Aplicação de Hoshin Kanri por meio da abordagem Toyota Kata

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Herzog, Luiz Gabriel Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234608
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2021.
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spelling Aplicação de Hoshin Kanri por meio da abordagem Toyota KataEngenharia de produçãoProdução enxutaPesquisa-açãoDesenvolvimento organizacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2021.Um dos principais desafios para as organizações é a capacidade de aplicar processos que conectem e traduzem as estratégias e metas de longo prazo aos processos diários. Hoshin Kanri surge como uma abordagem que desenvolve e desdobra as políticas estratégicas em todos os níveis hierárquicos. Apesar dos benefícios promovidos pela abordagem, destaca-se a dificuldade de aplicação em organizações. Dessa maneira, a abordagem Toyota Kata representa uma das alternativas para que empresas possam alinhar os seus objetivos a partir da definição da visão pela rotina de ciclos de experimentação curtos com os colaboradores. Portanto, o objetivo geral deste trabalho é propor um método de implantação de Hoshin Kanri por meio da abordagem Toyota Kata a partir de uma pesquisa-ação. Salienta-se que esta dissertação de mestrado foi realizada em formato de coletânea de dois artigos, de acordo com os requisitos definidos na Resolução 001/PPGEP/2018 do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina. O primeiro artigo destinou-se a identificar os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) da aplicação de Hoshin Kanri nas empresas por meio de uma revisão sistemática na literatura. Os FCS foram classificados em três categorias: processo, sistema e estrutura organizacional. O segundo artigo dedicou-se a elaborar o método de aplicação de Hoshin Kanri por meio da abordagem Toyota Kata. Destaca-se que os oito FCS classificados como processo, encontrados nos resultados do primeiro artigo, foram necessários para a elaboração das etapas do método proposto no segundo artigo. Assim, o método foi avaliado a partir de uma pesquisa-ação desenvolvida em uma empresa de médio porte do setor de transportes localizada em Vitória, capital do estado do Espírito Santo. Os principais resultados encontrados estão relacionados à adoção de práticas destinadas ao planejamento e desdobramento das estratégias e metas direcionadas à visão da organizacional bem como a introdução da cultura de melhoria contínua.Abstract: One of the main challenges for organizations is applying processes that connect and translate long-term strategies and goals into daily processes. Hoshin Kanri emerges as an approach that develops and unfolds strategic policies at all hierarchical levels. Despite the benefits promoted by the approach, the difficulty of implementation in organizations is highlighted. In this way, the Toyota Kata approach represents one of the alternatives for companies to align their goals by defining the vision through the routine of short experimentation cycles with employees. Therefore, the general objective of this work is to propose a method to implement Hoshin Kanri through the Toyota Kata approach based on action research. It should be noted that this master's dissertation was carried out in the form of a collection of two articles, following the requirements defined in Resolution 001/PPGEP/2018 of the Graduate Program in Production Engineering at the Federal University of Santa Catarina. The first article aimed to identify the Critical Success Factors (CSFs) of the implementation of Hoshin Kanri in companies through a systematic literature review. CSFs were classified into three categories: process, system, and organizational structure. The second article was dedicated to developing the method of Hoshin Kanri through the Toyota Kata approach. It is noteworthy that the eight CSFs classified as a process found in the results of the first article were necessary for the elaboration of the steps of the method proposed in the second article. Thus, the method was evaluated from an action-research approach and was developed in a medium-sized company in the transport sector located in Vitória, capital of the state of Espírito Santo. The main results found in this work are related to adopting practices aimed at planning and deploying strategies and goals towards the organizational vision and introducing a culture of continuous improvement.Forcellini, Fernando AntonioUniversidade Federal de Santa CatarinaHerzog, Luiz Gabriel Pereira2022-05-19T14:42:39Z2022-05-19T14:42:39Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis86 p.| il., gráfs.application/pdf375149https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234608porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-19T14:42:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234608Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-19T14:42:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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