Professores analógicos / professores digitais: a prática docente frente às inovações tecnológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106559 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_c362da03bb021cdc2d846c1ccbd4a62a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/106559 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Professores analógicos / professores digitais: a prática docente frente às inovações tecnológicasEngenharia de produçãoProfessoresInovações tecnológicasRealidade virtualInovações educacionaisTecnologia educacionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Este trabalho visa analisar a efetividade e a eficácia da implementação de um projeto de informática aplicada à educação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação - SEME, de Brusque - SC, a partir de 2001, chamado ESPIN (Espaço Pedagógico Informatizado). De modo a realizar uma análise mais coerente, este trabalho parte da conceituação das tecnologias de informática e de comunicação na educação, com ênfase nas implicações desta mudança para os professores, quando da sua introdução nas escolas. Algumas experiências mundiais e a brasileira são discutidas e comparadas, de modo a apresentar, de forma mais ampla, o contexto onde o projeto analisado está inserido. O ESPIN é um espaço pedagógico implantado em algumas escolas municipais, equipado com recursos tecnológicos de informática e comunicação, como PCs, scanners, gravadoras de CD-Rom, digitalizadoras de vídeo e som, TV e acesso à Internet. Colocado à disposição dos professores de sala de aula e alunos, com a mediação de professores motivadores, o ESPIN visa o desenvolvimento das atividades curriculares, buscando um novo paradigma didático-pedagógico. A pesquisa foi realizada com 44 professores de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental, em cinco escolas da Rede Municipal de Brusque, com ênfase na investigação dos fatores que influenciam ou inibem as práticas dos professores quanto à utilização da estrutura tecnológica disponível no ESPIN. Os dados foram coletados através da aplicação de questionários estruturados e sofreram análises qualitativas e quantitativas. O resultado da pesquisa aponta para as excelências e falhas detectadas na estrutura do projeto, analisando-se como ponto focal o professor de sala de aula e a sua efetiva utilização dos recursos disponíveis. O trabalho analisa o sentimento, os anseios e as percepções dos professores de sala de aula, no que diz respeito à capacitação, disponibilidade, apoio instrucional e emocional. O instrumento elaborado e analisado pode ser utilizado pela coordenação do ESPIN para avaliar escolas com o projeto já implantado e outras que aspiram a implantação do mesmo, gerando um indicador de uso.Florianópolis, SCBenakouche, TamaraUniversidade Federal de Santa CatarinaSuavi, Valenska2013-12-05T21:28:38Z2013-12-05T21:28:38Z2004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis103 f.| il., tabs.application/pdf224462https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106559porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:58:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/106559Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:58:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professores analógicos / professores digitais: a prática docente frente às inovações tecnológicas |
title |
Professores analógicos / professores digitais: a prática docente frente às inovações tecnológicas |
spellingShingle |
Professores analógicos / professores digitais: a prática docente frente às inovações tecnológicas Suavi, Valenska Engenharia de produção Professores Inovações tecnológicas Realidade virtual Inovações educacionais Tecnologia educacional |
title_short |
Professores analógicos / professores digitais: a prática docente frente às inovações tecnológicas |
title_full |
Professores analógicos / professores digitais: a prática docente frente às inovações tecnológicas |
title_fullStr |
Professores analógicos / professores digitais: a prática docente frente às inovações tecnológicas |
title_full_unstemmed |
Professores analógicos / professores digitais: a prática docente frente às inovações tecnológicas |
title_sort |
Professores analógicos / professores digitais: a prática docente frente às inovações tecnológicas |
author |
Suavi, Valenska |
author_facet |
Suavi, Valenska |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Benakouche, Tamara Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Suavi, Valenska |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Professores Inovações tecnológicas Realidade virtual Inovações educacionais Tecnologia educacional |
topic |
Engenharia de produção Professores Inovações tecnológicas Realidade virtual Inovações educacionais Tecnologia educacional |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2013-12-05T21:28:38Z 2013-12-05T21:28:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
224462 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106559 |
identifier_str_mv |
224462 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106559 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
103 f.| il., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652151707140096 |