Estudo comparativo entre Brasil e Portugal das práticas gerenciais em empresas de construção, sob a ótica da gestão do conhecimento
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87244 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
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Estudo comparativo entre Brasil e Portugal das práticas gerenciais em empresas de construção, sob a ótica da gestão do conhecimentoEngenharia de produçãoConstrução civilGestão do conhecimentoEngenheiros civisGerentesCompetencia(Autoridade legal)Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de ProduçãoNo atual ambiente de negócios, cada vez mais dinâmico e altamente competitivo,as empresas devem investir em geração e transferência do conhecimento,de modo a apresentar velocidade de reação no jogo concorrencial.Neste contexto, reveste-se da maior importância conhecer como as empresas gerenciam seus ativos intangíveis. Este trabalho de tese identifica as práticas adotadas pelas empresas de construção que favorecem a gestão do conhecimento, com foco no trabalho do engenheiro gestor de obras. A metodologia da pesquisa contempla três níveis: o macro, o meso e o do indivíduo.O nível macro descreve o ambiente externo onde se inserem as empresas escolhidas para o estudo de caso, com o intento de apresentar uma visão contextualizada e, por conseguinte, verificar a influência desse ambiente para a gestão do conhecimento nas empresas do setor. O nível meso, que trata do próprio ambiente organizacional, estuda a contribuição do ambiente interno e dos seus subsistemas para a gestão do conhecimento naquelas empresas. O nível do indivíduo aborda o processo de aquisição e transferência do conhecimento do engenheiro e, ainda, como se desenvolve a sua competência profissional.Na seqüência, realiza-se pesquisa de campo na ICC brasileira, e na situação de referência, na ICC portuguesa, seguida de uma análise comparativa entre as duas situações pesquisadas. As principais conclusões apontadas pela análise são: a)os ambientes externos dos dois países são igualmente desfavoráveis à gestão do conhecimento, considerando o fraco investimento em educação e pesquisa, além da ausência de uma política de ciência e tecnologia; b) quanto à contribuição do ambiente interno e dos subsistemas, pode-se dizer que, de modo geral, a empresa brasileira reúne condições mais favoráveis à geração, codificação e transferência do conhecimento; c) a pesquisa identificou que o processo de aquisição de competência do engenheiro gestor de obras ocorre em duas fases: na primeira, o engenheiro adquire competência técnico-profissional; na segunda, o gestor expande sua base de conhecimentos tácitos, adquirindo competências organizacional e social; d) quanto ao processo de transferência do conhecimento entre os engenheiros, os resultados verificados nos dois países mostram que este processo ocorre principalmente por meio da tradição, onde as pessoas transferem seus conhecimentos e habilidades através de relações do tipo mestre-aprendiz.Por fim, o trabalho faz algumas recomendações para a implantação de sistema de gestão do conhecimento em empresas de construção e para o desenvolvimento de trabalhos futuros nesta temática.Florianópolis, SCSantos, Neri dosUniversidade Federal de Santa CatarinaSouto, Maria do Socorro Márcia Lopes2012-10-21T17:04:08Z2012-10-21T17:04:08Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis322 p.| il.application/pdf210275http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87244porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T03:28:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/87244Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T03:28:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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