Educação, ética e tecnologia: impressões e reflexões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84016 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação. |
id |
UFSC_c094f4dc5587b8c25032adfb2a977345 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84016 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Educação, ética e tecnologia: impressões e reflexõesInformaticaCiência da computaçãoTecnologia da informaçãoEticaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação.A informática esta cada vez mais presente no cotidiano das pessoas e mudou direta ou indiretamente a forma como elas se relacionam, se divertem, estudam, trabalham, realizam as transações comerciais e financeiras, enfim mudou a forma de viver e conviver. As Novas Tecnologias da Informação e Comunicação - NTIC trouxeram facilidades e conforto ao dia-a-dia e também alguns problemas, tais como os dilemas éticos surgidos durante seu uso. Na escola o aluno compreende seu papel de cidadão e começa a integrar-se à sociedade e à cultura. Na escola o aluno percebe o mundo, os valores e sua forma de atuação neste tecido social. Saber utilizar as diferentes fontes de informações e os recursos tecnológicos com consciência, criticidade e responsabilidade com vistas à convivência solidária e feliz requerem o balizamento das atitudes, escolhas e opiniões a partir dos próprios desejos e também com os interesses coletivos. Neste trabalho aponta-se e defende-se o diálogo reflexivo como principio metodológico para as atividades curriculares. Propondo o confronto do aluno com situações e contextos que exijam que ele manifeste opiniões, assuma posições, elabore argumentos e permitem que exercite a autonomia e a cooperação durante as atividades pedagógicas. Entende-se que desta maneira a escola contribuirá para que as pessoas possam viver e conviver de forma harmoniosa com as tecnologias.Florianópolis, SCRamos, Edla Maria FaustUniversidade Federal de Santa CatarinaTrautmann, Dagmar Aparecida2012-10-20T05:30:54Z2012-10-20T05:30:54Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf188872http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84016porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T09:14:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/84016Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T09:14:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação, ética e tecnologia: impressões e reflexões |
title |
Educação, ética e tecnologia: impressões e reflexões |
spellingShingle |
Educação, ética e tecnologia: impressões e reflexões Trautmann, Dagmar Aparecida Informatica Ciência da computação Tecnologia da informação Etica |
title_short |
Educação, ética e tecnologia: impressões e reflexões |
title_full |
Educação, ética e tecnologia: impressões e reflexões |
title_fullStr |
Educação, ética e tecnologia: impressões e reflexões |
title_full_unstemmed |
Educação, ética e tecnologia: impressões e reflexões |
title_sort |
Educação, ética e tecnologia: impressões e reflexões |
author |
Trautmann, Dagmar Aparecida |
author_facet |
Trautmann, Dagmar Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramos, Edla Maria Faust Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trautmann, Dagmar Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informatica Ciência da computação Tecnologia da informação Etica |
topic |
Informatica Ciência da computação Tecnologia da informação Etica |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002 2012-10-20T05:30:54Z 2012-10-20T05:30:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
188872 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84016 |
identifier_str_mv |
188872 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652061471932416 |