A natureza não ensina a evitar guerras: uma análise da didática de Christine de Pizan no Livre des faits d'armes et de chevalerie
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231131 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2021. |
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A natureza não ensina a evitar guerras: uma análise da didática de Christine de Pizan no Livre des faits d'armes et de chevalerieHistóriaEscritaMulheres intelectuaisGuerraMulheres intelectuaisDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2021.A guerra faz parte, direta ou indiretamente, do nosso cotidiano há muito tempo. Nosso estudo tem como pano de fundo a Paris do século XV, onde nossa fonte foi criada. Em seu estúdio, uma figura peculiar da história intelectual francesa deu vida a suas ideias sobre as guerras que o reino enfrentava num tratado militar e jurídico, almejando poder aconselhar sobre a importância da paz. Essa figura era Christine de Pizan (1365 - c. 1430), conhecida hoje principalmente por ter escrito obras em defesa das mulheres de seu tempo. Seus trabalhos políticos são considerados didáticos, mas os estudos acerca deles (e principalmente sobre nossa fonte ? o Livre des faits d?armes et de chevalerie, escrito em 1410) são escassos, ainda mais em língua portuguesa. Através de uma análise indiciária de Carlo Ginzburg, com um viés da hermenêutica imaginativa de Marcia Schuback, esta dissertação busca entender a fonte dentro do conjunto das obras didáticas medievais, analisado os elementos que viriam a compor a escrita que a autora desenvolveu para seus trabalhos políticos, chamada de ?escrita didática christiniana?. Buscamos compreender alguns elementos (que chamamos de ferramentas didáticas) que compõem essa escrita, nomeadamente: a compilatio como método; o diálogo mestre-discípulo na segunda metade da obra; o uso da linguagem jurídica; e o uso dos exempla na obra. Essa pesquisa foi realizada para entender qual é o papel destes elementos, ainda que em teoria, na difusão dos conselhos que Pizan dirige à sociedade guerreira francesa. Em nossas considerações finais, constatamos que, apesar de falar sobre a guerra, a autora aconselha pela temperança e pelo uso da razão. Desta forma, entendemos que, em teoria, os elementos constituintes da escrita didática de Christine de Pizan, discutidos nesta dissertação, tornaram possível a criação dos Faits d?Armes: a compilatio como método ajudara a organizar as ideias da autora; o diálogo mestre-discípulo tornara a parte mais densa e complexa do texto mais compreensível; e o uso da linguagem jurídica na obra e dos exempla narrados auxiliaram a autora a ensinar melhor os assuntos tratados aos seus leitores/ouvintes.Abstract: War has been part of our daily lives, directly or indirectly, for a long time. Our study has as background on the 15th century Paris, where our source was created. From an atelier, a very particular figure of the French intellectual history gave life to ideas about the wars the kingdom faced in a military and judicial treaty. Hoping to advice about the importance of peace. This peculiar figure was Christine de Pizan (1365 - c. 1430), known today mainly for her works on the defense of the women at her time. Her political works are considered didactic, but the studies about them (and mainly about our source - the Livre des faits d?armes et de chevalerie, written in 1410) are scarce in Portuguese. Through an indiciary analysis, by Carlo Ginzburg, and with the help of an imaginative hermeneutics approach, according to Marcia Schuback, this dissertation seeks to understand the source among the set of medieval didactic works. Analyzing the writing elements that the author developed for her political works, the so-called ?christinian didactic writing?. We hope to understand some elements (that we call didactic tools) of that writing, namely: the compilatio as a method; the master-apprentice dialogue of the second half of the book; the use of legal language; and the use of exempla in the work. We seek to comprehend the role these elements have, at least in theory, in the advice that Christine de Pizan directs to the French warrior society. About our final considerations, we find that, despite of writing about war, the author advice about temperance and the use of reason. Therefore, we understand that, in theory, the elements of the christinian didactic writing, discussed in this dissertation, made the composition of the Faits d?Armes possible: the compilatio helped organizing the author?s ideas; the master-disciple dialogue made easier difficult subjects; and the use of the juridical language and the exempla helped to better teach different topics to Christine de Pisan?s public.Silveira, Aline Dias daUniversidade Federal de Santa CatarinaSander, Stephanie2022-02-14T13:33:31Z2022-02-14T13:33:31Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis144 p.application/pdf374220https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231131porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-14T13:33:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/231131Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-02-14T13:33:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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