Estruturação de um modelo multicritério para avaliar o desempenho da tutoria de educação à distância: um estudo de caso no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ronchi, Suelen Haidar
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95586
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2011
id UFSC_c3b3ab3936af90b8a1628316f4463d44
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95586
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Estruturação de um modelo multicritério para avaliar o desempenho da tutoria de educação à distância: um estudo de caso no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa CatarinaContabilidadeEnsino a distanciaPreceptoresDesempenhoModelosAvaliaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2011A Educação à Distância, modalidade de ensino e aprendizagem em que a construção do conhecimento é intermediada pelo uso da tecnologia, necessita de uma equipe multidisciplinar para ser ofertada. Neste contexto destaca-se a figura do tutor, profissional que realiza a mediação entre o professor e o aluno. Ao considerar a importância do tutor no âmbito da EaD, e a necessidade do coordenador da equipe em ter um processo que permita identificar, organizar, mensurar e gerenciar os critérios julgados como relevantes ao contexto, surge a seguinte questão: Quais são os critérios a serem considerados em um processo de avaliação do desempenho da tutoria de um curso de graduação na modalidade à distância? Assim, este estudo tem por objetivo estruturar um modelo multicritério para avaliar o desempenho da tutoria do curso de Ciências Contábeis à Distância, da Universidade Federal de Santa Catarina, com vistas a seu gerenciamento. O estudo de caso, de caráter exploratório utiliza como instrumento de intervenção a Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista (MCDA-C) devido a sua capacidade de ampliar o conhecimento sobre o contexto estudado. A partir do conhecimento gerado e do modelo estruturado, identificou-se sessenta e nove critérios que respondem pelo desempenho da equipe de tutora. Estes critérios foram mensurados ordinalmente possibilitando a visualização do perfil de desempenho da tutoria e permitindo ao gestor gerenciá-los. Os resultados obtidos foram ainda confrontados com a literatura selecionada destacando a importância e originalidade deste estudo.Distance Learning (DL), a kind of teaching and learning in which knowledge construction is mediated by the use of technology, requires a multidisciplinary team to be offered.. In this context the figure of the tutor is distinguished, a professional who performs mediation between teacher and student. When considering the importance of the tutor within DL, and the necessity of the team coordinator to have a process that allows him to identify, organize, manage and measure the criteria considered as relevant to the context, the following question arises: What are the criteria to be considered in a process of evaluating the performance of tutoring on a DL graduate course? Therefore, this study aims at structuring a multicriteria model to evaluate the performance of tutoring of Accounting Sciences DL course, from Federal University of Santa Catarina, with a view to their management. The case study, of a exploratory stamp, uses as an intervention tool the Multicriteria Decision Support Constructivist Methodology (MCDA-C) due to its ability to broaden our knowledge about the studied context. From the knowledge generated and the structured model, sixty-nine criteria that account for the performance of the tutor team were identified. These criteria were measured ordinally in order to visualize the profile of performance from the tutoring and allowing the manager to manage them. The results were still faced with the selected literature highlighting the importance and originality of this study.Florianópolis, SCEnsslin, Sandra RolimUniversidade Federal de Santa CatarinaRonchi, Suelen Haidar2012-10-26T03:39:20Z2012-10-26T03:39:20Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis157 p.| il., grafs., tabs.application/pdf289176http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95586porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T10:28:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/95586Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T10:28:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estruturação de um modelo multicritério para avaliar o desempenho da tutoria de educação à distância: um estudo de caso no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina
title Estruturação de um modelo multicritério para avaliar o desempenho da tutoria de educação à distância: um estudo de caso no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina
spellingShingle Estruturação de um modelo multicritério para avaliar o desempenho da tutoria de educação à distância: um estudo de caso no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina
Ronchi, Suelen Haidar
Contabilidade
Ensino a distancia
Preceptores
Desempenho
Modelos
Avaliação
title_short Estruturação de um modelo multicritério para avaliar o desempenho da tutoria de educação à distância: um estudo de caso no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina
title_full Estruturação de um modelo multicritério para avaliar o desempenho da tutoria de educação à distância: um estudo de caso no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina
title_fullStr Estruturação de um modelo multicritério para avaliar o desempenho da tutoria de educação à distância: um estudo de caso no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina
title_full_unstemmed Estruturação de um modelo multicritério para avaliar o desempenho da tutoria de educação à distância: um estudo de caso no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina
title_sort Estruturação de um modelo multicritério para avaliar o desempenho da tutoria de educação à distância: um estudo de caso no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina
author Ronchi, Suelen Haidar
author_facet Ronchi, Suelen Haidar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ensslin, Sandra Rolim
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ronchi, Suelen Haidar
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade
Ensino a distancia
Preceptores
Desempenho
Modelos
Avaliação
topic Contabilidade
Ensino a distancia
Preceptores
Desempenho
Modelos
Avaliação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011
2012-10-26T03:39:20Z
2012-10-26T03:39:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 289176
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95586
identifier_str_mv 289176
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 157 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652239346073600