Arte e matemática: nas interfaces do teatro e da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Elisa Padinha
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-06102016-155152/
Resumo: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa que se insere nos campos da Arte/educação, do Teatro e da Educação Matemática que tem como objetivo investigar de que forma os princípios da educação pela arte e da Arte/educação podem contribuir para um melhor desenvolvimento da educação da criança/jovem e, em especial, no que diz respeito à educação matemática pela escola. Dentro de uma perspectiva da pesquisa qualitativa, recorremos a entrevistas com educadores e artistas, com o intuito de buscar evidências de análise. Além das entrevistas, estudamos diferentes iniciativas também de ordem educacional que correlacionam educação, educação matemática e teatro. Para a realização da análise dos fatos e dados recolhidos, fomos em busca de reconhecer semelhanças (e diferenças) nas manifestações dos entrevistados, de modo a agrupá-las como categorias de análise. Como primeiros resultados, podemos reconhecer que, apesar da pouca evidência de trabalhos na interface educação matemática e educação teatral, ainda assim podemos perceber que tal aproximação pode colaborar, de algum modo, para a formação dos educandos, em termos do desenvolvimento no âmbito pessoal e profissional.
id USP_e1465cd870993264afced791535d3f54
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-06102016-155152
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Arte e matemática: nas interfaces do teatro e da educaçãoArt and mathematics: in the theater interfaces and educationArt/educationArte/educaçãoDramaEducação matemáticaEducação pela arteEducation through artMathematics educationTeatroO presente trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa que se insere nos campos da Arte/educação, do Teatro e da Educação Matemática que tem como objetivo investigar de que forma os princípios da educação pela arte e da Arte/educação podem contribuir para um melhor desenvolvimento da educação da criança/jovem e, em especial, no que diz respeito à educação matemática pela escola. Dentro de uma perspectiva da pesquisa qualitativa, recorremos a entrevistas com educadores e artistas, com o intuito de buscar evidências de análise. Além das entrevistas, estudamos diferentes iniciativas também de ordem educacional que correlacionam educação, educação matemática e teatro. Para a realização da análise dos fatos e dados recolhidos, fomos em busca de reconhecer semelhanças (e diferenças) nas manifestações dos entrevistados, de modo a agrupá-las como categorias de análise. Como primeiros resultados, podemos reconhecer que, apesar da pouca evidência de trabalhos na interface educação matemática e educação teatral, ainda assim podemos perceber que tal aproximação pode colaborar, de algum modo, para a formação dos educandos, em termos do desenvolvimento no âmbito pessoal e profissional.This work is the result of a qualitative research which falls within the field of Art / Education, Drama and Mathematics Education which aims to investigate how the principles of \"education through art\" and art / education can contribute to a better development of the education of the child / teenager, and in particular when concerning the mathematics education within the school. Working with a perspective of qualitative research, we used interviews with educators and artists in order to find evidence. Besides the interviews, we studied different educational initiatives that correlate education, mathematics education and drama. To analyze the facts and data collected, we tried to recognize similarities (and differences) on the interviewers answers in order to group them as categories of analysis. As first results, we can recognize that, despite little evidence of work with mathematics education and theatrical education, we can see that such approach can contribute in some way, for the education of students in terms of development in the personal and professional.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPDomite, Maria do Carmo SantosCampos, Elisa Padinha2015-10-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-06102016-155152/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:05:29Zoai:teses.usp.br:tde-06102016-155152Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:05:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Arte e matemática: nas interfaces do teatro e da educação
Art and mathematics: in the theater interfaces and education
title Arte e matemática: nas interfaces do teatro e da educação
spellingShingle Arte e matemática: nas interfaces do teatro e da educação
Campos, Elisa Padinha
Art/education
Arte/educação
Drama
Educação matemática
Educação pela arte
Education through art
Mathematics education
Teatro
title_short Arte e matemática: nas interfaces do teatro e da educação
title_full Arte e matemática: nas interfaces do teatro e da educação
title_fullStr Arte e matemática: nas interfaces do teatro e da educação
title_full_unstemmed Arte e matemática: nas interfaces do teatro e da educação
title_sort Arte e matemática: nas interfaces do teatro e da educação
author Campos, Elisa Padinha
author_facet Campos, Elisa Padinha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Domite, Maria do Carmo Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Elisa Padinha
dc.subject.por.fl_str_mv Art/education
Arte/educação
Drama
Educação matemática
Educação pela arte
Education through art
Mathematics education
Teatro
topic Art/education
Arte/educação
Drama
Educação matemática
Educação pela arte
Education through art
Mathematics education
Teatro
description O presente trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa que se insere nos campos da Arte/educação, do Teatro e da Educação Matemática que tem como objetivo investigar de que forma os princípios da educação pela arte e da Arte/educação podem contribuir para um melhor desenvolvimento da educação da criança/jovem e, em especial, no que diz respeito à educação matemática pela escola. Dentro de uma perspectiva da pesquisa qualitativa, recorremos a entrevistas com educadores e artistas, com o intuito de buscar evidências de análise. Além das entrevistas, estudamos diferentes iniciativas também de ordem educacional que correlacionam educação, educação matemática e teatro. Para a realização da análise dos fatos e dados recolhidos, fomos em busca de reconhecer semelhanças (e diferenças) nas manifestações dos entrevistados, de modo a agrupá-las como categorias de análise. Como primeiros resultados, podemos reconhecer que, apesar da pouca evidência de trabalhos na interface educação matemática e educação teatral, ainda assim podemos perceber que tal aproximação pode colaborar, de algum modo, para a formação dos educandos, em termos do desenvolvimento no âmbito pessoal e profissional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-06102016-155152/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-06102016-155152/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090457127354368