Efeitos do treinamento com exergames e do exercício físico aeróbio no desempenho cognitivo e na variabilidade da frequência cardíaca de idosos
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158871 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2015. |
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Efeitos do treinamento com exergames e do exercício físico aeróbio no desempenho cognitivo e na variabilidade da frequência cardíaca de idososEducação físicaExercicios fisicos para idososVideogamesSistema cardiovascularTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2015.O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos do treinamento com exergames e exercícios físicos aeróbios no desempenho cognitivo e na variabilidade da frequência cardíaca. Trinta e seis indivíduos com idade igual e superior a 55 anos, sem comprometimento cognitivo ou cardiovascular, foram randomizados e divididos em dois grupos de intervenção: a) programa de treinamento com exergames, utilizando jogos que simulam atividades esportivas (Kinect Sports Ultimate Collection), por meio do Xbox 360 Kinecttm; b) programa de treinamento com exercícios aeróbios, realizado em ciclo ergômetros e esteiras, com intensidade moderada (40-60% da frequência cardíaca de reserva). O desempenho cognitivo (função executiva, função psicomotora, atenção visual, memória de curto prazo, memória de trabalho e memória tardia) foi verificado por meio de uma bateria de avaliação cognitiva computadorizada: "bateria Cogstate" e pela avaliação cognitiva global (Mini Exame do Estado Mental). Os indicadores (RR, SDNN, RMSSD, LF, HF e LF/HF) da variabilidade da frequência cardíaca (VFC) foram coletados em repouso e durante execução dos testes cognitivos. Após 12 semanas de treinamento, os participantes do grupo exergames apresentaram diferença na função executiva e na memória tardia, e os participantes do grupo aeróbio, diferenças na função executiva, memória de curto prazo, memória tardia e na cognição global. O grupo exergames apresentou variação nos indicadores LF, HF e LF/HF durante a execução nos testes de função psicomotora e memória de curto prazo, e no LF/HF e memória de trabalho, em relação ao repouso na avaliação inicial. E no indicador LF/HF durante a realização do teste de atenção visual na avaliação final.No grupo aeróbio houve diferença em relação ao repouso nos indicadores LF e HF durante o desempenho do teste de atenção e no indicador LF/HF no teste de memória de trabalho, na avaliação inicial. Na avaliação final entre os indicadores LF e HF no desempenho do teste de memória tardia e do LF/HF na função executiva. O grupo aeróbio mostrou aumento no indicador LF/HF durante o teste de memória de trabalho após o treinamento. Tais resultados podem contribuir para ampliação de informações sobre a influência da prática de exergames e exercício aeróbio no desempenho cognitivo e na VFC.<br>Abstract : The purpose of the present study was to investigate the effects of the training program with exergames and aerobic exercises on cognitive performance and heart rate variability. Twenty-seven individuals aged 55 years or older, without cognitive or cardiovascular impairment, completed 12 weeks of training. For the training program with exergames, were used games that simulate sports activities through the Xbox 360 Kinecttm (Kinect Sports Ultimate Collection). In the aerobic training program, cycle ergometers and treadmills, with moderate intensity (40-60% of heart rate reserve) exercise were used. The cognitive performance (executive function, psychomotor function, visual attention, short-term memory, working memory and delayed recall) was verified through a battery of computerized cognitive assessment: "Cogstate battery" and the global cognitive assessment (Mini-Mental State Examination). Indicators (RR, SDNN, RMSSD, LF, HF and LF/HF) of heart rate variability (HRV) were collected at rest and during execution of cognitive tests. After 12 weeks of training, the participants of exergames group showed differences in executive function and delayed recall, and the participants in the aerobic group showed differences on the executive function, short-term memory, delayed recall and global cognition. The exergames group showed differences in indicators LF, HF and LF/HF while running in psychomotor function tests and short-term memory, and LF/HF andworking memory, in relation to rest at baseline. And in LF/HF index during the performance of visual attention test in the final assessment. In the aerobic group there was difference in relation to rest in LF and HF indicators for the performance of attention test and LF/HF index on the working memory test at baseline. And in the final assessment between the LF and HF indicators on the performance of the delayed recall test and LF/HF in executive function. The aerobic group showed an increase in LF/HF index during working memory test after training. These results can contribute to the expansion of information on the influence of practice exergames and aerobic exercise on cognitive performance and HRV.Barbosa, Aline RodriguesUniversidade Federal de Santa CatarinaGuimarães, Alexsander Vieira2016-02-09T03:13:25Z2016-02-09T03:13:25Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis149 p.| il., grafs., tabs.application/pdf337196https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158871porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:57:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/158871Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:57:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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