerenciamento, via internet, de projetos interdisciplinares baseados na construção do conhecimento /
title_full Ambientes de gerenciamento, via internet, de projetos interdisciplinares baseados na construção do conhecimento /
title_fullStr Ambientes de gerenciamento, via internet, de projetos interdisciplinares baseados na construção do conhecimento /
title_full_unstemmed Ambientes de gerenciamento, via internet, de projetos interdisciplinares baseados na construção do conhecimento /
title_sort Ambientes de gerenciamento, via internet, de projetos interdisciplinares baseados na construção do conhecimento /
author Gariba Júnior, Maurício
author_facet Gariba Júnior, Maurício
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gauthier, Fernando Alvaro Ostuni
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Gariba Júnior, Maurício
dc.subject.por.fl_str_mv Internet (Redes de computadores)
Tecnologia educacional
Ensino a distancia
Ensino -
topic Internet (Redes de computadores)
Tecnologia educacional
Ensino a distancia
Ensino -
description Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000
2012-10-17T20:55:28Z
2012-10-17T20:55:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 161446
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78927
identifier_str_mv 161446
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78927
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xvi, 132f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652211842973696