HISTÓRIAS E PRÁTICAS DE UM ENSINO NA ESCOLA PRIMÁRIA: MARCAS E MOVIMENTOS DA MATEMÁTICA MODERNA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203038 |
Resumo: | Esta tese trata da constituição de uma cultura de ensino de matemática moderna na escola primária. Voltou-se às décadas de 1960 e 1970, momento de reformulação do ensino da matemática no Brasil, para compreender as propostas do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no âmbito nacional e internacional. A partir daí, passa-se a analisar como e de que modo um ensino de matemática moderna foi acolhido, apropriado e praticado na implantação das quatro séries primárias do 1º Grau do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, em 1980, estabelecendo-se uma cultura de ensino. Dos elementos teóricos em torno do que quer dizer cultura, articula-se um fazer história historicamente como uma prática que toma referenciais da história e da história da educação, bem como fontes documentais (escritas) e orais (memórias). Da discussão e análise dessas fontes, conclui-se que, ao selecionar uma cultura de ensino de matemática moderna em dispositivos externos, a escola fabricava marcas, regras e costumes para este ensino. Era, portanto, uma cultura de ensino de matemática moderna recriada pelas professoras, a partir de uma rede ampla de relações estabelecidas e redimensionadas por práticas e normas construídas na escola. Isso também leva a compreender, em outra perspectiva, que a escola analisada atuou como um espaço de reinvenção permanente do ensino e do saber matemático. Por fim, cabe dizer que a tese é narrada sob o ponto de vista de um contador de histórias, apontando para a possibilidade de pensar, no presente, o saber matemático para a escola primária (anos iniciais) como uma prática histórica e culturalmente produzida. |
id |
UFSC_c13293f6a6388168f5a9913433d49e74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/203038 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
HISTÓRIAS E PRÁTICAS DE UM ENSINO NA ESCOLA PRIMÁRIA: MARCAS E MOVIMENTOS DA MATEMÁTICA MODERNAHistória da Educação MatemáticaMatemática ModernaEnsino e Escola PrimáriaCultura EscolarEsta tese trata da constituição de uma cultura de ensino de matemática moderna na escola primária. Voltou-se às décadas de 1960 e 1970, momento de reformulação do ensino da matemática no Brasil, para compreender as propostas do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no âmbito nacional e internacional. A partir daí, passa-se a analisar como e de que modo um ensino de matemática moderna foi acolhido, apropriado e praticado na implantação das quatro séries primárias do 1º Grau do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, em 1980, estabelecendo-se uma cultura de ensino. Dos elementos teóricos em torno do que quer dizer cultura, articula-se um fazer história historicamente como uma prática que toma referenciais da história e da história da educação, bem como fontes documentais (escritas) e orais (memórias). Da discussão e análise dessas fontes, conclui-se que, ao selecionar uma cultura de ensino de matemática moderna em dispositivos externos, a escola fabricava marcas, regras e costumes para este ensino. Era, portanto, uma cultura de ensino de matemática moderna recriada pelas professoras, a partir de uma rede ampla de relações estabelecidas e redimensionadas por práticas e normas construídas na escola. Isso também leva a compreender, em outra perspectiva, que a escola analisada atuou como um espaço de reinvenção permanente do ensino e do saber matemático. Por fim, cabe dizer que a tese é narrada sob o ponto de vista de um contador de histórias, apontando para a possibilidade de pensar, no presente, o saber matemático para a escola primária (anos iniciais) como uma prática histórica e culturalmente produzida.2019-12-16T20:54:09Z2019-12-16T20:54:09Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203038Arruda, Joseane Pinto deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-16T20:54:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/203038Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-16T20:54:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HISTÓRIAS E PRÁTICAS DE UM ENSINO NA ESCOLA PRIMÁRIA: MARCAS E MOVIMENTOS DA MATEMÁTICA MODERNA |
title |
HISTÓRIAS E PRÁTICAS DE UM ENSINO NA ESCOLA PRIMÁRIA: MARCAS E MOVIMENTOS DA MATEMÁTICA MODERNA |
spellingShingle |
HISTÓRIAS E PRÁTICAS DE UM ENSINO NA ESCOLA PRIMÁRIA: MARCAS E MOVIMENTOS DA MATEMÁTICA MODERNA Arruda, Joseane Pinto de História da Educação Matemática Matemática Moderna Ensino e Escola Primária Cultura Escolar |
title_short |
HISTÓRIAS E PRÁTICAS DE UM ENSINO NA ESCOLA PRIMÁRIA: MARCAS E MOVIMENTOS DA MATEMÁTICA MODERNA |
title_full |
HISTÓRIAS E PRÁTICAS DE UM ENSINO NA ESCOLA PRIMÁRIA: MARCAS E MOVIMENTOS DA MATEMÁTICA MODERNA |
title_fullStr |
HISTÓRIAS E PRÁTICAS DE UM ENSINO NA ESCOLA PRIMÁRIA: MARCAS E MOVIMENTOS DA MATEMÁTICA MODERNA |
title_full_unstemmed |
HISTÓRIAS E PRÁTICAS DE UM ENSINO NA ESCOLA PRIMÁRIA: MARCAS E MOVIMENTOS DA MATEMÁTICA MODERNA |
title_sort |
HISTÓRIAS E PRÁTICAS DE UM ENSINO NA ESCOLA PRIMÁRIA: MARCAS E MOVIMENTOS DA MATEMÁTICA MODERNA |
author |
Arruda, Joseane Pinto de |
author_facet |
Arruda, Joseane Pinto de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arruda, Joseane Pinto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Matemática Matemática Moderna Ensino e Escola Primária Cultura Escolar |
topic |
História da Educação Matemática Matemática Moderna Ensino e Escola Primária Cultura Escolar |
description |
Esta tese trata da constituição de uma cultura de ensino de matemática moderna na escola primária. Voltou-se às décadas de 1960 e 1970, momento de reformulação do ensino da matemática no Brasil, para compreender as propostas do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no âmbito nacional e internacional. A partir daí, passa-se a analisar como e de que modo um ensino de matemática moderna foi acolhido, apropriado e praticado na implantação das quatro séries primárias do 1º Grau do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, em 1980, estabelecendo-se uma cultura de ensino. Dos elementos teóricos em torno do que quer dizer cultura, articula-se um fazer história historicamente como uma prática que toma referenciais da história e da história da educação, bem como fontes documentais (escritas) e orais (memórias). Da discussão e análise dessas fontes, conclui-se que, ao selecionar uma cultura de ensino de matemática moderna em dispositivos externos, a escola fabricava marcas, regras e costumes para este ensino. Era, portanto, uma cultura de ensino de matemática moderna recriada pelas professoras, a partir de uma rede ampla de relações estabelecidas e redimensionadas por práticas e normas construídas na escola. Isso também leva a compreender, em outra perspectiva, que a escola analisada atuou como um espaço de reinvenção permanente do ensino e do saber matemático. Por fim, cabe dizer que a tese é narrada sob o ponto de vista de um contador de histórias, apontando para a possibilidade de pensar, no presente, o saber matemático para a escola primária (anos iniciais) como uma prática histórica e culturalmente produzida. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2019-12-16T20:54:09Z 2019-12-16T20:54:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203038 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203038 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652177354260481 |