Educação e dominação politica : 1930 a 1945

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Agamenon Bento do
Data de Publicação: 1988
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106292
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias Juridicas
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spelling Educação e dominação politica : 1930 a 1945Educação e EstadoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias JuridicasNo início do presente estudo, apresentamos uma síntese histórica abrangendo fatos ocorridos no período que vai da Proclamação da República até o advento da Revolução de 30. Nessa oportunidade, descrevemos sumariamente, os vários períodos presidenciais e as características que os mascaram relativamente a fatos econômicos e políticos. Numa etapa seguinte, fizemos menção aos vários textos legais que trataram sobre reformas educacionais, tendo como marco o Ato Adicional de 1834, oportunidade em que fizemos algumas considerações sobre tais diplomas e as implicações trazidas para a área da educação. Já no item 1.3. que se refere ao período em estudo, optamos pela abordagem sobre os fatos históricos ocorridos de caráter político, econômico e social, tecendo, considerações sobre os aspectos principais. O segundo capítulo por sua vez, foi subdividido em quatro momentos a saber: elaboramos análise sumária do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova com algumas observações de seus pontos fundamentais; no segundo, passamos em revista, a Constituição de 34 e a questão educacional, quando tecemos alguns comentários que se faziam necessários; no terceiro, analisamos a educação durante o texto Constitucional de 37, quando são feitas, também, observações que interessam à análise crítica desenvolvida no capítulo seguinte: e, finalmente, fechando o capítulo, são examinados de per si, todos os Decretos e Decretos-Leis que constituíram no período, objeto do trabalho, as reformas feitas por Francisco Campos e Gustavo Capanema. Em seguida, no capítulo 3, após breve introdução, estabelecemos os fundamentos teóricos que constituem as categorias como - educação, dominação, política, hegemonia e ideologia utilizadas no decorrer da análise crítica. Com auxílio de autores diversos, expomos algumas considerações sobre tais categorias. No momento seguinte, que constitui o núcleo de nosso trabalho, efetuamos a análise de todo o período, quando tentamos demonstrar a utilização da educação como instrumento de dominação política por uma classe.Pasold, Cesar LuizUniversidade Federal de Santa CatarinaAmaral, Agamenon Bento do2013-12-05T20:01:00Z2013-12-05T20:01:00Z1988info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf82055https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106292porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-10T02:04:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/106292Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-10T02:04:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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