Relação entre objetivos de ensino e procedimentos de avaliação de desempenho de estudantes de um curso de formação profissional na modalidade de educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Archer, Aline Battisti
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167830
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2016.
id UFSC_c0414f2f88b3dd22d940524d100bb684
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/167830
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Relação entre objetivos de ensino e procedimentos de avaliação de desempenho de estudantes de um curso de formação profissional na modalidade de educação a distânciaPsicologiaFormação profissionalEnsino à distânciaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2016.Formar profissionalmente pessoas para atuar em um país é uma tarefa complexa e de responsabilidade social acentuada. O desenvolvimento de comportamentos profissionais ocorre por meio da formação e atualização técnico-científica a distância ou presencial. Objetivos de ensino de um curso são definidos como comportamentos que estudantes deverão apresentar como profissionais ao lidarem com necessidades sociais de uma região ou país. Quanto mais os objetivos de ensino estiverem descritos de modo preciso, claro e completo, mais orientadores serão para que os profissionais responsáveis pelo curso de formação tomem decisões mais acertadas em relação aos procedimentos de ensino e de avaliação. O objetivo desta pesquisa foi analisar a relação entre objetivos de ensino e procedimentos de avaliação de desempenho de estudantes de um curso de formação profissional na modalidade de educação a distância. O curso foi ofertado na modalidade a distância, em 2014, com carga horária de 120 horas, e público-alvo composto de conselheiros e lideranças comunitárias que atuavam com o tema prevenção do uso de drogas. As fontes de informações foram o Guia do Cursista e o instrumento de avaliação de desempenho, obrigatório para obtenção de certificação. Os resultados indicam que dos 11 objetivos do curso, foram derivados 83 objetivos de ensino. A maioria dos objetivos gerais e específicos do curso foi constituída de expressões amplas, imprecisas e metafóricas, além de múltiplos verbos (substantivados) no mesmo objetivo. Na avaliação de desempenho do estudante, todos os comandos gerais dos itens do instrumento de medida enfatizavam comportamentos acadêmicos e não aqueles necessários à atuação profissional, tendo em vista que foram escritos de modo amplo e impreciso. Há, entretanto, uma relação bem restrita e direta entre um conjunto de objetivos de ensino e os comportamentos derivados dos comandos gerais do instrumento de medida. A análise da relação entre os objetivos de ensino e os procedimentos de avaliação de desempenho do estudante indica a necessidade de novas proposições para auxiliar na programação de comportamentos profissionais desenvolvidos por meio de cursos de formação profissional na educação a distância.<br>Abstract : To train people to work professionally in a country is a complex social responsibility task. The development of professional behaviors occurs through training and the technical-scientific updating process in distance or face-to-face. Courses teaching objectives are defined as behaviors that students must present as professionals when dealing with social needs of a region or country. The more the teaching objectives are accurately and clearly written, the more guiding they will be to professionals responsible for the training course to make better decisions regarding teaching and assessment procedures. The aim of this research was to analyze the relationship between teaching objectives and student?s performance assessment procedures in a distance education professional training course. The course was offered as distance education in 2014, with 120-hours workload, and an audience of counselors and community leaders who worked with drugs? abuse prevention. The information sources were the Guia do Cursista, which is a student guide, and the performance assessment tool that was required to be completed in order to obtain certification. The results indicate that 83 teaching objectives were derived from the 11 objectives of the course. Most of the general and specific objectives of the course were constitued of broad, vague and metaphorical expressions, as well as multiple verbs (nouns verbs) were repeated on the same objective. At the student's performance assessment, all the general commands from the measure?s items emphasized academic behaviors rather than behaviors necessary for professional work and this is because the items were written with a broad scope and in a vague manner. However, there is a very narrow and direct relationship between a set of teaching objectives and the behaviors derived from the general command of the measurement instrument. The analysis of the relationship between teaching objectives and students? performance assessment procedures indicates the need for new proposals to assist in the programming of professional behaviors developed through distance education training courses.Cruz, Roberto MoraesUniversidade Federal de Santa CatarinaArcher, Aline Battisti2016-09-20T04:24:44Z2016-09-20T04:24:44Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis235 p.| il., grafs., tabs.application/pdf339525https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167830porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-20T04:24:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/167830Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-20T04:24:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre objetivos de ensino e procedimentos de avaliação de desempenho de estudantes de um curso de formação profissional na modalidade de educação a distância
title Relação entre objetivos de ensino e procedimentos de avaliação de desempenho de estudantes de um curso de formação profissional na modalidade de educação a distância
spellingShingle Relação entre objetivos de ensino e procedimentos de avaliação de desempenho de estudantes de um curso de formação profissional na modalidade de educação a distância
Archer, Aline Battisti
Psicologia
Formação profissional
Ensino à distância
title_short Relação entre objetivos de ensino e procedimentos de avaliação de desempenho de estudantes de um curso de formação profissional na modalidade de educação a distância
title_full Relação entre objetivos de ensino e procedimentos de avaliação de desempenho de estudantes de um curso de formação profissional na modalidade de educação a distância
title_fullStr Relação entre objetivos de ensino e procedimentos de avaliação de desempenho de estudantes de um curso de formação profissional na modalidade de educação a distância
title_full_unstemmed Relação entre objetivos de ensino e procedimentos de avaliação de desempenho de estudantes de um curso de formação profissional na modalidade de educação a distância
title_sort Relação entre objetivos de ensino e procedimentos de avaliação de desempenho de estudantes de um curso de formação profissional na modalidade de educação a distância
author Archer, Aline Battisti
author_facet Archer, Aline Battisti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz, Roberto Moraes
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Archer, Aline Battisti
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Formação profissional
Ensino à distância
topic Psicologia
Formação profissional
Ensino à distância
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-20T04:24:44Z
2016-09-20T04:24:44Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 339525
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167830
identifier_str_mv 339525
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 235 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652323823550464