Acompanhamento de egressos: um estudo de caso em programa de pós-graduação stricto sensu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trierweiller, Andréa Cristina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Vefago, Yuri Borba, Leopoldo, Joana Fenali, Lotthammer, Karen, Maciel, Cássia Emídio, Ferenhof, Hélio A., Lima, Fabiana Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244524
Resumo: A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), agência reguladora dos cursos de pós-graduação no Brasil, tem como critério de avaliação, a necessidade de monitoramento de egressos durante cinco anos, após o término do curso. Ação esta complexa, sem a estruturação de um processo e de um instrumento de acompanhamento, que busque informações periódicas e atualizadas de seus egressos. Este artigo objetiva demonstrar uma forma estruturada de realizar tal acompanhamento, por intermédio de um censo, em um Programa de Pós-Graduação de universidade brasileira. Os resultados indicam que o questionário foi um instrumento capaz de prover o acompanhamento dos egressos, levantando o seu perfil, atuação profissional e acadêmica, conforme recomendação da CAPES.
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spelling Acompanhamento de egressos: um estudo de caso em programa de pós-graduação stricto sensuAlumni follow-up: a case study at a stricto sensus post-graduate programPós-graduação;Egressos;Monitoramento de egressos;Avaliação.Post Graduation; Alumni; Alumni Follow-up; Assessment.A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), agência reguladora dos cursos de pós-graduação no Brasil, tem como critério de avaliação, a necessidade de monitoramento de egressos durante cinco anos, após o término do curso. Ação esta complexa, sem a estruturação de um processo e de um instrumento de acompanhamento, que busque informações periódicas e atualizadas de seus egressos. Este artigo objetiva demonstrar uma forma estruturada de realizar tal acompanhamento, por intermédio de um censo, em um Programa de Pós-Graduação de universidade brasileira. Os resultados indicam que o questionário foi um instrumento capaz de prover o acompanhamento dos egressos, levantando o seu perfil, atuação profissional e acadêmica, conforme recomendação da CAPES.The Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), the regulatory agency for postgraduate courses in Brazil, has as an evaluation criterion, the need of monitoring alumni for five years after the end of the course. This action is complex, without structuring: a process as well a monitoring instrument that seeks periodic and updated information. Thus, this article aims to demonstrate a structured way to carry out such monitoring employing a census in a postgraduate program of a Brazilian University. The results indicate that the census questionnaire was an instrument capable of providing the alumni follow-up, raising their profile, professional and academic performance, as recommended by CAPES.Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC2023-02-16T17:48:15Z2023-02-16T17:48:15Z2019-05-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244524Trierweiller, Andréa CristinaVefago, Yuri BorbaLeopoldo, Joana FenaliLotthammer, KarenMaciel, Cássia EmídioFerenhof, Hélio A.Lima, Fabiana Santosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-16T17:48:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/244524Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-02-16T17:48:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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