Configuração do processo avaliativo no ensino teórico-prático do curso de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86713 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação |
id |
UFSC_c3c364469bc02aa3cd1f7a0ee46905c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86713 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Configuração do processo avaliativo no ensino teórico-prático do curso de enfermagemEducaçãoEnsino superiorAvaliaçãoEnfermagemEstudo e ensino (Superior)AvaliaçãoAprendizagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em EducaçãoA presente dissertação origina-se de pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC, no período de 2002-2004, na linha Ensino e Formação de Educadores. O estudo tem como pressuposto a prática da avaliação da aprendizagem como atividade relevante no contexto da graduação em Enfermagem # uma profissão relacionada ao cuidado em saúde - conquanto expressa no interior do processo curricular de cada instituição o projeto de formação profissional em curso. Por meio de um trabalho de cunho qualitativo, firmou-se o propósito de colher elementos que traduzissem a avaliação das acadêmicas, durante o processo de ensino-aprendizagem de atividades teórico-práticas em uma instituição de ensino superior em Santa Catarina. Os instrumentos utilizados foram questionário e entrevistas individuais junto a sete enfermeiras-docentes com vistas a colher declarações sobre sua formação inicial e continuada, as condições de atuação e as atividades de avaliação com seus múltiplos conteúdos. Os subsídios da análise crítica sobre o ensino superior, seu currículo e estudos sobre avaliação permitem observar que a avaliação da aprendizagem ainda permanece centralmente articulada à função reguladora de sancionar o progresso das acadêmicas e é, ainda de modo predominante, orientada por modelos de ensino vivenciados pelas docentes. Combinada à experiência de um ensino alheio ao conhecimento pedagógico, sua formação mais recente, como também à dinâmica da organização pedagógica no interior da qual planejam o atendimento de suas alunas, mobilizam suas forças para a atenção preferencial às "alunas com problemas"; buscam apoiar-se entre si para as tarefas assumidas como mais complexas, e partilham o poder decisório acerca da atuação das alunas. A valoração ao desempenho técnico-instrumental como foco principal em relação às aprendizagens emerge neste quadro, mediante as profundas dificuldades em fazer avançar os saberes e "intuições" presentes, acerca da amplitude do conhecimento em jogo e sua tradução em mediações para as aprendizagens das alunas. Tais resultados autorizam a interpretação de que são urgentes as ações em nome da ampliação das alternativas de formação pedagógica para as enfermeiras-docentes, conforme elas mesmas sinalizam, como também a busca da construção de processos institucionais que articulem um projeto curricular socialmente relevante no ensino superior para o curso de Enfermagem.Florianópolis, SCSilva, Vânia Beatriz Monteiro daUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Rosilda Veríssimo2012-10-21T09:53:31Z2012-10-21T09:53:31Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf208654http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86713porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T08:55:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/86713Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T08:55:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Configuração do processo avaliativo no ensino teórico-prático do curso de enfermagem |
title |
Configuração do processo avaliativo no ensino teórico-prático do curso de enfermagem |
spellingShingle |
Configuração do processo avaliativo no ensino teórico-prático do curso de enfermagem Silva, Rosilda Veríssimo Educação Ensino superior Avaliação Enfermagem Estudo e ensino (Superior) Avaliação Aprendizagem |
title_short |
Configuração do processo avaliativo no ensino teórico-prático do curso de enfermagem |
title_full |
Configuração do processo avaliativo no ensino teórico-prático do curso de enfermagem |
title_fullStr |
Configuração do processo avaliativo no ensino teórico-prático do curso de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Configuração do processo avaliativo no ensino teórico-prático do curso de enfermagem |
title_sort |
Configuração do processo avaliativo no ensino teórico-prático do curso de enfermagem |
author |
Silva, Rosilda Veríssimo |
author_facet |
Silva, Rosilda Veríssimo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Vânia Beatriz Monteiro da Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rosilda Veríssimo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ensino superior Avaliação Enfermagem Estudo e ensino (Superior) Avaliação Aprendizagem |
topic |
Educação Ensino superior Avaliação Enfermagem Estudo e ensino (Superior) Avaliação Aprendizagem |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004 2012-10-21T09:53:31Z 2012-10-21T09:53:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
208654 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86713 |
identifier_str_mv |
208654 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86713 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652032514457600 |