Leitura de saberes encerrados nos cadernos escolares: o caso dos problemas de aritmética (França, 1870-1936)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204874 |
Resumo: | Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2869/2410 |
id |
UFSC_c444ee6350b13a0534a9e42a058aa96c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204874 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Leitura de saberes encerrados nos cadernos escolares: o caso dos problemas de aritmética (França, 1870-1936)SaberesProblemas de aritméticaCadernos escolaresDisponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2869/2410O presente texto tem como objetivo discutir possibilidades de leitura de saberes em cadernos escolares, de forma mais específica, a leitura de saberes aritméticos no ensino primário. Para a discussão foi tomada como base uma pesquisa realizada por Bertini (2019) que teve como interesse investigar como os problemas relacionados ao ensino de aritmética estiveram presentes nos cadernos escolares do ensino primário francês no período entre 1870 e 1936. Como resultados são destacados alguns aspectos considerados como importantes no processo de análise dos cadernos para elucidação de saberes. Além disso, evidencia-se a possibilidade de acesso a saberes resultantes de relações internas e externas às salas de aula por meio de análises das tarefas presentes nos cadernos escolares. Ainda, a consideração dos problemas como um saber a ser ensinado indica que essa caracterização de saber envolve não somente os saberes oriundos de um campo disciplinar, mas também daqueles próprios da cultura escolar (matemática escolar).Vidya2020-03-16T13:28:02Z2020-03-16T13:28:02Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBERTINI, L. F.. Leitura de saberes encerrados nos cadernos escolares: o caso dos problemas de aritmética (França, 1870-1936). VIDYA (SANTA MARIA. ONLINE), v. 39, p. 337-346, 2019.2176-4603https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204874Bertini, Luciane de Fatimaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-16T13:28:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204874Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-16T13:28:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura de saberes encerrados nos cadernos escolares: o caso dos problemas de aritmética (França, 1870-1936) |
title |
Leitura de saberes encerrados nos cadernos escolares: o caso dos problemas de aritmética (França, 1870-1936) |
spellingShingle |
Leitura de saberes encerrados nos cadernos escolares: o caso dos problemas de aritmética (França, 1870-1936) Bertini, Luciane de Fatima Saberes Problemas de aritmética Cadernos escolares |
title_short |
Leitura de saberes encerrados nos cadernos escolares: o caso dos problemas de aritmética (França, 1870-1936) |
title_full |
Leitura de saberes encerrados nos cadernos escolares: o caso dos problemas de aritmética (França, 1870-1936) |
title_fullStr |
Leitura de saberes encerrados nos cadernos escolares: o caso dos problemas de aritmética (França, 1870-1936) |
title_full_unstemmed |
Leitura de saberes encerrados nos cadernos escolares: o caso dos problemas de aritmética (França, 1870-1936) |
title_sort |
Leitura de saberes encerrados nos cadernos escolares: o caso dos problemas de aritmética (França, 1870-1936) |
author |
Bertini, Luciane de Fatima |
author_facet |
Bertini, Luciane de Fatima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bertini, Luciane de Fatima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saberes Problemas de aritmética Cadernos escolares |
topic |
Saberes Problemas de aritmética Cadernos escolares |
description |
Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2869/2410 |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-03-16T13:28:02Z 2020-03-16T13:28:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BERTINI, L. F.. Leitura de saberes encerrados nos cadernos escolares: o caso dos problemas de aritmética (França, 1870-1936). VIDYA (SANTA MARIA. ONLINE), v. 39, p. 337-346, 2019. 2176-4603 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204874 |
identifier_str_mv |
BERTINI, L. F.. Leitura de saberes encerrados nos cadernos escolares: o caso dos problemas de aritmética (França, 1870-1936). VIDYA (SANTA MARIA. ONLINE), v. 39, p. 337-346, 2019. 2176-4603 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204874 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vidya |
publisher.none.fl_str_mv |
Vidya |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652245115338752 |