O novo paradigma tecno-econômico e as características do governo eletrônico em Santa Catarina
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123710 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. |
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O novo paradigma tecno-econômico e as características do governo eletrônico em Santa CatarinaGoverno Eletrônicoe-Gov CatarinenseTICsTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia.Este trabalho tem por objetivo analisar o governo eletrônico (e-gov), dando ênfase para o caso catarinense. Para tanto, foi realizado um roteiro para observação direta de campo e um questionário encaminhado a Diretoria de Governança Eletrônica do Estado (DGOV) de Santa Catarina. Primeiramente foi estruturado um referencial teórico que versa sobre economia da inovação, o novo paradigma tecnológico e suas características, sendo que o estudo foi fundamentado em bases teóricas neo-shumpeterianas. Posteriormente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o governo eletrônico no mundo e no Brasil, sendo que neste último, foi realizada a abordagem no plano Federal e, em seguida, Estadual e Municipal. Por fim, analisou-se o ―portal‖ oficial do governo de Santa Catarina e as características do e-gov catarinense. Concluiu-se que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), em especial, a internet, são um meio, e não um fim em si mesma de se atingir o governo eletrônico, assim, apenas TICs não resolverão, fazendo-se necessário estabelecer políticas públicas e articulação política para concretização das premissas do e-gov, bem como redução e/ou extinção dos excluídos do mundo digital. No tocante ao e-gov catarinense, concluiu-se que há um descompasso entre a legislação vigente que trata do assunto e as políticas efetivamente adotadas, além de não haver uma convergência dos serviços e informações para um ambiente único, ou seja, um portal. Desta forma, o ―portal‖ em estudo, encontra-se num estágio interativo, ascendendo para o estágio transacional, embora este último, ainda incipiente.FlorianópolisCampos, Renato RamosUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Douglas de2014-08-18T15:33:15Z2014-08-18T15:33:15Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis88 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123710porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-18T15:33:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/123710Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-08-18T15:33:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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