A natureza não ensina a evitar guerras: uma análise da didática de Christine de Pizan no Livre des faits d'armes et de chevalerie

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sander, Stephanie
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231131
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2021.
id UFSC_bf95f293ce84392b1ea7528b868a06b4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/231131
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A natureza não ensina a evitar guerras: uma análise da didática de Christine de Pizan no Livre des faits d'armes et de chevalerieHistóriaEscritaMulheres intelectuaisGuerraMulheres intelectuaisDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2021.A guerra faz parte, direta ou indiretamente, do nosso cotidiano há muito tempo. Nosso estudo tem como pano de fundo a Paris do século XV, onde nossa fonte foi criada. Em seu estúdio, uma figura peculiar da história intelectual francesa deu vida a suas ideias sobre as guerras que o reino enfrentava num tratado militar e jurídico, almejando poder aconselhar sobre a importância da paz. Essa figura era Christine de Pizan (1365 - c. 1430), conhecida hoje principalmente por ter escrito obras em defesa das mulheres de seu tempo. Seus trabalhos políticos são considerados didáticos, mas os estudos acerca deles (e principalmente sobre nossa fonte ? o Livre des faits d?armes et de chevalerie, escrito em 1410) são escassos, ainda mais em língua portuguesa. Através de uma análise indiciária de Carlo Ginzburg, com um viés da hermenêutica imaginativa de Marcia Schuback, esta dissertação busca entender a fonte dentro do conjunto das obras didáticas medievais, analisado os elementos que viriam a compor a escrita que a autora desenvolveu para seus trabalhos políticos, chamada de ?escrita didática christiniana?. Buscamos compreender alguns elementos (que chamamos de ferramentas didáticas) que compõem essa escrita, nomeadamente: a compilatio como método; o diálogo mestre-discípulo na segunda metade da obra; o uso da linguagem jurídica; e o uso dos exempla na obra. Essa pesquisa foi realizada para entender qual é o papel destes elementos, ainda que em teoria, na difusão dos conselhos que Pizan dirige à sociedade guerreira francesa. Em nossas considerações finais, constatamos que, apesar de falar sobre a guerra, a autora aconselha pela temperança e pelo uso da razão. Desta forma, entendemos que, em teoria, os elementos constituintes da escrita didática de Christine de Pizan, discutidos nesta dissertação, tornaram possível a criação dos Faits d?Armes: a compilatio como método ajudara a organizar as ideias da autora; o diálogo mestre-discípulo tornara a parte mais densa e complexa do texto mais compreensível; e o uso da linguagem jurídica na obra e dos exempla narrados auxiliaram a autora a ensinar melhor os assuntos tratados aos seus leitores/ouvintes.Abstract: War has been part of our daily lives, directly or indirectly, for a long time. Our study has as background on the 15th century Paris, where our source was created. From an atelier, a very particular figure of the French intellectual history gave life to ideas about the wars the kingdom faced in a military and judicial treaty. Hoping to advice about the importance of peace. This peculiar figure was Christine de Pizan (1365 - c. 1430), known today mainly for her works on the defense of the women at her time. Her political works are considered didactic, but the studies about them (and mainly about our source - the Livre des faits d?armes et de chevalerie, written in 1410) are scarce in Portuguese. Through an indiciary analysis, by Carlo Ginzburg, and with the help of an imaginative hermeneutics approach, according to Marcia Schuback, this dissertation seeks to understand the source among the set of medieval didactic works. Analyzing the writing elements that the author developed for her political works, the so-called ?christinian didactic writing?. We hope to understand some elements (that we call didactic tools) of that writing, namely: the compilatio as a method; the master-apprentice dialogue of the second half of the book; the use of legal language; and the use of exempla in the work. We seek to comprehend the role these elements have, at least in theory, in the advice that Christine de Pizan directs to the French warrior society. About our final considerations, we find that, despite of writing about war, the author advice about temperance and the use of reason. Therefore, we understand that, in theory, the elements of the christinian didactic writing, discussed in this dissertation, made the composition of the Faits d?Armes possible: the compilatio helped organizing the author?s ideas; the master-disciple dialogue made easier difficult subjects; and the use of the juridical language and the exempla helped to better teach different topics to Christine de Pisan?s public.Silveira, Aline Dias daUniversidade Federal de Santa CatarinaSander, Stephanie2022-02-14T13:33:31Z2022-02-14T13:33:31Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis144 p.application/pdf374220https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231131porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-14T13:33:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/231131Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-02-14T13:33:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A natureza não ensina a evitar guerras: uma análise da didática de Christine de Pizan no Livre des faits d'armes et de chevalerie
title A natureza não ensina a evitar guerras: uma análise da didática de Christine de Pizan no Livre des faits d'armes et de chevalerie
spellingShingle A natureza não ensina a evitar guerras: uma análise da didática de Christine de Pizan no Livre des faits d'armes et de chevalerie
Sander, Stephanie
História
Escrita
Mulheres intelectuais
Guerra
Mulheres intelectuais
title_short A natureza não ensina a evitar guerras: uma análise da didática de Christine de Pizan no Livre des faits d'armes et de chevalerie
title_full A natureza não ensina a evitar guerras: uma análise da didática de Christine de Pizan no Livre des faits d'armes et de chevalerie
title_fullStr A natureza não ensina a evitar guerras: uma análise da didática de Christine de Pizan no Livre des faits d'armes et de chevalerie
title_full_unstemmed A natureza não ensina a evitar guerras: uma análise da didática de Christine de Pizan no Livre des faits d'armes et de chevalerie
title_sort A natureza não ensina a evitar guerras: uma análise da didática de Christine de Pizan no Livre des faits d'armes et de chevalerie
author Sander, Stephanie
author_facet Sander, Stephanie
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silveira, Aline Dias da
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Sander, Stephanie
dc.subject.por.fl_str_mv História
Escrita
Mulheres intelectuais
Guerra
Mulheres intelectuais
topic História
Escrita
Mulheres intelectuais
Guerra
Mulheres intelectuais
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-02-14T13:33:31Z
2022-02-14T13:33:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 374220
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231131
identifier_str_mv 374220
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 144 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652293363466240