Leitura de saberes encerrados nos cadernos escolares: o caso dos problemas de aritmética (França, 1870-1936)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertini, Luciane de Fatima
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204874
Resumo: Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2869/2410
id UFSC_c444ee6350b13a0534a9e42a058aa96c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/204874
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Leitura de saberes encerrados nos cadernos escolares: o caso dos problemas de aritmética (França, 1870-1936)SaberesProblemas de aritméticaCadernos escolaresDisponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2869/2410O presente texto tem como objetivo discutir possibilidades de leitura de saberes em cadernos escolares, de forma mais específica, a leitura de saberes aritméticos no ensino primário. Para a discussão foi tomada como base uma pesquisa realizada por Bertini (2019) que teve como interesse investigar como os problemas relacionados ao ensino de aritmética estiveram presentes nos cadernos escolares do ensino primário francês no período entre 1870 e 1936. Como resultados são destacados alguns aspectos considerados como importantes no processo de análise dos cadernos para elucidação de saberes. Além disso, evidencia-se a possibilidade de acesso a saberes resultantes de relações internas e externas às salas de aula por meio de análises das tarefas presentes nos cadernos escolares. Ainda, a consideração dos problemas como um saber a ser ensinado indica que essa caracterização de saber envolve não somente os saberes oriundos de um campo disciplinar, mas também daqueles próprios da cultura escolar (matemática escolar).Vidya2020-03-16T13:28:02Z2020-03-16T13:28:02Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBERTINI, L. F.. Leitura de saberes encerrados nos cadernos escolares: o caso dos problemas de aritmética (França, 1870-1936). VIDYA (SANTA MARIA. ONLINE), v. 39, p. 337-346, 2019.2176-4603https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204874Bertini, Luciane de Fatimaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-16T13:28:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204874Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-16T13:28:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura de saberes encerrados nos cadernos escolares: o caso dos problemas de aritmética (França, 1870-1936)
title Leitura de saberes encerrados nos cadernos escolares: o caso dos problemas de aritmética (França, 1870-1936)
spellingShingle Leitura de saberes encerrados nos cadernos escolares: o caso dos problemas de aritmética (França, 1870-1936)
Bertini, Luciane de Fatima
Saberes
Problemas de aritmética
Cadernos escolares
title_short Leitura de saberes encerrados nos cadernos escolares: o caso dos problemas de aritmética (França, 1870-1936)
title_full Leitura de saberes encerrados nos cadernos escolares: o caso dos problemas de aritmética (França, 1870-1936)
title_fullStr Leitura de saberes encerrados nos cadernos escolares: o caso dos problemas de aritmética (França, 1870-1936)
title_full_unstemmed Leitura de saberes encerrados nos cadernos escolares: o caso dos problemas de aritmética (França, 1870-1936)
title_sort Leitura de saberes encerrados nos cadernos escolares: o caso dos problemas de aritmética (França, 1870-1936)
author Bertini, Luciane de Fatima
author_facet Bertini, Luciane de Fatima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertini, Luciane de Fatima
dc.subject.por.fl_str_mv Saberes
Problemas de aritmética
Cadernos escolares
topic Saberes
Problemas de aritmética
Cadernos escolares
description Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2869/2410
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-03-16T13:28:02Z
2020-03-16T13:28:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BERTINI, L. F.. Leitura de saberes encerrados nos cadernos escolares: o caso dos problemas de aritmética (França, 1870-1936). VIDYA (SANTA MARIA. ONLINE), v. 39, p. 337-346, 2019.
2176-4603
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204874
identifier_str_mv BERTINI, L. F.. Leitura de saberes encerrados nos cadernos escolares: o caso dos problemas de aritmética (França, 1870-1936). VIDYA (SANTA MARIA. ONLINE), v. 39, p. 337-346, 2019.
2176-4603
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vidya
publisher.none.fl_str_mv Vidya
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652245115338752