Desconstruindo e ressignificando a "piriguete": funk e Facebook no Brasil (2007-2017)
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198113 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2018. |
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Desconstruindo e ressignificando a "piriguete": funk e Facebook no Brasil (2007-2017)HistóriaRelações de gêneroFunk (Música)EmpoderamentoFacebook (Rede social on-line)FeminismoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2018.Este trabalho faz uma análise sobre a denominação de piriguete , e pretende questionar: quem é, quais suas características, como é apresentada e discursada, através de funks e postagens em redes sociais. Ao propor uma análise cujas fontes possuem uma historicidade bem específica, a contemporaneidade da pesquisa fica evidente. As letras de músicas analisadas possuem um status documental diferente das postagens em redes sociais, a base teórico-metodológico usada nesta pesquisa contempla diversas áreas do conhecimento e traz algumas referências, inquietudes e possibilidades do trabalho com fontes virtuais. Analisa-se no trabalho o contexto social-cultural-histórico contemporâneo do Brasil no século XXI em que surge esta denominação, sua emersão a partir dos funks, embasando com as vivências de mulheres sob a perspectiva dos machismos vigentes nas relações sociais e nas assimetrias de gênero e ainda buscando as reverberações dessa nova personalidade/personagem nas redes sociais (Facebook). Percebe-se a piriguete como mais uma identificação possível na constituição das identidades, e principalmente como uma ruptura no padrão comportamental das mulheres, ao usarem dessa característica a seu favor para negociar seu status no funk inclusive - e principalmente sua liberdade sexual. A questão principal deste trabalho ressoa sobre a análise de se a piriguete surge como uma proposta de extrapolar as normas e padrões comportamentais esperados das mulheres ou se tem a pretensão de criar novas normas, essas onde o uso do corpo e da sexualidade de forma libertária não seriam mais vistos com repúdio e desvalorização. Para tal, analisamos a constituição dessa nova designação, sua significância e sua (possível) ressignificação. Ao fim, espera-se contribuir com a discussão social e acadêmica acerca das identidades, subjetividades, vivências e discursos que cercam e (re)formulam as mulheres brasileiras.Abstract : This work makes an analysis about the denomination of \"piriguete\", and intends to question: who is, what its characteristics, how it is presented and discoursed, through funks and postings in social media. In proposing an analysis whose sources have a very specific historicity, the contemporaneity of the research is evident. The analyzed lyrics have a documentary status different from those in social media, the theoretical-methodological basis used in this research contemplates several areas of knowledge and brings some references, concerns and possibilities of working with virtual sources. The work analyzes the contemporary social-cultural-historical context of Brazil in the XXI century in which this denomination emerges, its emersion from the funks, based on the experiences of women from the perspective of machismo in the social relations and the asymmetries of gender and still seeking the reverberations of this new personality / character on social media (Facebook). \"Piriguete\" is perceived as another possible identification in the constitution of identities, and especially as a rupture in the behavioral pattern of women, by using this characteristic in their favor to negotiate their status - in funk inclusive - and especially their sexual freedom. The main question of this work resounds on the analysis of whether the \"piriguete\" appears as a proposal to extrapolate the expected norms and behavioral patterns of women or if it has the pretension to create new norms, these where the use of the body and sexuality of form would no longer be seen with repudiation and devaluation. For this, we analyze the constitution of this new designation, its significance and its (possible) re-signification. Finally, we hope to contribute to the social and academic discussion about the identities, adjectives, experiences and discourses that surround and (re) formulate the Brazilian women.Pedro, Joana MariaMarques, Ana MariaUniversidade Federal de Santa CatarinaCosta, Natália Cristine2019-07-25T11:32:43Z2019-07-25T11:32:43Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis131 p.| il.application/pdf357826https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198113porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-25T11:32:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/198113Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-25T11:32:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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