Ei, eu tô lendo a história gente!Contribuições da brinquedoteca escolar para o processo de letramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vanessa Fortes da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196242
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_c212bfb432a79e7a5ed3127d88802268
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196242
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Ei, eu tô lendo a história gente!Contribuições da brinquedoteca escolar para o processo de letramentoLetramentobrincarbrinquedotecaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Sabe-se que já não basta alfabetizar, é preciso fazer com que os sujeitos se apropriem do universo letrado do qual fazem parte. Por outro lado, sabe-se também que a escola não pode esquecer-se da importância de contextos lúdicos e do brincar para a aprendizagem das crianças. No entanto, ambas as coisas continuam sendo pouco valorizadas nas escolas públicas do país. Diante disso, este trabalho tem como objetivo geral perceber possíveis contribuições de uma brinquedoteca escolar para o processo de letramento das crianças que frequentam o 1º ano do Ensino Fundamental, para assim, quem sabe, mostrar a importância deste espaço para a apropriação de conhecimentos. O trabalho pauta-se na perspectiva histórico-cultural, compreendendo o brincar como atividade principal da criança na qual a permite significar e resignificar o mundo. Para a realização dos objetivos propostos, foram analisados episódios de brincadeiras, descritos na pesquisa “Contribuições de uma brinquedoteca escolar para o processo de formação de crianças do 1º ano do Ensino Fundamental: um estudo de caso no LABRINCA-CA-UFSC”. A análise dos episódios foca-se nas ações das crianças entre si e com os adultos, em seus dizeres e nas relações estabelecidas entre os sujeitos. Os resultados indicam que no brincar a criança tem a possibilidade de elaborar e reelaborar hipóteses sobre a linguagem escrita, vivenciando-a em situações lúdicas e contextualizadas. Nos episódios, é possível perceber o desejo das crianças de se apropriarem desta linguagem para envolver-se nas práticas sociais que demandam seu uso. Concluiu-se assim que, mesmo que a brinquedoteca escolar não siga a lógica escolar na apropriação do conhecimento, proporciona igual aprendizagens. Neste sentido, a brinquedoteca traz novos indicativos para que a escola reelabore sua lógica.Florianópolis, SCChagas, Lilane Maria de MouraPeters, Leila LiraUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Vanessa Fortes da2019-05-27T14:55:12Z2019-05-27T14:55:12Z2013-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis52 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196242porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-27T14:55:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196242Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-27T14:55:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ei, eu tô lendo a história gente!Contribuições da brinquedoteca escolar para o processo de letramento
title Ei, eu tô lendo a história gente!Contribuições da brinquedoteca escolar para o processo de letramento
spellingShingle Ei, eu tô lendo a história gente!Contribuições da brinquedoteca escolar para o processo de letramento
Silva, Vanessa Fortes da
Letramento
brincar
brinquedoteca
title_short Ei, eu tô lendo a história gente!Contribuições da brinquedoteca escolar para o processo de letramento
title_full Ei, eu tô lendo a história gente!Contribuições da brinquedoteca escolar para o processo de letramento
title_fullStr Ei, eu tô lendo a história gente!Contribuições da brinquedoteca escolar para o processo de letramento
title_full_unstemmed Ei, eu tô lendo a história gente!Contribuições da brinquedoteca escolar para o processo de letramento
title_sort Ei, eu tô lendo a história gente!Contribuições da brinquedoteca escolar para o processo de letramento
author Silva, Vanessa Fortes da
author_facet Silva, Vanessa Fortes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chagas, Lilane Maria de Moura
Peters, Leila Lira
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Vanessa Fortes da
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
brincar
brinquedoteca
topic Letramento
brincar
brinquedoteca
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-01
2019-05-27T14:55:12Z
2019-05-27T14:55:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196242
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 52 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651972091314176