SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR COMUNITÁRIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97836 |
Resumo: | O mercado educacional encontra-se altamente competitivo, em virtude, principalmente, do número expressivo de abertura de Instituições de Ensino Superior (IES) após a mudança proporcionada em 1996 pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Considerando que manter e atrair novos alunos tornou-se tarefa difícil, a satisfação dos discentes é fator fundamental. Este estudo tem como objetivo verificar o grau de satisfação dos alunos de graduação do curso de Ciências Contábeis em uma IES comunitária do estado de Santa Catarina. Tendo como base o modelo de Paswan e Young (2002), elaborou-se um questionário com perguntas fechadas com 5 categorias: envolvimento do professor; interesse do aluno; interação professor-aluno; exigência do curso e organização do curso. Ao instrumento, foram acrescentadas questões referentes à satisfação do aluno e um campo para atribuir uma nota para o curso. As categorias avaliadas obtiveram um elevado grau de satisfação sendo o menor percentual de 70,86%, naquela que avaliou a exigência do curso, e o maior de 89,69%, para o interesse do aluno. Buscou-se deste modo, obter subsídios quanto aos aspectos que mais influenciam a satisfação discente para assim, os responsáveis poderem planejar e direcionar as ações no intuito de melhorar o desempenho e participação num mercado cada vez mais concorrente. |
id |
UFSC_bfd56059e6e3d9d40c91e06975024949 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/97836 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR COMUNITÁRIAO mercado educacional encontra-se altamente competitivo, em virtude, principalmente, do número expressivo de abertura de Instituições de Ensino Superior (IES) após a mudança proporcionada em 1996 pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Considerando que manter e atrair novos alunos tornou-se tarefa difícil, a satisfação dos discentes é fator fundamental. Este estudo tem como objetivo verificar o grau de satisfação dos alunos de graduação do curso de Ciências Contábeis em uma IES comunitária do estado de Santa Catarina. Tendo como base o modelo de Paswan e Young (2002), elaborou-se um questionário com perguntas fechadas com 5 categorias: envolvimento do professor; interesse do aluno; interação professor-aluno; exigência do curso e organização do curso. Ao instrumento, foram acrescentadas questões referentes à satisfação do aluno e um campo para atribuir uma nota para o curso. As categorias avaliadas obtiveram um elevado grau de satisfação sendo o menor percentual de 70,86%, naquela que avaliou a exigência do curso, e o maior de 89,69%, para o interesse do aluno. Buscou-se deste modo, obter subsídios quanto aos aspectos que mais influenciam a satisfação discente para assim, os responsáveis poderem planejar e direcionar as ações no intuito de melhorar o desempenho e participação num mercado cada vez mais concorrente.INPEAU2012-12-11T16:31:00Z2012-12-11T16:31:00Z2012-11-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97836Lizote, Suzete AntonietaSerpa, Giselle VarelaGabriel, André VictorStein, FrancineiSilva, Márcio José daCarvalho, Tiego Rodrigues deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-07T13:44:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/97836Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-07T13:44:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR COMUNITÁRIA |
title |
SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR COMUNITÁRIA |
spellingShingle |
SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR COMUNITÁRIA Lizote, Suzete Antonieta |
title_short |
SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR COMUNITÁRIA |
title_full |
SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR COMUNITÁRIA |
title_fullStr |
SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR COMUNITÁRIA |
title_full_unstemmed |
SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR COMUNITÁRIA |
title_sort |
SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR COMUNITÁRIA |
author |
Lizote, Suzete Antonieta |
author_facet |
Lizote, Suzete Antonieta Serpa, Giselle Varela Gabriel, André Victor Stein, Francinei Silva, Márcio José da Carvalho, Tiego Rodrigues de |
author_role |
author |
author2 |
Serpa, Giselle Varela Gabriel, André Victor Stein, Francinei Silva, Márcio José da Carvalho, Tiego Rodrigues de |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lizote, Suzete Antonieta Serpa, Giselle Varela Gabriel, André Victor Stein, Francinei Silva, Márcio José da Carvalho, Tiego Rodrigues de |
description |
O mercado educacional encontra-se altamente competitivo, em virtude, principalmente, do número expressivo de abertura de Instituições de Ensino Superior (IES) após a mudança proporcionada em 1996 pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Considerando que manter e atrair novos alunos tornou-se tarefa difícil, a satisfação dos discentes é fator fundamental. Este estudo tem como objetivo verificar o grau de satisfação dos alunos de graduação do curso de Ciências Contábeis em uma IES comunitária do estado de Santa Catarina. Tendo como base o modelo de Paswan e Young (2002), elaborou-se um questionário com perguntas fechadas com 5 categorias: envolvimento do professor; interesse do aluno; interação professor-aluno; exigência do curso e organização do curso. Ao instrumento, foram acrescentadas questões referentes à satisfação do aluno e um campo para atribuir uma nota para o curso. As categorias avaliadas obtiveram um elevado grau de satisfação sendo o menor percentual de 70,86%, naquela que avaliou a exigência do curso, e o maior de 89,69%, para o interesse do aluno. Buscou-se deste modo, obter subsídios quanto aos aspectos que mais influenciam a satisfação discente para assim, os responsáveis poderem planejar e direcionar as ações no intuito de melhorar o desempenho e participação num mercado cada vez mais concorrente. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-11T16:31:00Z 2012-12-11T16:31:00Z 2012-11-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97836 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97836 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652093705158656 |