Representações semióticas no ensino: contribuições para reflexões acerca dos currículos de matemática escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colombo, Janecler Aparecida Amorin
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91660
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica
id UFSC_c2765eda16d1128d109a42650b55d102
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91660
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Representações semióticas no ensino: contribuições para reflexões acerca dos currículos de matemática escolarEducaçãoEducação científica e tecnológicaMatematicaEstudo e ensino (Primeiro grau)CurriculosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação Científica e TecnológicaEste estudo realiza uma reflexão crítica e teórica sobre a questão da representação semiótica articulada aos currículos de Matemática, com o propósito de explicitar, em um exemplo de proposta curricular para o campo numérico dos Naturais, as conversões entre os diferentes registros de representação semiótica suscitadas em tarefas de diferentes naturezas. Concentra-se no campo das pesquisas sobre propostas curriculares e sobre o processo de ensino e aprendizagem da matemática. Primeiramente se busca analisar algumas propostas curriculares nacionais e internacionais, sob o ponto de vista da articulação das representações semióticas nas orientações metodológicas e seqüência de conteúdos, além de realizar o levantamento de pesquisas brasileiras que tiveram, como foco de investigação principal, a noção dos registros de representação semiótica, a fim de verificar como os pesquisadores utilizam essa noção em seus estudos. Em seguida, procura-se compreender sobre o conceito de currículo e buscar uma configuração curricular adequada à esta investigação. A partir desse cenário, empreende-se uma discussão teórica sobre a noção de Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval, sobre a noção de situação da Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud e sobre a natureza das tarefas matemáticas de João Pedro da Ponte; e a possibilidade de articular esses elementos teóricos no âmbito de organizações curriculares. Finalmente, busca-se elaborar um ensaio sobre uma proposta curricular para o campo numérico dos Naturais, no Ensino Fundamental, articulada aos referenciais teóricos estudados. Para isso, considera-se, na matemática ensinada nas escolas, além do aspecto conceitual, a relevância das representações semióticas.Florianópolis, SCMoretti, Mericles ThadeuUniversidade Federal de Santa CatarinaColombo, Janecler Aparecida Amorin2012-10-24T01:15:49Z2012-10-24T01:15:49Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis1 v.| il.application/pdf250777http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91660porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T21:23:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/91660Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T21:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações semióticas no ensino: contribuições para reflexões acerca dos currículos de matemática escolar
title Representações semióticas no ensino: contribuições para reflexões acerca dos currículos de matemática escolar
spellingShingle Representações semióticas no ensino: contribuições para reflexões acerca dos currículos de matemática escolar
Colombo, Janecler Aparecida Amorin
Educação
Educação científica e tecnológica
Matematica
Estudo e ensino (Primeiro grau)
Curriculos
title_short Representações semióticas no ensino: contribuições para reflexões acerca dos currículos de matemática escolar
title_full Representações semióticas no ensino: contribuições para reflexões acerca dos currículos de matemática escolar
title_fullStr Representações semióticas no ensino: contribuições para reflexões acerca dos currículos de matemática escolar
title_full_unstemmed Representações semióticas no ensino: contribuições para reflexões acerca dos currículos de matemática escolar
title_sort Representações semióticas no ensino: contribuições para reflexões acerca dos currículos de matemática escolar
author Colombo, Janecler Aparecida Amorin
author_facet Colombo, Janecler Aparecida Amorin
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moretti, Mericles Thadeu
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Colombo, Janecler Aparecida Amorin
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação científica e tecnológica
Matematica
Estudo e ensino (Primeiro grau)
Curriculos
topic Educação
Educação científica e tecnológica
Matematica
Estudo e ensino (Primeiro grau)
Curriculos
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008
2012-10-24T01:15:49Z
2012-10-24T01:15:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 250777
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91660
identifier_str_mv 250777
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 v.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652317475471360