Cadernos de normalistas e a sistematização do saber profissional para ensinar aritmética no curso primário, década de 1950
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218994 |
Resumo: | Giusti, Bruna Lima Ramos Cadernos de normalistas e a sistematização do saber profissional para ensinar aritmética no curso primário, década de 1950 / Bruna Lima Ramos Giusti. – Guarulhos, 2020. 196 f. Tese (Doutorado) – Programa de pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2020. Orientador: Wagner Rodrigues Valente Título em inglês: Normalists' notebooks and the systematization of professional knowledge to teach arithmetic in primary school, 1950's. 1. Cadernos escolares. 2. Formação de professor. 3. Escola normal. 4. Saber profissional. 5. Aritmética a ensinar. 6. Aritmética para ensinar. I. Valente, Wagner Rodrigues. II. Título. |
id |
UFSC_0e104dedab9be6364758e72449f14d6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/218994 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Cadernos de normalistas e a sistematização do saber profissional para ensinar aritmética no curso primário, década de 1950Cadernos escolaresFormação de professorEscola normalSaber profissionalAritmética a ensinarAritmética para ensinarGiusti, Bruna Lima Ramos Cadernos de normalistas e a sistematização do saber profissional para ensinar aritmética no curso primário, década de 1950 / Bruna Lima Ramos Giusti. – Guarulhos, 2020. 196 f. Tese (Doutorado) – Programa de pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2020. Orientador: Wagner Rodrigues Valente Título em inglês: Normalists' notebooks and the systematization of professional knowledge to teach arithmetic in primary school, 1950's. 1. Cadernos escolares. 2. Formação de professor. 3. Escola normal. 4. Saber profissional. 5. Aritmética a ensinar. 6. Aritmética para ensinar. I. Valente, Wagner Rodrigues. II. Título.O presente estudo aborda a sistematização do saber profissional do professor que irá ensinar aritmética no curso primário na década de 1950, no Brasil. O estudo integra o Projeto Temático intitulado “A Matemática na Formação de Professores e no Ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990”, financiado pela FAPESP, de maior amplitude, que visa responder às questões: “como são produzidos, sistematizados e institucionalizados os saberes profissionais do professor que ensina matemática?” e “como caracterizar a matemática como um saber profissional da docência?”. A partir dos estudos sobre formação do professor caracterizada por Hofstetter e Schneuwly (2017), elaborou-se uma interrogação norteadora desta pesquisa expressa como: que elementos podem ser extraídos da análise dos cadernos de normalistas que configuram um saber profissional do professor que irá ensinar aritmética na década de 1950? O estudo apresenta uma análise de três cadernos de normalistas desse tempo, chamado de Anos Dourados, e com isso, pôde-se evidenciar elementos de um saber específico do docente que iria ensinar aritmética nos primeiros anos escolares. Para a análise, utilizou-se uma metodologia de pesquisa descrita por Lima e Valente (2019), referenciada nos estudos de Peter Burke (2016), que consiste em etapas de trabalho dadas por: recompilação de experiências docentes, análise comparativa dos cadernos e sistematização dos saberes docentes. Com isso, pôde-se extrair dos cadernos elementos dos saberes profissionais, caracterizando uma aritmética a ensinar e uma aritmética para ensinar, configurando uma relação entre esses saberes e estabelecendo a natureza do saber profissional para o professor que ensina aritmética no curso primário em meados da década de 1950. Concluiu-se a tese apresentando elementos constitutivos desse saber profissional, a partir e uma relação entre a aritmética a ensinar e uma aritmética para ensinar.Valente, Wagner RodriguesGiusti, Bruna Lima Ramos2020-12-31T11:06:37Z2020-12-31T11:06:37Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfGIUSTI, Bruna Lima Ramos. Cadernos de normalistas e a sistematização do saber profissional para ensinar aritmética no curso primário, década de 1950.2020. 196f. Tese (Doutorado) – Programa de pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2020.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218994porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-12T18:15:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218994Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-09-12T18:15:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cadernos de normalistas e a sistematização do saber profissional para ensinar aritmética no curso primário, década de 1950 |
title |
Cadernos de normalistas e a sistematização do saber profissional para ensinar aritmética no curso primário, década de 1950 |
spellingShingle |
Cadernos de normalistas e a sistematização do saber profissional para ensinar aritmética no curso primário, década de 1950 Giusti, Bruna Lima Ramos Cadernos escolares Formação de professor Escola normal Saber profissional Aritmética a ensinar Aritmética para ensinar |
title_short |
Cadernos de normalistas e a sistematização do saber profissional para ensinar aritmética no curso primário, década de 1950 |
title_full |
Cadernos de normalistas e a sistematização do saber profissional para ensinar aritmética no curso primário, década de 1950 |
title_fullStr |
Cadernos de normalistas e a sistematização do saber profissional para ensinar aritmética no curso primário, década de 1950 |
title_full_unstemmed |
Cadernos de normalistas e a sistematização do saber profissional para ensinar aritmética no curso primário, década de 1950 |
title_sort |
Cadernos de normalistas e a sistematização do saber profissional para ensinar aritmética no curso primário, década de 1950 |
author |
Giusti, Bruna Lima Ramos |
author_facet |
Giusti, Bruna Lima Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Valente, Wagner Rodrigues |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giusti, Bruna Lima Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cadernos escolares Formação de professor Escola normal Saber profissional Aritmética a ensinar Aritmética para ensinar |
topic |
Cadernos escolares Formação de professor Escola normal Saber profissional Aritmética a ensinar Aritmética para ensinar |
description |
Giusti, Bruna Lima Ramos Cadernos de normalistas e a sistematização do saber profissional para ensinar aritmética no curso primário, década de 1950 / Bruna Lima Ramos Giusti. – Guarulhos, 2020. 196 f. Tese (Doutorado) – Programa de pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2020. Orientador: Wagner Rodrigues Valente Título em inglês: Normalists' notebooks and the systematization of professional knowledge to teach arithmetic in primary school, 1950's. 1. Cadernos escolares. 2. Formação de professor. 3. Escola normal. 4. Saber profissional. 5. Aritmética a ensinar. 6. Aritmética para ensinar. I. Valente, Wagner Rodrigues. II. Título. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-31T11:06:37Z 2020-12-31T11:06:37Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GIUSTI, Bruna Lima Ramos. Cadernos de normalistas e a sistematização do saber profissional para ensinar aritmética no curso primário, década de 1950.2020. 196f. Tese (Doutorado) – Programa de pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2020. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218994 |
identifier_str_mv |
GIUSTI, Bruna Lima Ramos. Cadernos de normalistas e a sistematização do saber profissional para ensinar aritmética no curso primário, década de 1950.2020. 196f. Tese (Doutorado) – Programa de pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2020. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218994 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652415276154880 |