Empreendimento sustentável e o consumidor consciente : pesquisa de mercado para implantação de um restaurante vegetariano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Flábia Paula
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/19615
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2017.
id UNB-2_509034a50cd665605483e15b92409b6e
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/19615
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Sousa, Flábia PaulaDiniz, Janaína Deane de Abreu SáSOUSA, Flábia Paula. Empreendimento sustentável e o consumidor consciente: pesquisa de mercado para implantação de um restaurante vegetariano. 2017. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/19615Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2017.A pesquisa de mercado é uma ferramenta de grande importância e eficácia para entender melhor tanto o mercado quanto o consumidor, podendo ser realizada de diversas formas. Para o presente trabalho foi adotada a elaboração e aplicação de um questionário nas regiões previamente selecionadas para se instalar um negócio voltado para o ramo alimentício e que tenha como princípio conduzir uma cadeia sustentável, ou seja, baseado nos pilares de sustentabilidade: ambiental, social, econômico, territorial e político. A pesquisa foi elaborada dentro da metodologia instituída por Malhotra (2001) e se desenvolveu na cidade do Rio de Janeiro, mais precisamente nas regiões Centro e Zona Sul. Desejou-se caracterizar o perfil do consumidor consciente das suas escolhas dentro do mercado, se ele está mais preocupado com o seu conforto individual ou se está preocupado com a repercussão do seu consumo no meio ambiente; a valorização de uma alimentação vegetariana e a relação que as pessoas têm com a alimento. A partir dessa pesquisa, buscou-se desenvolver através da revisão bibliográfica, os elementos essênciais no planejamento de um empreendimento sustentável. As informações extraídas da pesquisa de mercado serviram como base para tomada de decisão quanto ao mix de marketing do empreendimento em questão. A partir dos dados coletados e analisados foi possível verificar que o perfil do consumidor consciente está mais relacionado à renda, à disposição a pagar pelo meio ambiente e ao grau de importância quanto a participação política local e a vida espiritual. Concluiu-se também que o empreendedorismo sustentável possui, além de todas as premissas do marketing convencional, o desafio de trabalhá-las sem visar o lucro puramente e com inovação constante em seus negócios, inclusive de forma a favorecer todos os stakeholders.Submitted by Caroline Botelho Teixeira (carolineteixeira@bce.unb.br) on 2018-03-05T18:47:08Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_FlabiaPaulaSousa.pdf: 931826 bytes, checksum: d74e136dff3443da9a35f55a861601bd (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-03-08T12:02:49Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_FlabiaPaulaSousa.pdf: 931826 bytes, checksum: d74e136dff3443da9a35f55a861601bd (MD5)Made available in DSpace on 2018-03-08T12:02:49Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_FlabiaPaulaSousa.pdf: 931826 bytes, checksum: d74e136dff3443da9a35f55a861601bd (MD5)A market research is a tool of great importance for the consumer, and can be carried out in several ways. For the present study it was adopted the elaboration and application of a questionnaire in the regions previously selected to possibly establish a business oriented to the food sector and whose main goal is to lead a sustainable chain, that is, based in the sustainability pillars: environmental, social, economic, territorial and politic. The research was elaborated within the methodology established by Malhotra (2001) and developed in the city of Rio de Janeiro, more precisely in the Center and South regions. It was intended to characterize the profile of the consumer aware of his/her choices within the market, if one is more concerned with your individual comfort or if more concerned about a spillover of his/her consumption into the environment; a valuation of a vegetarian diet and the relationship people have with food. Based on this research, we sought to develop through the bibliographic review, the essential elements of a sustainable enterprise. As information gathered from the market research served as a basis for decision making regarding the marketing mix of the enterprise in question. From the data collected and analyzed it was possible to verify that the conscientious consumer profile is more related to the income disposition to pay for the environment and to the degree of importance to a political community and a spiritual life. It was also concluded that sustainable entrepreneurship has in addition to all the premises of conventional marketing, the challenge to work them without focusing exclusively in the profit and with constant innovation in its business, in order to favor all the stakeholders.SustentabilidadeEmpreendedorismoConsumo conscienteEmpreendimento sustentável e o consumidor consciente : pesquisa de mercado para implantação de um restaurante vegetarianoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2018-03-08T12:02:49Z2018-03-08T12:02:49Z2017-11-30info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2017_FlabiaPaulaSousa.pdf2017_FlabiaPaulaSousa.pdfapplication/pdf931826http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19615/1/2017_FlabiaPaulaSousa.pdfd74e136dff3443da9a35f55a861601bdMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19615/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19615/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19615/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19615/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD5510483/196152018-03-08 09:02:49.46oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712018-03-08T12:02:49Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Empreendimento sustentável e o consumidor consciente : pesquisa de mercado para implantação de um restaurante vegetariano
title Empreendimento sustentável e o consumidor consciente : pesquisa de mercado para implantação de um restaurante vegetariano
spellingShingle Empreendimento sustentável e o consumidor consciente : pesquisa de mercado para implantação de um restaurante vegetariano
Sousa, Flábia Paula
Sustentabilidade
Empreendedorismo
Consumo consciente
title_short Empreendimento sustentável e o consumidor consciente : pesquisa de mercado para implantação de um restaurante vegetariano
title_full Empreendimento sustentável e o consumidor consciente : pesquisa de mercado para implantação de um restaurante vegetariano
title_fullStr Empreendimento sustentável e o consumidor consciente : pesquisa de mercado para implantação de um restaurante vegetariano
title_full_unstemmed Empreendimento sustentável e o consumidor consciente : pesquisa de mercado para implantação de um restaurante vegetariano
title_sort Empreendimento sustentável e o consumidor consciente : pesquisa de mercado para implantação de um restaurante vegetariano
author Sousa, Flábia Paula
author_facet Sousa, Flábia Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Flábia Paula
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Diniz, Janaína Deane de Abreu Sá
contributor_str_mv Diniz, Janaína Deane de Abreu Sá
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Sustentabilidade
Empreendedorismo
Consumo consciente
topic Sustentabilidade
Empreendedorismo
Consumo consciente
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, 2017.
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017-11-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-08T12:02:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-03-08T12:02:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUSA, Flábia Paula. Empreendimento sustentável e o consumidor consciente: pesquisa de mercado para implantação de um restaurante vegetariano. 2017. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/19615
identifier_str_mv SOUSA, Flábia Paula. Empreendimento sustentável e o consumidor consciente: pesquisa de mercado para implantação de um restaurante vegetariano. 2017. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2017.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/19615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19615/1/2017_FlabiaPaulaSousa.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19615/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19615/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19615/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/19615/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d74e136dff3443da9a35f55a861601bd
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493056663322624