Referenciais teóricos e metodológicos para a prática do design thinking na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reginaldo, Thiago
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135486
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2015.
id UFSC_c0fe53d5392da4dd2cd16db813a4197f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/135486
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Referenciais teóricos e metodológicos para a prática do design thinking na educação básicaEngenharia e gestão do conhecimentoGestão do conhecimentoEnsino fundamentalDesignDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2015.O design thinking tem sido aplicado na educação básica em diversos países do mundo, inclusive no Brasil. Todavia, muitas dessas práticas documentadas com caráter experiencial empírico estão apresentadas em sites e redes sociais. Uma análise da prática educativa do design thinking, em seu caráter teórico e metodológico, torna-se necessária para compreender quais são suas manifestações intrínsecas na relação com a Educação. Portanto, o objetivo deste trabalho é conhecer os referenciais teóricos e metodológicos que intervêm na prática do design thinking na educação básica. Para alcançar este objetivo realizou-se uma jornada científica exploratória com as técnicas de revisão sistemática, estudo de caso, entrevista com especialistas, observação participante e análise de conteúdo. As etapas desenvolvidas envolveram: (1) duas observações participantes em oficinas de design thinking; (2) entrevistas com quatro especialistas que desenvolvem trabalhos no Brasil na área de design thinking na educação; (3) revisão sistemática em quatro bases de dados internacionais; e (4) descrição de dez iniciativas de design thinking na educação básica brasileira. A partir disso foi possível apresentar três esquemas conceituais (processo histórico, modelo teórico e referenciais teóricos e metodológicos) e os componentes das variáveis metodológicas da intervenção nas atividades de design thinking na Educação Básica. Como resultado dos referenciais teóricos foi verificado que o design thinking apresenta a função social de formação integral, que seus conteúdos e objetivos se relacionam com todas as capacidades (conceituais, atitudinais e procedimentais), e que a concepção de aprendizagem é construtivista atrelada à diversidade dos sujeitos e ao conhecer-na-ação/conhecer-na-reflexão. No que tange aos componentes das variáveis metodológicas o valor da ação é dada pelos sujeitos envolvidos que se tornam protagonistas do processo educativo e utilizam técnicas e habilidades que são complexas de avaliar, mas, que precisam ser avaliadas. Sugere-se, então, um modo formativo de avaliação por meio de diferentes instrumentos de registro.<br>Abstract : The design thinking has been applied in K-12 education in several countries, including Brazil. However, many of these practices documented with empirical experiential character are presented on websites and social networks. An analysis of the educational practice of design thinking in its theoretical and methodological nature, it is necessary to understand what their intrinsic manifestations in relation to Education. Therefore, the aim of this work is to understand the theoretical and methodological references that intervene in the practice of design thinking in K-12 education. To accomplish this there was a scientific exploratory journey with the techniques of systematic review, case studies, interviews with experts, participant observation and content analysis. Developed steps involved: (1) two participating observations in design thinking workshops; (2) interviews with four experts who work in Brazil in design thinking area in education; (3) systematic review of four international databases; and (4) a description of ten design thinking initiatives in the Brazilian K-12 education. From this it was possible to present three conceptual schemes (historical process, theoretical model and theoretical and methodological references) and the components of the methodological variables of intervention in design thinking activities in K-12 education. The theoretical result was found that design thinking has the social function of integral formation, their contents and objectives relate to all the capabilities (conceptual, procedural and attitudinal), and that the conception of learning is constructivist linked to the diversity of the subjects and to know-in-action /know-in -reflection. With regard to the components of methodological variables the action value is given by the subjects involved to become protagonists in the educational process and use techniques and skills that are complex to assess, but that need to be evaluated. It is suggested, then a formative evaluation mode through different recording instruments.Baldessar, Maria JoséCatapan, Araci HackUniversidade Federal de Santa CatarinaReginaldo, Thiago2015-10-13T04:06:22Z2015-10-13T04:06:22Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis206 p.| il., grafs.application/pdf334718https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135486porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:59:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/135486Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:59:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Referenciais teóricos e metodológicos para a prática do design thinking na educação básica
title Referenciais teóricos e metodológicos para a prática do design thinking na educação básica
spellingShingle Referenciais teóricos e metodológicos para a prática do design thinking na educação básica
Reginaldo, Thiago
Engenharia e gestão do conhecimento
Gestão do conhecimento
Ensino fundamental
Design
title_short Referenciais teóricos e metodológicos para a prática do design thinking na educação básica
title_full Referenciais teóricos e metodológicos para a prática do design thinking na educação básica
title_fullStr Referenciais teóricos e metodológicos para a prática do design thinking na educação básica
title_full_unstemmed Referenciais teóricos e metodológicos para a prática do design thinking na educação básica
title_sort Referenciais teóricos e metodológicos para a prática do design thinking na educação básica
author Reginaldo, Thiago
author_facet Reginaldo, Thiago
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baldessar, Maria José
Catapan, Araci Hack
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Reginaldo, Thiago
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Gestão do conhecimento
Ensino fundamental
Design
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Gestão do conhecimento
Ensino fundamental
Design
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-13T04:06:22Z
2015-10-13T04:06:22Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 334718
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135486
identifier_str_mv 334718
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 206 p.| il., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652245201321984