Acompanhamento de egressos: estudo de caso no Programa de Pós- Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trierweiller, Andréa Cristina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vefago, Yuri Borba, Maciel, Cássia Emídio, Ferenhof, Helio Aisenberg, Leopoldo, Joana Fenali, Lotthammer, Karen, Lima, Fabiana Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249628
Resumo: A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), agência reguladora dos cursos de pós-graduação no Brasil, tem como critério de avaliação, a necessidade de monitoramento de egressos durante cinco anos, após o término do curso. Ação esta complexa, sem a estruturação de um processo e de um instrumento de acompanhamento, que busque informações periódicas e atualizadas de seus egressos. Este artigo objetiva demonstrar uma forma estruturada de realizar tal acompanhamento, por intermédio de um censo, em um Programa de Pós-Graduação de universidade brasileira. Os resultados indicam que o questionário foi um instrumento capaz de prover o acompanhamento dos egressos, levantando o seu perfil, atuação profissional e acadêmica, conforme recomendação da CAPES.
id UFSC_b841e71e80d2439a329ee9b61d241018
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/249628
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Acompanhamento de egressos: estudo de caso no Programa de Pós- Graduação em Tecnologias da Informação e ComunicaçãoAlumni follow-up: a case study at a program of the Graduate Program in Information and Communication TechnologiesPós-graduação; Egressos; Monitoramento de egressos; Avaliação.Post Graduation; Alumni; Alumni Follow-up; AssessmentA Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), agência reguladora dos cursos de pós-graduação no Brasil, tem como critério de avaliação, a necessidade de monitoramento de egressos durante cinco anos, após o término do curso. Ação esta complexa, sem a estruturação de um processo e de um instrumento de acompanhamento, que busque informações periódicas e atualizadas de seus egressos. Este artigo objetiva demonstrar uma forma estruturada de realizar tal acompanhamento, por intermédio de um censo, em um Programa de Pós-Graduação de universidade brasileira. Os resultados indicam que o questionário foi um instrumento capaz de prover o acompanhamento dos egressos, levantando o seu perfil, atuação profissional e acadêmica, conforme recomendação da CAPES.The Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), the regulatory agency for postgraduate in Brazil, which has as an evaluation criterion the monitoring alumni for five years after the end of the course. This action is complex, without structuring: a process as well a monitoring instrument that seeks periodic and updated information. Thus, this article aims to demonstrate a structured way to carry out such monitoring employing a census in a postgraduate program of a Brazilian University. The results indicate that the census questionnaire was an instrument capable of providing the alumni follow-up, raising their profile, professional and academic performance, as recommended by CAPES.Grupo de Pesquisa Virtuhab2023-08-23T14:33:59Z2023-08-23T14:33:59Z2020-05-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249628Trierweiller, Andréa CristinaVefago, Yuri BorbaMaciel, Cássia EmídioFerenhof, Helio AisenbergLeopoldo, Joana FenaliLotthammer, KarenLima, Fabiana Santosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-23T14:33:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/249628Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-08-23T14:33:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Acompanhamento de egressos: estudo de caso no Programa de Pós- Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação
Alumni follow-up: a case study at a program of the Graduate Program in Information and Communication Technologies
title Acompanhamento de egressos: estudo de caso no Programa de Pós- Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação
spellingShingle Acompanhamento de egressos: estudo de caso no Programa de Pós- Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação
Trierweiller, Andréa Cristina
Pós-graduação; Egressos; Monitoramento de egressos; Avaliação.
Post Graduation; Alumni; Alumni Follow-up; Assessment
title_short Acompanhamento de egressos: estudo de caso no Programa de Pós- Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação
title_full Acompanhamento de egressos: estudo de caso no Programa de Pós- Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação
title_fullStr Acompanhamento de egressos: estudo de caso no Programa de Pós- Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação
title_full_unstemmed Acompanhamento de egressos: estudo de caso no Programa de Pós- Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação
title_sort Acompanhamento de egressos: estudo de caso no Programa de Pós- Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação
author Trierweiller, Andréa Cristina
author_facet Trierweiller, Andréa Cristina
Vefago, Yuri Borba
Maciel, Cássia Emídio
Ferenhof, Helio Aisenberg
Leopoldo, Joana Fenali
Lotthammer, Karen
Lima, Fabiana Santos
author_role author
author2 Vefago, Yuri Borba
Maciel, Cássia Emídio
Ferenhof, Helio Aisenberg
Leopoldo, Joana Fenali
Lotthammer, Karen
Lima, Fabiana Santos
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trierweiller, Andréa Cristina
Vefago, Yuri Borba
Maciel, Cássia Emídio
Ferenhof, Helio Aisenberg
Leopoldo, Joana Fenali
Lotthammer, Karen
Lima, Fabiana Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Pós-graduação; Egressos; Monitoramento de egressos; Avaliação.
Post Graduation; Alumni; Alumni Follow-up; Assessment
topic Pós-graduação; Egressos; Monitoramento de egressos; Avaliação.
Post Graduation; Alumni; Alumni Follow-up; Assessment
description A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), agência reguladora dos cursos de pós-graduação no Brasil, tem como critério de avaliação, a necessidade de monitoramento de egressos durante cinco anos, após o término do curso. Ação esta complexa, sem a estruturação de um processo e de um instrumento de acompanhamento, que busque informações periódicas e atualizadas de seus egressos. Este artigo objetiva demonstrar uma forma estruturada de realizar tal acompanhamento, por intermédio de um censo, em um Programa de Pós-Graduação de universidade brasileira. Os resultados indicam que o questionário foi um instrumento capaz de prover o acompanhamento dos egressos, levantando o seu perfil, atuação profissional e acadêmica, conforme recomendação da CAPES.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-12
2023-08-23T14:33:59Z
2023-08-23T14:33:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2596-237X
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249628
identifier_str_mv 2596-237X
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Virtuhab
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Virtuhab
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823042457761218560