Procedimentos para a identificação de novos mercados para empreendimentos sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ayala, Diego Hernando Florez
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179778
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Florianópolis, 2016.
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O objetivo deste projeto é elaborar procedimentos para a identificação de novos mercados para empreendimentos sociais. Este procedimento baseia-se nos métodos de Service Design (SD) e Design Thinking (DT). A pesquisa classifica-se como qualitativa, objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática e tem objetivos exploratórios, a metodologia descreve os procedimentos metodológicos. O procedimento foi construído a partir das contribuições de Stickdorn e Schnider (2014) nos métodos do SD e do Plattner, Meinel e Weinberg (2009) na abordagem de DT. A fim de validar o procedimento, foi aplicado com base numa necessidade da empresa social BioLite; que é aceder a novos clientes nacionais e internacionais. Conclui-se que o procedimento desenvolvido se direciona para as necessidades de procurar novos mercados para os empreendedores sociais, neste caso, BioLite. Foi apresentada as etapas do procedimento, visando proporcionar aos empreendedores sociais uns passos para identificar essas características, que idêntica ao cliente como potencial e um entendimento claro do que ele requer. Adicionalmente, este procedimento, pode ser colocado em prática e tornar os empreendedores mais competitivos, incorporando envolvimento e interação com os potenciais clientes no processo de desenvolvimento do empreendimento, garantindo que resultado final será relevante para os novos clientes e, além disso, pode aprender muito sobre o próprio empreendimento social, olhando desde a perspectiva do cliente/usuário.Abstract: This dissertation arises from the difficulties that have the social entrepreneurs that work in markets of low-income. Designing a profitable and sustainable social enterprise is difficult and complicated when it focuses on a base of pyramid (BOP) clients. That is why some social entrepreneurs aim to look for new segments in other markets or different markets to their initial market. However, the identification of these new markets is not easy when one does not have the expertise, or some appropriate procedure to identify this new market. The objective of this project is to develop procedures for the identification of new markets for social enterprises. This procedure is basing on the methods of Service Design (SD) and Design Thinking (DT). The research is classified as qualitative, aims to generate knowledge for practical application and has exploratory objectives; the methodology describes the methodological procedures. The procedure was constructing from the contributions of Stickdorn and Schnider (2014) in the methods of SD and Plattner, Meinel, and Weinberg (2009) in the DT approach. To validate the procedure, it was applying based on a need of the social enterprise, BioLite; that is accessing new national and international clients. Concludes that the developed procedure addresses the needs of seeking new markets for social entrepreneurs, in this case, BioLite. It was presenting the steps of the procedure, aiming to provide social entrepreneurs with a few steps to identify these characteristics, identical to the client as potential and a clear understanding of what it requires. In addition, this methodological procedure can be put into practice and make entrepreneurs more competitive. Incorporating involvement and interaction with potential customers in the development process of the enterprise, ensuring that the result will be relevant to new customers and, in addition, can learn a lot about the enterprise itself, looking from the perspective of the client/user.174 p.| ils., grafs., tabs.porEngenharia de produçãoEmpreendedorismo socialSustentabilidadeProcedimentos para a identificação de novos mercados para empreendimentos sociaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL348003.pdfapplication/pdf2940033https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/179778/1/348003.pdf681db1a5101ae81339f7fc3fbd771a48MD51123456789/1797782017-09-26 01:16:36.792oai:repositorio.ufsc.br:123456789/179778Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-09-26T04:16:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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