Uma história da educação financeira na educação básica escolar: uma análise de livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Jéssica Ignácio
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Flores, Cláudia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244550
Resumo: Com a disseminação de documentos oficiais enfatizando a importância da matemática financeira na educação básica escolar, considera-se emergente a problematização das relações existentes e possíveis no seu irrompimento, a fim de historicizar a constituição desse saber. Objetiva-se, em um projeto de tese em andamento, analisar um conjunto de práticas sócioculturais que possibilitaram a emergência da educação financeira no currículo da matemática escolar. Entretanto, apresenta-se neste artigo, uma análise em livros didáticos a fim de evidenciar as positividades deste conteúdo em outros momentos da história. O modo como se alinha a elaboração desta história é pela arqueogenealogia segundo Michel Foucault. A análise dos livros didáticos mostra que estes são lugares de inscrição de um saber financeiro, em meados da década de 50 e 60, com abordagens diferenciadas para os anos iniciais e a formação de professores. Feito isto, e tomando-se os livros didáticos como lugar de inscrição de discursos educacionais, percebe-se a permanência de um conteúdo que atualmente apresenta-se de outro modo, com ênfase na educação financeira no sentido de educar para as tomadas de decisão de consumo.
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