Educação Matemática, Teatro e Matemática Escolar: problematizações foucaultianas
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216421 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2020. |
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Educação Matemática, Teatro e Matemática Escolar: problematizações foucaultianasMatemáticaTeatroEducação científica e tecnológicaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2020.Nesta tese, a partir de uma perspectiva foucaultiana, analiso um conjunto de trabalhos inseridos no campo da Educação Matemática que estabelecem relações com o Teatro, numa perspectiva de criação de peças, e que sugerem práticas pedagógicas voltadas à Matemática Escolar, bem como, elementos para a formação de professores. Com base no referencial metodológico foucaultiano da análise do discurso, organizei as enunciações levando em conta suas recorrências nos textos da base empírica sugerindo uma ordenação que se inicia com a depreciação tanto da Matemática quanto de seus métodos, para posterior possibilidade de se indicar o Teatro como uma saída para reverter as críticas formuladas neste ato depreciativo. A proposta do Teatro como solução para as mazelas da Matemática Escolar se caracteriza de algumas formas. A primeira refere-se as supostas potencialidades de realizar propostas pedagógicas de caráter lúdico, interdisciplinar, realístico, contextual e dinâmico. A segunda, sobre o aprendizado dos alunos, os quais desenvolveriam a criticidade, a expressão oral e corporal, o exercício da liberdade e aprender com as experiências de vida de outras pessoas a partir das encenações além de melhorar a relação entre professor e aluno. Diante deste contexto, os autores afirmam que os alunos desenvolvem mais interesse e consequentemente aprenderiam os conteúdos matemáticos de forma mais significativa. A terceira característica se refere aos professores que desenvolveriam a expressão oral e corporal que impactariam na melhora da dicção e desinibição, e ao desenvolver tais práticas adotariam uma postura proativa e inovadora. Assim é possível estabelecer o seguinte enunciado: O Teatro favorece o aprendizado da Matemática Escolar. As aproximações estabelecidas com a governamentalidade neoliberal constituem-se em dois caminhos: o primeiro que relaciona o homo oeconomicus, sujeito que investe sobre si um capital humano cujo perfil se baseia na proatividade e inovação, por parte dos professores, os quais organizam atividades pedagógicas para desenvolverem competências e habilidades nos alunos. O segundo, diante da positivação feita à Matemática Escolar no contexto teatral, permitiria inferir o interesse em agregar valor ao saber matemático e que, como consequência, poder-se-ia considerá-lo como ?mercadoria?. Como consequência da priorização por parte dos autores da base empírica em um investimento no desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao Teatro, infiro que a os saberes matemáticos são postos à margem a partir das peças teatrais. Por fim, recorri especialmente ao trabalho de Masschelein e Simons (2018) que ofereceu subsídios tanto para fortalecer os argumentos aqui propostos acerca das supostas positividades, quanto para propor que a preocupação dos professores da Matemática seja direcionada ao ensino da matéria, isto é, as atividades pedagógicas da Matemática Escolar podem ter um significado e um valor em si mesmas.Abstract: In this thesis, from a Foucauldian perspective, I analyze a set of works inserted in the field of Mathematics Education that establish relations with the Drama, in a perspective of creating plays, and that suggest pedagogical practices focused on School Mathematics, as well as elements for teacher training. Based on the Foucauldian methodological framework of discourse analysis, I organized the enunciations taking into account their recurrences in the texts of the empirical base, suggesting an ordering that begins with the depreciation of both Mathematics and its methods, for later possibility of indicating the Drama as an exit to reverse the criticisms formulated in this derogatory act. The proposal of the Drama as a solution to the problems of School Mathematics is characterized in some ways. The first refers to the supposed potential of making pedagogical proposals of a playful, interdisciplinary, realistic, contextual and dynamic character. The second, about the students' learning, which would develop criticality, oral and body expression, the exercise of freedom and learn from other people's life experiences from the staging in addition to improving the relationship between teacher and student. Given this context, the authors state that students develop more interest and consequently would learn mathematical content in a more meaningful way. The third characteristic refers to teachers who would develop oral and corporal expression that would impact on improving diction and disinhibition, and when developing such practices they would adopt a proactive and innovative posture. Thus it is possible to establish the following statement: The Drama favors the learning of School mathematics. The approximations established with neoliberal governmentality consist of two paths: the first that relates the homo oeconomicus, a subject that invests in itself a human capital whose profile is based on proactivity and innovation, by the teachers, who organize pedagogical activities for develop competencies and skills in students.. The second, in view of the positivity made to School Mathematics in the theatrical context, would allow inferring the interest in adding value to mathematical knowledge and that, as a consequence, it could be considered as ?merchandise?. As a consequence of the prioritization by the authors of the empirical base in an investment in the development of competencies and skills related to the Drama, I infer that the mathematical knowledge is put aside from the plays. Finally, I especially resorted to the work of Masschelein and Simons (2018) that offered subsidies both to strengthen the arguments proposed here about the supposed positivities, and to propose that the concern of the Mathematics teacher be directed to the teaching of the subject, that is, the pedagogical activities of School Mathematics can have a meaning and a value in themselves.Duarte, Claudia GlavamUniversidade Federal de Santa CatarinaFaria, Juliano Espezim Soares2020-10-21T21:29:29Z2020-10-21T21:29:29Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis144 p.| il.application/pdf370193https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216421porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:29:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216421Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:29:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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