Alunos surdos no Ensino Superior: uma discussão necessária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188275 |
Resumo: | O interesse deste trabalho é discutir as condições que são oferecidas para alunos surdos que freqüentam o ensino superior e contribuir para que sua experiência acadêmica tenha maior qualidade na realidade atual, visto que as mudanças propostas pela política oficial para a educação de surdos em todos os níveis não estão ainda efetivamente implantadas nem as instituições educacionais preparadas para responder às necessidades desses alunos. Essa preocupação conduziu à realização da presente pesquisa, que teve o objetivo de analisar, por meio de entrevistas individuais, os dizeres de alunos surdos e seus professores universitários a respeito dos obstáculos e das possibilidades que o surdo encontra no seu cotidiano de estudo. Os sujeitos foram quatro alunos e seis professores de duas universidades. Com os alunos foram realizadas entrevistas presenciais de caráter semi-estruturado, em LIBRAS, que foram videogravadas e posteriormente traduzidas para o Português. Com os professores as entrevistas aconteceram por meio da internet, utilizando e-mail e Messenger com vídeo conferência. Na fase de análises, os depoimentos dos dois grupos foram organizados em quatro unidades temáticas: 1) atitudes diante da surdez e das demandas de comunicação com o aluno; 2) as aulas e os recursos didáticos; 3) dificuldades relativas à língua portuguesa e aos conteúdos a dominar e 4) condições que favorecem os estudos do aluno surdo no ensino superior. Os achados mostram que, além das barreiras de comunicação e da insatisfação com questões didáticas, o grande obstáculo enfrentado pelos alunos surdos referese às dificuldades na leitura e na escrita, em razão da baixa qualidade de sua escolarização anterior, o que prejudica as possibilidades de expansão dos conhecimentos esperados na sua área de estudos. Os professores destacam essas dificuldades com a língua como um sério entrave para o domínio de conteúdos e o pensamento lógico, e parecem desconhecer as peculiaridades da condição bilíngue do aluno. A maior parte deles mostra-se disposta a receber apoio para adaptações e alternativas didáticas. Quanto às possibilidades de solução dos problemas, os dois grupos de entrevistados referem-se ao âmbito de atuação do intérprete e do coordenador, sem, no entanto, cobrar compromissos institucionais de projetos maior alcance. Embora tais projetos sejam urgentes, sugere-se, como iniciativa de cunho transitório, o oferecimento regular de uma disciplina de língua portuguesa desenvolvida especificamente para surdos e outras ações semelhantes a serem assumidas pelas universidades. |
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