Professores analógicos / professores digitais: a prática docente frente às inovações tecnológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suavi, Valenska
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106559
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_c362da03bb021cdc2d846c1ccbd4a62a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/106559
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Professores analógicos / professores digitais: a prática docente frente às inovações tecnológicasEngenharia de produçãoProfessoresInovações tecnológicasRealidade virtualInovações educacionaisTecnologia educacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Este trabalho visa analisar a efetividade e a eficácia da implementação de um projeto de informática aplicada à educação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação - SEME, de Brusque - SC, a partir de 2001, chamado ESPIN (Espaço Pedagógico Informatizado). De modo a realizar uma análise mais coerente, este trabalho parte da conceituação das tecnologias de informática e de comunicação na educação, com ênfase nas implicações desta mudança para os professores, quando da sua introdução nas escolas. Algumas experiências mundiais e a brasileira são discutidas e comparadas, de modo a apresentar, de forma mais ampla, o contexto onde o projeto analisado está inserido. O ESPIN é um espaço pedagógico implantado em algumas escolas municipais, equipado com recursos tecnológicos de informática e comunicação, como PCs, scanners, gravadoras de CD-Rom, digitalizadoras de vídeo e som, TV e acesso à Internet. Colocado à disposição dos professores de sala de aula e alunos, com a mediação de professores motivadores, o ESPIN visa o desenvolvimento das atividades curriculares, buscando um novo paradigma didático-pedagógico. A pesquisa foi realizada com 44 professores de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental, em cinco escolas da Rede Municipal de Brusque, com ênfase na investigação dos fatores que influenciam ou inibem as práticas dos professores quanto à utilização da estrutura tecnológica disponível no ESPIN. Os dados foram coletados através da aplicação de questionários estruturados e sofreram análises qualitativas e quantitativas. O resultado da pesquisa aponta para as excelências e falhas detectadas na estrutura do projeto, analisando-se como ponto focal o professor de sala de aula e a sua efetiva utilização dos recursos disponíveis. O trabalho analisa o sentimento, os anseios e as percepções dos professores de sala de aula, no que diz respeito à capacitação, disponibilidade, apoio instrucional e emocional. O instrumento elaborado e analisado pode ser utilizado pela coordenação do ESPIN para avaliar escolas com o projeto já implantado e outras que aspiram a implantação do mesmo, gerando um indicador de uso.Florianópolis, SCBenakouche, TamaraUniversidade Federal de Santa CatarinaSuavi, Valenska2013-12-05T21:28:38Z2013-12-05T21:28:38Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis103 f.| il., tabs.application/pdf224462https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106559porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:58:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/106559Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:58:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores analógicos / professores digitais: a prática docente frente às inovações tecnológicas
title Professores analógicos / professores digitais: a prática docente frente às inovações tecnológicas
spellingShingle Professores analógicos / professores digitais: a prática docente frente às inovações tecnológicas
Suavi, Valenska
Engenharia de produção
Professores
Inovações tecnológicas
Realidade virtual
Inovações educacionais
Tecnologia educacional
title_short Professores analógicos / professores digitais: a prática docente frente às inovações tecnológicas
title_full Professores analógicos / professores digitais: a prática docente frente às inovações tecnológicas
title_fullStr Professores analógicos / professores digitais: a prática docente frente às inovações tecnológicas
title_full_unstemmed Professores analógicos / professores digitais: a prática docente frente às inovações tecnológicas
title_sort Professores analógicos / professores digitais: a prática docente frente às inovações tecnológicas
author Suavi, Valenska
author_facet Suavi, Valenska
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Benakouche, Tamara
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Suavi, Valenska
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Professores
Inovações tecnológicas
Realidade virtual
Inovações educacionais
Tecnologia educacional
topic Engenharia de produção
Professores
Inovações tecnológicas
Realidade virtual
Inovações educacionais
Tecnologia educacional
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2013-12-05T21:28:38Z
2013-12-05T21:28:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 224462
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106559
identifier_str_mv 224462
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 103 f.| il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652151707140096