Educação, ética e tecnologia: impressões e reflexões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trautmann, Dagmar Aparecida
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84016
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação.
id UFSC_c094f4dc5587b8c25032adfb2a977345
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84016
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Educação, ética e tecnologia: impressões e reflexõesInformaticaCiência da computaçãoTecnologia da informaçãoEticaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação.A informática esta cada vez mais presente no cotidiano das pessoas e mudou direta ou indiretamente a forma como elas se relacionam, se divertem, estudam, trabalham, realizam as transações comerciais e financeiras, enfim mudou a forma de viver e conviver. As Novas Tecnologias da Informação e Comunicação - NTIC trouxeram facilidades e conforto ao dia-a-dia e também alguns problemas, tais como os dilemas éticos surgidos durante seu uso. Na escola o aluno compreende seu papel de cidadão e começa a integrar-se à sociedade e à cultura. Na escola o aluno percebe o mundo, os valores e sua forma de atuação neste tecido social. Saber utilizar as diferentes fontes de informações e os recursos tecnológicos com consciência, criticidade e responsabilidade com vistas à convivência solidária e feliz requerem o balizamento das atitudes, escolhas e opiniões a partir dos próprios desejos e também com os interesses coletivos. Neste trabalho aponta-se e defende-se o diálogo reflexivo como principio metodológico para as atividades curriculares. Propondo o confronto do aluno com situações e contextos que exijam que ele manifeste opiniões, assuma posições, elabore argumentos e permitem que exercite a autonomia e a cooperação durante as atividades pedagógicas. Entende-se que desta maneira a escola contribuirá para que as pessoas possam viver e conviver de forma harmoniosa com as tecnologias.Florianópolis, SCRamos, Edla Maria FaustUniversidade Federal de Santa CatarinaTrautmann, Dagmar Aparecida2012-10-20T05:30:54Z2012-10-20T05:30:54Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf188872http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84016porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T09:14:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/84016Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T09:14:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação, ética e tecnologia: impressões e reflexões
title Educação, ética e tecnologia: impressões e reflexões
spellingShingle Educação, ética e tecnologia: impressões e reflexões
Trautmann, Dagmar Aparecida
Informatica
Ciência da computação
Tecnologia da informação
Etica
title_short Educação, ética e tecnologia: impressões e reflexões
title_full Educação, ética e tecnologia: impressões e reflexões
title_fullStr Educação, ética e tecnologia: impressões e reflexões
title_full_unstemmed Educação, ética e tecnologia: impressões e reflexões
title_sort Educação, ética e tecnologia: impressões e reflexões
author Trautmann, Dagmar Aparecida
author_facet Trautmann, Dagmar Aparecida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Edla Maria Faust
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Trautmann, Dagmar Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Informatica
Ciência da computação
Tecnologia da informação
Etica
topic Informatica
Ciência da computação
Tecnologia da informação
Etica
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-20T05:30:54Z
2012-10-20T05:30:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 188872
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84016
identifier_str_mv 188872
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652061471932416