CONSTITUIÇÃO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS/INTRAEMPREENDEDORAS: PERSPECTIVAS PARA OS ACADÊMICOS DE ADMINISTRAÇÃO FORMADOS NA UNIJUÍ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Allegranzzi, Elis Regina Manhabosco
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Drews, Gustavo Arno, Griebeler, Marcos Paulo Dhein
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114786
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi o de identificar as transformações que os acadêmicos do curso de Administração da Unijuí/campus Ijuí precisam operar em si mesmos, ao longo de sua graduação, para construir as competências empreendedoras/intraempreendedoras requeridas no mercado de trabalho. O estudo explorou outras duas vertentes: a visão dos professores do curso de Administração da Unijui e de um grupo de empreendedores locais. Este estudo classifica-se como pesquisa de natureza aplicada, exploratória e descritiva quanto aos seus objetivos e quanto aos procedimentos técnicos foi pesquisa de campo, bibliográfica e documental. Na análise dos resultados, além da avaliação das respostas dos questionários do grupo e a comparação com os dados das três vertentes pesquisadas, trabalhou-se sob o enfoque do sistema de gestão do ciclo PDCA e das habilidades e competências técnicas requeridas do administrador instituídas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de Cursos de Administração para as Instituições de Ensino Superior. O estudo proporcionou a percepção das diferenças comportamentais entre alunos e empreendedores e o longo caminho que precisa ser trilhado para operar esta transformação empreendedora, a fim de que o indivíduo possa ocupar os espaços na sociedade e desempenhar o relevante papel que é reservado ao administrador, nas mais diversas áreas de atuação.
id UFSC_bffd3bd1813025a27e7c37e751e94dcf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/114786
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling CONSTITUIÇÃO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS/INTRAEMPREENDEDORAS: PERSPECTIVAS PARA OS ACADÊMICOS DE ADMINISTRAÇÃO FORMADOS NA UNIJUÍO objetivo desta pesquisa foi o de identificar as transformações que os acadêmicos do curso de Administração da Unijuí/campus Ijuí precisam operar em si mesmos, ao longo de sua graduação, para construir as competências empreendedoras/intraempreendedoras requeridas no mercado de trabalho. O estudo explorou outras duas vertentes: a visão dos professores do curso de Administração da Unijui e de um grupo de empreendedores locais. Este estudo classifica-se como pesquisa de natureza aplicada, exploratória e descritiva quanto aos seus objetivos e quanto aos procedimentos técnicos foi pesquisa de campo, bibliográfica e documental. Na análise dos resultados, além da avaliação das respostas dos questionários do grupo e a comparação com os dados das três vertentes pesquisadas, trabalhou-se sob o enfoque do sistema de gestão do ciclo PDCA e das habilidades e competências técnicas requeridas do administrador instituídas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de Cursos de Administração para as Instituições de Ensino Superior. O estudo proporcionou a percepção das diferenças comportamentais entre alunos e empreendedores e o longo caminho que precisa ser trilhado para operar esta transformação empreendedora, a fim de que o indivíduo possa ocupar os espaços na sociedade e desempenhar o relevante papel que é reservado ao administrador, nas mais diversas áreas de atuação.2013-12-13T19:41:58Z2013-12-13T19:41:58Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114786Allegranzzi, Elis Regina ManhaboscoDrews, Gustavo ArnoGriebeler, Marcos Paulo Dheinporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-12-13T19:41:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/114786Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-12-13T19:41:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSTITUIÇÃO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS/INTRAEMPREENDEDORAS: PERSPECTIVAS PARA OS ACADÊMICOS DE ADMINISTRAÇÃO FORMADOS NA UNIJUÍ
title CONSTITUIÇÃO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS/INTRAEMPREENDEDORAS: PERSPECTIVAS PARA OS ACADÊMICOS DE ADMINISTRAÇÃO FORMADOS NA UNIJUÍ
spellingShingle CONSTITUIÇÃO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS/INTRAEMPREENDEDORAS: PERSPECTIVAS PARA OS ACADÊMICOS DE ADMINISTRAÇÃO FORMADOS NA UNIJUÍ
Allegranzzi, Elis Regina Manhabosco
title_short CONSTITUIÇÃO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS/INTRAEMPREENDEDORAS: PERSPECTIVAS PARA OS ACADÊMICOS DE ADMINISTRAÇÃO FORMADOS NA UNIJUÍ
title_full CONSTITUIÇÃO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS/INTRAEMPREENDEDORAS: PERSPECTIVAS PARA OS ACADÊMICOS DE ADMINISTRAÇÃO FORMADOS NA UNIJUÍ
title_fullStr CONSTITUIÇÃO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS/INTRAEMPREENDEDORAS: PERSPECTIVAS PARA OS ACADÊMICOS DE ADMINISTRAÇÃO FORMADOS NA UNIJUÍ
title_full_unstemmed CONSTITUIÇÃO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS/INTRAEMPREENDEDORAS: PERSPECTIVAS PARA OS ACADÊMICOS DE ADMINISTRAÇÃO FORMADOS NA UNIJUÍ
title_sort CONSTITUIÇÃO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS/INTRAEMPREENDEDORAS: PERSPECTIVAS PARA OS ACADÊMICOS DE ADMINISTRAÇÃO FORMADOS NA UNIJUÍ
author Allegranzzi, Elis Regina Manhabosco
author_facet Allegranzzi, Elis Regina Manhabosco
Drews, Gustavo Arno
Griebeler, Marcos Paulo Dhein
author_role author
author2 Drews, Gustavo Arno
Griebeler, Marcos Paulo Dhein
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Allegranzzi, Elis Regina Manhabosco
Drews, Gustavo Arno
Griebeler, Marcos Paulo Dhein
description O objetivo desta pesquisa foi o de identificar as transformações que os acadêmicos do curso de Administração da Unijuí/campus Ijuí precisam operar em si mesmos, ao longo de sua graduação, para construir as competências empreendedoras/intraempreendedoras requeridas no mercado de trabalho. O estudo explorou outras duas vertentes: a visão dos professores do curso de Administração da Unijui e de um grupo de empreendedores locais. Este estudo classifica-se como pesquisa de natureza aplicada, exploratória e descritiva quanto aos seus objetivos e quanto aos procedimentos técnicos foi pesquisa de campo, bibliográfica e documental. Na análise dos resultados, além da avaliação das respostas dos questionários do grupo e a comparação com os dados das três vertentes pesquisadas, trabalhou-se sob o enfoque do sistema de gestão do ciclo PDCA e das habilidades e competências técnicas requeridas do administrador instituídas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de Cursos de Administração para as Instituições de Ensino Superior. O estudo proporcionou a percepção das diferenças comportamentais entre alunos e empreendedores e o longo caminho que precisa ser trilhado para operar esta transformação empreendedora, a fim de que o indivíduo possa ocupar os espaços na sociedade e desempenhar o relevante papel que é reservado ao administrador, nas mais diversas áreas de atuação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-13T19:41:58Z
2013-12-13T19:41:58Z
2013-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-987-1896-22-6
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114786
identifier_str_mv 978-987-1896-22-6
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652106011246592