Intervenção Extemporânea para Construção de uma História da Educação Financeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Jéssica Ignácio de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Flores, Cláudia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245391
Resumo: Contexto: A inclusão da educação financeira no currículo de matemática da educação básica brasileira, tanto no ensino fundamental quanto no médio, tem sido objeto de discussão em pesquisas acadêmicas recentes, bem como em documentos propositivos e normativos, como a Base Curricular Comum Nacional ( BNCC). Objetivo: este artigo tem como objetivo apresentar a perspectiva teórico-metodológica utilizada para a construção de uma história da educação financeira, que faz parte do currículo de matemática ministrado nas escolas públicas brasileiras. Design: Para isso, utilizamos ferramentas conceituais propostas por Michel Foucault, inspiradas nos escritos de Nietzsche, como os conceitos de Herkunft (proveniência) e Entestehung (emergência). Cenário e Participantes: Apoiamo-nos nos escritos de Michel Foucault, estudando o ensino da matemática, na especificidade desse tema, com aportes da escrita filosófica e histórica, nos inspirando, ainda, nos conceitos da genealogia, união entre filosofia e história, segundo Nietzsche. Coleta e análise de dados: Os livros didáticos foram coletados no Museu da Escola Catarinense, enquanto os trabalhos acadêmicos foram recuperados do banco de dados da CAPES para análise qualitativa. Resultados: Descrevem-se, assim, cinco precauções metodológicas para a análise do poder e da constituição de um objeto denominado educação financeira, a saber: o tema educação financeira surge de uma dispersão de práticas, e não de uma origem; interessa-nos as relações de poder que se engendram e que forjam uma educação financeira; os sujeitos são agentes e efeitos de enunciados formando uma rede discursiva sobre economia; a análise se concentra nos mecanismos, técnicas e táticas, não no centro do poder; educação financeira é o tema que resulta do enfrentamento das relações de poder. Conclusões: Com esta pesquisa, pretendeu-se fazer uma intervenção extemporânea para que seja possível aos professores refletir e problematizar a sua prática face a este novo papel que lhes é atribuído.
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