Competências do trabalhador do conhecimento: um estudo multicasos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82039 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração. |
id |
UFSC_1ac0a40b57d2a39fab8609ce20a25026 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82039 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Competências do trabalhador do conhecimento: um estudo multicasosAdministraçãoGestão do conhecimentoTrabalhadoresCompetencia(Autoridade legal)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração.O objetivo principal do presente estudo consiste em levantar as competências comportamentais dos trabalhadores do departamento de Pesquisa & Desenvolvimento e investigar se as competências identificadas no universo pesquisado têm algum tipo de relação com o conjunto de competências, constituído por seis itens: autogerenciamento, criatividade, flexibilidade, comunicação, multiespecialidade e trabalho em equipe. Este conjunto toma forma a partir de pesquisa teórica, do tipo levantamento de dados bibliográficos, como possível para o trabalhador do conhecimento. Os trabalhadores pesquisados fazem parte de empresas que nasceram no CELTA - Centro Tecnológico de Florianópolis - no processo de incubação, e são consideradas hoje no estágio de liberação ou maduro, e desenvolvem tecnologias avançadas. São elas: AltoQi, CEBRA, Olsen Indústria e Equipamentos Odontomédicos Ltda, Softplan e Reivax. O entendimento das mudanças mercadológicas e dos princípios da Administração forma o arcabouço teórico que é o suporte para entendimento dos novos conceitos que emergem a partir da era do conhecimento. Dessa forma apresenta-se a conceitualização dos termos como gestão do conhecimento, trabalhador do conhecimento, gestão de pessoas, conhecimento e competência. Percebeu-se, como resultados deste estudo, que o processo de aprendizado passa por mudanças. Hoje ele é um processo muito mais coletivo com novas formas e dimensões e, no que se refere às competências aqui estudadas, pode-se encontrar uma, duas ou até três destas competências em um único trabalhador. Todavia o conjunto aqui proposto só pode ser encontrado de forma mais evidente nas equipes.Florianópolis, SCSalm, Jose FranciscoUniversidade Federal de Santa CatarinaZanchin, Janete2012-10-19T10:39:28Z2012-10-19T10:39:28Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis92 f.| il., tabs.application/pdf198117http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82039porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-07T13:44:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82039Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-07T13:44:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competências do trabalhador do conhecimento: um estudo multicasos |
title |
Competências do trabalhador do conhecimento: um estudo multicasos |
spellingShingle |
Competências do trabalhador do conhecimento: um estudo multicasos Zanchin, Janete Administração Gestão do conhecimento Trabalhadores Competencia (Autoridade legal) |
title_short |
Competências do trabalhador do conhecimento: um estudo multicasos |
title_full |
Competências do trabalhador do conhecimento: um estudo multicasos |
title_fullStr |
Competências do trabalhador do conhecimento: um estudo multicasos |
title_full_unstemmed |
Competências do trabalhador do conhecimento: um estudo multicasos |
title_sort |
Competências do trabalhador do conhecimento: um estudo multicasos |
author |
Zanchin, Janete |
author_facet |
Zanchin, Janete |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Salm, Jose Francisco Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanchin, Janete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração Gestão do conhecimento Trabalhadores Competencia (Autoridade legal) |
topic |
Administração Gestão do conhecimento Trabalhadores Competencia (Autoridade legal) |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001 2012-10-19T10:39:28Z 2012-10-19T10:39:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
198117 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82039 |
identifier_str_mv |
198117 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82039 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
92 f.| il., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651947082776576 |