Situações da vida cotidiana no ensino de frações: livros didáticos do início do século XX
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234374 |
Resumo: | Este artigo encontra-se disponível no seguinte link:http://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/article/view/2421 |
id |
UFSC_c2bab20ffec2dc29ef8afe5d29b30744 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/234374 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Situações da vida cotidiana no ensino de frações: livros didáticos do início do século XXHistória da educação matemáticaEnsino de aritméticaEnsino primárioEste artigo encontra-se disponível no seguinte link:http://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/article/view/2421O presente texto tem o objetivo de apresentar uma discussão sobre os saberes mobilizados no ensino de frações a partir de situações da vida cotidiana em livros didáticos do início do século XX. Foram analisados livros didáticos representativos de uma aritmética intuitiva e de uma aritmética sob medida, discutidos respectivamente por Oliveira (2017) e Pinheiro (2017). Como resultado, observam-se semelhanças nas propostas para o ensino das frações ordinárias: inicia-se pela ideia de fração como representativa de objeto dividido em partes iguais e, posteriormente, cálculos de fração de uma quantidade. Diferenças foram observadas no que diz respeito à sequência de apresentação dos conteúdos: em tempos de uma aritmética intuitiva propõe-se que o ensino das frações decimais ocorra depois das ordinárias; oposto ao observado na obra representativa de uma aritmética sob medida. Destaca-se, ainda, que o uso de situações da vida diária pode ter reflexo no próprio entendimento do conceito de fração.Educação Matemática em Revista2022-05-12T17:28:28Z2022-05-12T17:28:28Z2021-09-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBERTINI, Luciane. Situações da vida cotidiana no ensino de frações. Educação Matemática em Revista, v. 26, p. 134-146, 2021.2317-904Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234374v. 26 n. 71;132-146Bertini, Luciane de Fatimaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-15T12:44:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234374Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-15T12:44:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Situações da vida cotidiana no ensino de frações: livros didáticos do início do século XX |
title |
Situações da vida cotidiana no ensino de frações: livros didáticos do início do século XX |
spellingShingle |
Situações da vida cotidiana no ensino de frações: livros didáticos do início do século XX Bertini, Luciane de Fatima História da educação matemática Ensino de aritmética Ensino primário |
title_short |
Situações da vida cotidiana no ensino de frações: livros didáticos do início do século XX |
title_full |
Situações da vida cotidiana no ensino de frações: livros didáticos do início do século XX |
title_fullStr |
Situações da vida cotidiana no ensino de frações: livros didáticos do início do século XX |
title_full_unstemmed |
Situações da vida cotidiana no ensino de frações: livros didáticos do início do século XX |
title_sort |
Situações da vida cotidiana no ensino de frações: livros didáticos do início do século XX |
author |
Bertini, Luciane de Fatima |
author_facet |
Bertini, Luciane de Fatima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bertini, Luciane de Fatima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da educação matemática Ensino de aritmética Ensino primário |
topic |
História da educação matemática Ensino de aritmética Ensino primário |
description |
Este artigo encontra-se disponível no seguinte link:http://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/article/view/2421 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-02 2022-05-12T17:28:28Z 2022-05-12T17:28:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BERTINI, Luciane. Situações da vida cotidiana no ensino de frações. Educação Matemática em Revista, v. 26, p. 134-146, 2021. 2317-904X https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234374 |
identifier_str_mv |
BERTINI, Luciane. Situações da vida cotidiana no ensino de frações. Educação Matemática em Revista, v. 26, p. 134-146, 2021. 2317-904X |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234374 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
v. 26 n. 71;132-146 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652090596130816 |