Configuração do processo avaliativo no ensino teórico-prático do curso de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rosilda Veríssimo
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86713
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação
id UFSC_c3c364469bc02aa3cd1f7a0ee46905c9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86713
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Configuração do processo avaliativo no ensino teórico-prático do curso de enfermagemEducaçãoEnsino superiorAvaliaçãoEnfermagemEstudo e ensino (Superior)AvaliaçãoAprendizagemDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em EducaçãoA presente dissertação origina-se de pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC, no período de 2002-2004, na linha Ensino e Formação de Educadores. O estudo tem como pressuposto a prática da avaliação da aprendizagem como atividade relevante no contexto da graduação em Enfermagem # uma profissão relacionada ao cuidado em saúde - conquanto expressa no interior do processo curricular de cada instituição o projeto de formação profissional em curso. Por meio de um trabalho de cunho qualitativo, firmou-se o propósito de colher elementos que traduzissem a avaliação das acadêmicas, durante o processo de ensino-aprendizagem de atividades teórico-práticas em uma instituição de ensino superior em Santa Catarina. Os instrumentos utilizados foram questionário e entrevistas individuais junto a sete enfermeiras-docentes com vistas a colher declarações sobre sua formação inicial e continuada, as condições de atuação e as atividades de avaliação com seus múltiplos conteúdos. Os subsídios da análise crítica sobre o ensino superior, seu currículo e estudos sobre avaliação permitem observar que a avaliação da aprendizagem ainda permanece centralmente articulada à função reguladora de sancionar o progresso das acadêmicas e é, ainda de modo predominante, orientada por modelos de ensino vivenciados pelas docentes. Combinada à experiência de um ensino alheio ao conhecimento pedagógico, sua formação mais recente, como também à dinâmica da organização pedagógica no interior da qual planejam o atendimento de suas alunas, mobilizam suas forças para a atenção preferencial às "alunas com problemas"; buscam apoiar-se entre si para as tarefas assumidas como mais complexas, e partilham o poder decisório acerca da atuação das alunas. A valoração ao desempenho técnico-instrumental como foco principal em relação às aprendizagens emerge neste quadro, mediante as profundas dificuldades em fazer avançar os saberes e "intuições" presentes, acerca da amplitude do conhecimento em jogo e sua tradução em mediações para as aprendizagens das alunas. Tais resultados autorizam a interpretação de que são urgentes as ações em nome da ampliação das alternativas de formação pedagógica para as enfermeiras-docentes, conforme elas mesmas sinalizam, como também a busca da construção de processos institucionais que articulem um projeto curricular socialmente relevante no ensino superior para o curso de Enfermagem.Florianópolis, SCSilva, Vânia Beatriz Monteiro daUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Rosilda Veríssimo2012-10-21T09:53:31Z2012-10-21T09:53:31Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf208654http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86713porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T08:55:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/86713Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T08:55:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Configuração do processo avaliativo no ensino teórico-prático do curso de enfermagem
title Configuração do processo avaliativo no ensino teórico-prático do curso de enfermagem
spellingShingle Configuração do processo avaliativo no ensino teórico-prático do curso de enfermagem
Silva, Rosilda Veríssimo
Educação
Ensino superior
Avaliação
Enfermagem
Estudo e ensino (Superior)
Avaliação
Aprendizagem
title_short Configuração do processo avaliativo no ensino teórico-prático do curso de enfermagem
title_full Configuração do processo avaliativo no ensino teórico-prático do curso de enfermagem
title_fullStr Configuração do processo avaliativo no ensino teórico-prático do curso de enfermagem
title_full_unstemmed Configuração do processo avaliativo no ensino teórico-prático do curso de enfermagem
title_sort Configuração do processo avaliativo no ensino teórico-prático do curso de enfermagem
author Silva, Rosilda Veríssimo
author_facet Silva, Rosilda Veríssimo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Vânia Beatriz Monteiro da
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rosilda Veríssimo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino superior
Avaliação
Enfermagem
Estudo e ensino (Superior)
Avaliação
Aprendizagem
topic Educação
Ensino superior
Avaliação
Enfermagem
Estudo e ensino (Superior)
Avaliação
Aprendizagem
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004
2012-10-21T09:53:31Z
2012-10-21T09:53:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 208654
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86713
identifier_str_mv 208654
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652032514457600