TRAJETÓRIA ACADÊMICA E CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201726 |
Resumo: | As instituições de ensino têm um grande desafio: formar e educar profissionais para um mercado de trabalho demasiado volátil, proporcionando aos estudantes o desenvolvimento e aprendizado que lhes possibilitem concorrer em mercado de trabalho tão disputado. O objetivo deste trabalho foi analisar as contribuições do curso de graduação em Administração para o desenvolvimento pessoal e profissional dos egressos, formados nos anos de 2017 e 2018 de uma faculdade isolada localizada no Oeste do Paraná. O método da pesquisa foi de natureza aplicada, abordado de forma quantitativa, descritiva, bibliográfica, bem como de levantamento, documental e estudo de caso. Quanto ao instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário adaptado de Witte (2006), visando obter as informações necessários para responder aos objetivos. De acordo com os resultados obtidos, as Instituições de Ensino Superior, também enfrentam necessidades de atualização, elas devem estar atentas para formar profissionais preparados para enfrentar o mercado de trabalho, haja vista que as mudanças acontecem muito rápidas e os currículos dos cursos precisam ser flexíveis e abertos às modificações para adequar-se a essas mudanças. |
id |
UFSC_c0848f7266f39904d5879b8425c27186 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/201726 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
TRAJETÓRIA ACADÊMICA E CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONALAs instituições de ensino têm um grande desafio: formar e educar profissionais para um mercado de trabalho demasiado volátil, proporcionando aos estudantes o desenvolvimento e aprendizado que lhes possibilitem concorrer em mercado de trabalho tão disputado. O objetivo deste trabalho foi analisar as contribuições do curso de graduação em Administração para o desenvolvimento pessoal e profissional dos egressos, formados nos anos de 2017 e 2018 de uma faculdade isolada localizada no Oeste do Paraná. O método da pesquisa foi de natureza aplicada, abordado de forma quantitativa, descritiva, bibliográfica, bem como de levantamento, documental e estudo de caso. Quanto ao instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário adaptado de Witte (2006), visando obter as informações necessários para responder aos objetivos. De acordo com os resultados obtidos, as Instituições de Ensino Superior, também enfrentam necessidades de atualização, elas devem estar atentas para formar profissionais preparados para enfrentar o mercado de trabalho, haja vista que as mudanças acontecem muito rápidas e os currículos dos cursos precisam ser flexíveis e abertos às modificações para adequar-se a essas mudanças.INPEAU/UFSC2019-11-25T21:59:45Z2019-11-25T21:59:45Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-07-3https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201726OLIVERA, RHAYANA COSTA DEFERREIRA, ANTONIO CARLOSMARCON, MARGARETE DE FÁTIMAEKERT, VALTER RODRIGOporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-25T21:59:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201726Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-25T21:59:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRAJETÓRIA ACADÊMICA E CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL |
title |
TRAJETÓRIA ACADÊMICA E CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL |
spellingShingle |
TRAJETÓRIA ACADÊMICA E CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL OLIVERA, RHAYANA COSTA DE |
title_short |
TRAJETÓRIA ACADÊMICA E CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL |
title_full |
TRAJETÓRIA ACADÊMICA E CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL |
title_fullStr |
TRAJETÓRIA ACADÊMICA E CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL |
title_full_unstemmed |
TRAJETÓRIA ACADÊMICA E CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL |
title_sort |
TRAJETÓRIA ACADÊMICA E CONTRIBUIÇÕES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL |
author |
OLIVERA, RHAYANA COSTA DE |
author_facet |
OLIVERA, RHAYANA COSTA DE FERREIRA, ANTONIO CARLOS MARCON, MARGARETE DE FÁTIMA EKERT, VALTER RODRIGO |
author_role |
author |
author2 |
FERREIRA, ANTONIO CARLOS MARCON, MARGARETE DE FÁTIMA EKERT, VALTER RODRIGO |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVERA, RHAYANA COSTA DE FERREIRA, ANTONIO CARLOS MARCON, MARGARETE DE FÁTIMA EKERT, VALTER RODRIGO |
description |
As instituições de ensino têm um grande desafio: formar e educar profissionais para um mercado de trabalho demasiado volátil, proporcionando aos estudantes o desenvolvimento e aprendizado que lhes possibilitem concorrer em mercado de trabalho tão disputado. O objetivo deste trabalho foi analisar as contribuições do curso de graduação em Administração para o desenvolvimento pessoal e profissional dos egressos, formados nos anos de 2017 e 2018 de uma faculdade isolada localizada no Oeste do Paraná. O método da pesquisa foi de natureza aplicada, abordado de forma quantitativa, descritiva, bibliográfica, bem como de levantamento, documental e estudo de caso. Quanto ao instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário adaptado de Witte (2006), visando obter as informações necessários para responder aos objetivos. De acordo com os resultados obtidos, as Instituições de Ensino Superior, também enfrentam necessidades de atualização, elas devem estar atentas para formar profissionais preparados para enfrentar o mercado de trabalho, haja vista que as mudanças acontecem muito rápidas e os currículos dos cursos precisam ser flexíveis e abertos às modificações para adequar-se a essas mudanças. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-25T21:59:45Z 2019-11-25T21:59:45Z 2019-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-07-3 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201726 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-07-3 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201726 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652401127718912 |