O uso da media architecture na expografia da sociedade em rede: experienciando museus interativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrari, Ângela Carvalhaes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240858
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2022.
id UFSC_c4a0aa85259ecfad2096a9df8b750cc3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/240858
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O uso da media architecture na expografia da sociedade em rede: experienciando museus interativosGestão do conhecimentoEngenharia e gestão do conhecimentoMídia digitalMuseusMuseus virtuaisInovaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2022.Na sociedade em rede as tecnologias são empregadas na comunicação e mediação de diálogos, ainda assim, ainda há uma resistência às TICs, no campo da museologia. No entanto, a pandemia de COVID-19 possibilitou a aceleração das inovações digitais no espaço dos museus. Assim, os museus abrem os debates em torno das inovações tecnológicas, considerando sua função social educacional. Sendo assim, os museus interativos empregam as TICs na disseminação do conhecimento, almejando que o os insights adquiridos no museu, possam ser transformados e retornados em forma de inovação e novos objetos. Enquanto isso, no campo da arquitetura e urbanismo, iniciam os estudos de uma nova disciplina, que alia as faculdades da arquitetura com as das novas mídias. Esta nova arquitetura, conhecida como Media Architecture, é efêmera, performática e comunicativa, aplicada na face pública das edificações, a fim de promover o diálogo das questões sociais. Assim, considerando a os museus interativos como dialógicos, a exposição a face pública do museu e o design de exposições um meio de comunicação, tem se observado soluções inovadoras como Realidade Aumentada e Virtual, Inteligência Artificial e comunicação online para disseminação dos acervos de museu. Logo, esta pesquisa propõe o estudo de como a Media Architecture (MA), aplicada a museus, amplia a narrativa, estimula a interatividade e interação e proporciona a memorabilidade, por isso, foi adotado o estudo de caso como modalidade de pesquisa. Em um primeiro momento, a pesquisa bibliográfica identifica o contexto dos museus da sociedade em rede e os atributos da Media Architecture quando aplicada à expografia. Em seguida, os museus do Amanhã, Musehum, do Futebol e Mis Experience foram experienciados nos ambientes online e real. Na primeira etapa, a autonetnografia foi empregada para identificar a existência de conteúdo educacional na rede de internet. Em seguida, o ambiente real foi observado, a partir do método conhecido como corpografia, quando foram anotadas as impressões e sensações vivenciadas. Como resultado, um conjunto de mapas, gráficos e tabelas que identificam duas aplicações para a Media Architecture. Na primeira, a narrativa expográfica é aumentada com o emprego das tecnologias que ampliam as sensações. Em uma segunda via, o alcance da informação torna-se universal com a oferta de conteúdo complementar em rede e a possibilidade de diálogo aberto entre instituição e visitante. Assim, esta pesquisa integra os debates a respeito das tecnologias propondo como trabalhos futuros os estudos da memorabilidade dos ambientes Media Architecture ou a efetividade da ferramenta quando aplicada à expografia. Ademais, propõe-se como trabalhos futuros pesquisas para viabilidade de ferramentas e soluções para os museus.Abstract: The network society employs technologies for communication and dialogue mediation. However, there is still a resistance to technologies in the museology field. But the COVID-19 pandemic has accelerated digital innovations and transformation at museums. Thus, new debates about technologies for educational uses, consider the museum social function and interactive museum employs TICs to disseminate knowledge. Consequently the insights acquired in the museum can be transformed and returned as innovation and new museum objects. Meanwhile, a new discipline born in architecture studies merging characteristics from architecture and new media. This new architecture, known as Media Architecture, is ephemeral, performative, and communicative and used to be applied on the facades to promote dialogue about social issues. This research considers the dialogic communication of museums, the exhibition as a museum public face and exhibition design a kind of media and observes the emerge of innovative technological solutions such as Augmented and Virtual Reality, Artificial Intelligence and online communication. Therefore, this research proposes the study of how Media Architecture, applied to museums, expands the museum narratives, stimulates interactivity and interaction, and provides memorability. For this reason, case studies were used as an investigation modality. To start, a literature survey identified the museum's context in the network society and media architecture qualities and its application to exhibition design. Afterwards, the museums Amanhã, Musehum, Futebol and MIS Experience was experienced in their online and real environments. In the first step, it was used autonetnography to identify the presence of educational content on the Internet. Than the museums was examined by the observer method by noting the impressions and sensations experienced. The result is a series of maps, charts, and tables that identify the two applications of media architecture. On the one hand, the spatial narrative is amplified by technology that increase the senses. On the other hand, information becomes universal when it provides complementary content and fosters an open dialogue between institutions and visitors. Therefore, this study integrates the discussion on techniques proposing future works as research on media architecture environments memorability or media architecture effectiveness. Feasibility of tools and solutions for museums.Souza, Marcio Vieira deVanzin, TarcisioUniversidade Federal de Santa CatarinaFerrari, Ângela Carvalhaes2022-10-21T16:49:37Z2022-10-21T16:49:37Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis228 p.| il., gráfs.application/pdf378074https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240858porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-21T16:49:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/240858Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-21T16:49:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da media architecture na expografia da sociedade em rede: experienciando museus interativos
title O uso da media architecture na expografia da sociedade em rede: experienciando museus interativos
spellingShingle O uso da media architecture na expografia da sociedade em rede: experienciando museus interativos
Ferrari, Ângela Carvalhaes
Gestão do conhecimento
Engenharia e gestão do conhecimento
Mídia digital
Museus
Museus virtuais
Inovação
title_short O uso da media architecture na expografia da sociedade em rede: experienciando museus interativos
title_full O uso da media architecture na expografia da sociedade em rede: experienciando museus interativos
title_fullStr O uso da media architecture na expografia da sociedade em rede: experienciando museus interativos
title_full_unstemmed O uso da media architecture na expografia da sociedade em rede: experienciando museus interativos
title_sort O uso da media architecture na expografia da sociedade em rede: experienciando museus interativos
author Ferrari, Ângela Carvalhaes
author_facet Ferrari, Ângela Carvalhaes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Marcio Vieira de
Vanzin, Tarcisio
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrari, Ângela Carvalhaes
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Engenharia e gestão do conhecimento
Mídia digital
Museus
Museus virtuais
Inovação
topic Gestão do conhecimento
Engenharia e gestão do conhecimento
Mídia digital
Museus
Museus virtuais
Inovação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2022.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-21T16:49:37Z
2022-10-21T16:49:37Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 378074
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240858
identifier_str_mv 378074
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 228 p.| il., gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652251586101248