O uso de imagens digitais na química: um experimento didático para a determinação de proteínas em amostras de alimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HOPPE, Thaynara Dannehl
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224004
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau. Licenciatura em Química
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spelling O uso de imagens digitais na química: um experimento didático para a determinação de proteínas em amostras de alimentosExperimentaçãoproteínamétodo de biuretoPhotoMetrixTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau. Licenciatura em QuímicaO ensino de química aliado a práticas experimentais é uma estratégia fundamental para a construção do conhecimento químico, possibilitando o estabelecimento de uma relação entre teoria e prática, que pode facilitar a aprendizagem dos educandos sobre os conceitos da química. As práticas experimentais incluem os experimentos demonstrativos realizados pelos docentes e os experimentos executados pelos próprios estudantes, e podem ser adaptadas de acordo com a realidade escolar. Este trabalho apresenta uma proposta experimental alternativa para análise colorimétrica de proteínas em amostras de alimentos. A proposta se fundamenta no método de biureto e no uso de imagens digitais obtidas e processadas com o auxílio de um aplicativo gratuito para smartphone, o PhotoMetrix. A curva de calibração e a iluminação do ambiente de captura da imagem digital foram investigados. A faixa de concentração linear foi avaliada de 0 a 3,2 g L-1 de albumina de clara de ovo, empregada como padrão de proteína. Os resultados obtidos empregando-se o método de imagens digitais foram comparados aos obtidos utilizando-se um espectrofotômetro comercial (método convencional). O método proposto para quantificação de proteínas apresentou-se simples e potencialmente útil para a realização em sala de aula, possibilitando que os estudantes participem da implementação do experimento e o relacionem com os conceitos químicos estudados.Blumenau, SCBRONDANI, DanielaUniversidade Federal de Santa CatarinaHOPPE, Thaynara Dannehl2021-05-26T21:16:58Z2021-05-26T21:16:58Z2021-05-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis68 fl.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224004info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-05-26T21:16:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/224004Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-05-26T21:16:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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