Uma leitura do aluno carente por uma perspectiva mítica
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88937 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Serviço Social |
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Uma leitura do aluno carente por uma perspectiva míticaServiço socialFracasso escolarIsolamento socialDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Serviço SocialO presente trabalho toma como tema central à necessidade de se enxergar o fracasso escolar da criança proveniente de comunidades menos favorecidas economicamente sob um novo prisma, a dos discursos dos professores e, particularmente, dos componentes de caráter mítico que esses discursos transportam. A pesquisa buscou discutir como os discursos dos profissionais da educação estão carregados de elementos míticos, e como esses elementos estruturam a interpretação dos professores sobre os processos e resultados de aprendizagem dos alunos que pertencem a famílias de baixa renda. Buscou-se mostrar ainda através de fatos históricos a fabricação de estruturas que tornaram possível a instauração dessa condição mítica. Com esse objetivo foi realizado um rastreamento histórico da presença do "mito do aluno carente" nas orientações e doutrinas que tomavam um lugar considerável nas preocupações dos intelectuais da passagem do século XIX para o XX. Percebeu-se como o mito do aluno carente surgiu com a instauração da escolaridade pública no fim do século XIX. Também como sua característica principal a perpetuação pelo tempo foi alimentada por teorias que buscavam explicar a inferioridade de certos grupos raciais étnicos e mais tarde culturais. E por fim como ele ainda está presente nos discursos dos nossos atuais professores e professoras da escola pública. Para tanto, realizou-se a pesquisa em três escolas públicas estaduais situadas nas cidades de Criciúma, Içara e Florianópolis com profissionais da educação do ensino fundamental.Florianópolis, SCMitjavila, Myriam RaquelUniversidade Federal de Santa CatarinaCosta, Charlles Garcia2012-10-22T15:07:21Z2012-10-22T15:07:21Z20062006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf226955http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88937porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T14:21:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88937Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T14:21:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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