Alunos surdos no Ensino Superior: uma discussão necessária
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicações |
Texto Completo: | https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1534 |
Resumo: | O propósito deste texto é contribuir para a inclusão de surdos no ensino superior, ampliando a discussão de questões que ainda são recentes no Brasil. Quanto ao ingresso de alunos surdos nos cursos de graduação, os números são ainda pouco expressivos; seus anos de escolarização anterior não criaram (e ainda não criam) condições adequadas de reconhecimento da língua portuguesa como uma língua de reflexão, apropriação e desenvolvimento da leitura e escrita, restringindo o acesso a conhecimentos que, no Brasil, estão maciçamente registrados nesse idioma. Na pesquisa aqui relatada, buscamos analisar os dizeres de alunos surdos e seus professores universitários a fim de compreender os percalços e desafios enfrentados por eles nessas instituições de ensino e suas expectativas em relação a condições favorecedoras para seus estudos na graduação. As análises basearam-se em autores que estudam a educação de surdos no Brasil e na teoria histórico-cultural, uma perspectiva que concebe a linguagem como constitutiva dos sujeitos. Apropriamo-nos também dos ensinamentos de Bakhtin, para quem a significação das palavras depende absolutamente dos elementos da situação onde acontece a enunciação. |
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Alunos surdos no Ensino Superior: uma discussão necessáriaDeaf students in higher education: a necessary discussionEnsino Superior; Educação de Surdos; Leitura e Escritahigher education, education of deaf people, reading and writingO propósito deste texto é contribuir para a inclusão de surdos no ensino superior, ampliando a discussão de questões que ainda são recentes no Brasil. Quanto ao ingresso de alunos surdos nos cursos de graduação, os números são ainda pouco expressivos; seus anos de escolarização anterior não criaram (e ainda não criam) condições adequadas de reconhecimento da língua portuguesa como uma língua de reflexão, apropriação e desenvolvimento da leitura e escrita, restringindo o acesso a conhecimentos que, no Brasil, estão maciçamente registrados nesse idioma. Na pesquisa aqui relatada, buscamos analisar os dizeres de alunos surdos e seus professores universitários a fim de compreender os percalços e desafios enfrentados por eles nessas instituições de ensino e suas expectativas em relação a condições favorecedoras para seus estudos na graduação. As análises basearam-se em autores que estudam a educação de surdos no Brasil e na teoria histórico-cultural, uma perspectiva que concebe a linguagem como constitutiva dos sujeitos. Apropriamo-nos também dos ensinamentos de Bakhtin, para quem a significação das palavras depende absolutamente dos elementos da situação onde acontece a enunciação.The purpose of this paper is to contribute to the inclusion of deaf people in higher education, adding to the discussion of issues that are still recent in Brazil. The admission rates of deaf students in undergraduate courses are not very expressive yet; previous schooling years have not created (and still do not create) the adequate conditions for the development and recognition of Portuguese as a language of appropriation and reflection of reading and writing, restricting the access to a knowledge that, in Brazil, is overwhelmingly registered in that language. In this research, we analyzed the statements of deaf students and their professors in order to understand the struggles and challenges they face in these educational institutions as well as their expectations of favorable conditions for their undergraduate studies. Analyses are based on authors who study the education of deaf people in Brazil and on the cultural-historical theory, a perspective that conceives language as part of the subjects constitution. We also draw from Bakhtin's studies for whom the meaning of words depends entirely on the elements of the situation where the utterance occurs.Universidade Metodista de PiracicabaCAPESDaroque, Samantha CamargoPadilha, Anna Maria Lunardi2013-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/153410.15600/2238-121X/comunicacoes.v19n2p23-32Comunicações; v. 19, n. 2 (2012); 23-322238-121X0104-8481reponame:Comunicaçõesinstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTAporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/article/view/1534/1088Direitos autorais 2017 Comunicaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-03T17:52:52Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/1534Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoesONGhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/oaiana.franco@unimep.br||revcomunicacoes@unimep.br2238-121X0104-8481opendoar:2016-06-03T17:52:52Comunicações - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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