Desenvolvimento e avaliação de um conjunto de ruído babble em português brasileiro
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227875 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia. |
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Desenvolvimento e avaliação de um conjunto de ruído babble em português brasileiroRuído. Percepção da Fala. Testes Auditivos. Inteligibilidade da Fala. Testes de Discriminação da Fala.TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia.Objetivo: Desenvolver um conjunto de ruídos do tipo babble no idioma português brasileiro e verificar a influência do sexo, faixa etária e número de falantes na compreensão do mesmo. Metodologia: Participaram da gravação quatro indivíduos do sexo feminino e quatro do sexo masculino com faixa etária de 21 a 28 anos. No grupo de crianças participaram três indivíduos com idade entre nove e dez anos. Foram convidados 12 juízes para analisar os áudios em relação ao número de falantes, sexo, faixa etária e nível de compreensão. Foram realizadas análises descritivas e os testes Kappa (K) de Fleiss e Coeficiente de Correlação Intraclasse (CCI). Resultados: Verificou-se maior ocorrência de erros dos juízes quanto ao número de falantes e mais acertos na faixa etária. Quanto ao sexo, houve mais erros na análise dos áudios das crianças que nos adultos. Os áudios com menor nível de compreensão foram os com doze falantes. Houve alta concordância dos juízes em relação à faixa etária nos adultos (CCI 0,96) e nas crianças (CCI 1,00), moderada para o número de falantes em ambos e pobre quanto ao sexo nas crianças (Kappa 0,12). Conclusão: Com o aumento do número de falantes, houve redução do nível de compreensão e diminuição dos acertos em relação ao sexo e faixa etária dos áudios dos adultos. A alta concordância das respostas dos juízes quanto à faixa etária mostra que foi possível criar conjuntos de ruídos que poderão ser usados em diferentes públicos para avaliar o reconhecimento de fala.Florianópolis, SCPinheiro, Maria Madalena CaninaPaul, StephanUniversidade Federal de Santa CatarinaRosseto, Isadora2021-09-15T09:44:42Z2021-09-15T09:44:42Z2021-09-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227875info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-09-15T09:44:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/227875Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-09-15T09:44:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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