Situações da vida cotidiana no ensino de frações: livros didáticos do início do século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertini, Luciane de Fatima
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234374
Resumo: Este artigo encontra-se disponível no seguinte link:http://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/article/view/2421
id UFSC_c2bab20ffec2dc29ef8afe5d29b30744
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/234374
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Situações da vida cotidiana no ensino de frações: livros didáticos do início do século XXHistória da educação matemáticaEnsino de aritméticaEnsino primárioEste artigo encontra-se disponível no seguinte link:http://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/article/view/2421O presente texto tem o objetivo de apresentar uma discussão sobre os saberes mobilizados no ensino de frações a partir de situações da vida cotidiana em livros didáticos do início do século XX. Foram analisados livros didáticos representativos de uma aritmética intuitiva e de uma aritmética sob medida, discutidos respectivamente por Oliveira (2017) e Pinheiro (2017). Como resultado, observam-se semelhanças nas propostas para o ensino das frações ordinárias: inicia-se pela ideia de fração como representativa de objeto dividido em partes iguais e, posteriormente, cálculos de fração de uma quantidade. Diferenças foram observadas no que diz respeito à sequência de apresentação dos conteúdos: em tempos de uma aritmética intuitiva propõe-se que o ensino das frações decimais ocorra depois das ordinárias; oposto ao observado na obra representativa de uma aritmética sob medida. Destaca-se, ainda, que o uso de situações da vida diária pode ter reflexo no próprio entendimento do conceito de fração.Educação Matemática em Revista2022-05-12T17:28:28Z2022-05-12T17:28:28Z2021-09-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBERTINI, Luciane. Situações da vida cotidiana no ensino de frações. Educação Matemática em Revista, v. 26, p. 134-146, 2021.2317-904Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234374v. 26 n. 71;132-146Bertini, Luciane de Fatimaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-15T12:44:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234374Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-15T12:44:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Situações da vida cotidiana no ensino de frações: livros didáticos do início do século XX
title Situações da vida cotidiana no ensino de frações: livros didáticos do início do século XX
spellingShingle Situações da vida cotidiana no ensino de frações: livros didáticos do início do século XX
Bertini, Luciane de Fatima
História da educação matemática
Ensino de aritmética
Ensino primário
title_short Situações da vida cotidiana no ensino de frações: livros didáticos do início do século XX
title_full Situações da vida cotidiana no ensino de frações: livros didáticos do início do século XX
title_fullStr Situações da vida cotidiana no ensino de frações: livros didáticos do início do século XX
title_full_unstemmed Situações da vida cotidiana no ensino de frações: livros didáticos do início do século XX
title_sort Situações da vida cotidiana no ensino de frações: livros didáticos do início do século XX
author Bertini, Luciane de Fatima
author_facet Bertini, Luciane de Fatima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertini, Luciane de Fatima
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação matemática
Ensino de aritmética
Ensino primário
topic História da educação matemática
Ensino de aritmética
Ensino primário
description Este artigo encontra-se disponível no seguinte link:http://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/article/view/2421
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-02
2022-05-12T17:28:28Z
2022-05-12T17:28:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BERTINI, Luciane. Situações da vida cotidiana no ensino de frações. Educação Matemática em Revista, v. 26, p. 134-146, 2021.
2317-904X
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234374
identifier_str_mv BERTINI, Luciane. Situações da vida cotidiana no ensino de frações. Educação Matemática em Revista, v. 26, p. 134-146, 2021.
2317-904X
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234374
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv v. 26 n. 71;132-146
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652090596130816