Educação e dominação politica : 1930 a 1945
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1988 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106292 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias Juridicas |
id |
UFSC_c4bf62adf07e5c21ffdb7770c2b6044a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/106292 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Educação e dominação politica : 1930 a 1945Educação e EstadoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias JuridicasNo início do presente estudo, apresentamos uma síntese histórica abrangendo fatos ocorridos no período que vai da Proclamação da República até o advento da Revolução de 30. Nessa oportunidade, descrevemos sumariamente, os vários períodos presidenciais e as características que os mascaram relativamente a fatos econômicos e políticos. Numa etapa seguinte, fizemos menção aos vários textos legais que trataram sobre reformas educacionais, tendo como marco o Ato Adicional de 1834, oportunidade em que fizemos algumas considerações sobre tais diplomas e as implicações trazidas para a área da educação. Já no item 1.3. que se refere ao período em estudo, optamos pela abordagem sobre os fatos históricos ocorridos de caráter político, econômico e social, tecendo, considerações sobre os aspectos principais. O segundo capítulo por sua vez, foi subdividido em quatro momentos a saber: elaboramos análise sumária do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova com algumas observações de seus pontos fundamentais; no segundo, passamos em revista, a Constituição de 34 e a questão educacional, quando tecemos alguns comentários que se faziam necessários; no terceiro, analisamos a educação durante o texto Constitucional de 37, quando são feitas, também, observações que interessam à análise crítica desenvolvida no capítulo seguinte: e, finalmente, fechando o capítulo, são examinados de per si, todos os Decretos e Decretos-Leis que constituíram no período, objeto do trabalho, as reformas feitas por Francisco Campos e Gustavo Capanema. Em seguida, no capítulo 3, após breve introdução, estabelecemos os fundamentos teóricos que constituem as categorias como - educação, dominação, política, hegemonia e ideologia utilizadas no decorrer da análise crítica. Com auxílio de autores diversos, expomos algumas considerações sobre tais categorias. No momento seguinte, que constitui o núcleo de nosso trabalho, efetuamos a análise de todo o período, quando tentamos demonstrar a utilização da educação como instrumento de dominação política por uma classe.Pasold, Cesar LuizUniversidade Federal de Santa CatarinaAmaral, Agamenon Bento do2013-12-05T20:01:00Z2013-12-05T20:01:00Z1988info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf82055https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106292porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-10T02:04:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/106292Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-10T02:04:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e dominação politica : 1930 a 1945 |
title |
Educação e dominação politica : 1930 a 1945 |
spellingShingle |
Educação e dominação politica : 1930 a 1945 Amaral, Agamenon Bento do Educação e Estado |
title_short |
Educação e dominação politica : 1930 a 1945 |
title_full |
Educação e dominação politica : 1930 a 1945 |
title_fullStr |
Educação e dominação politica : 1930 a 1945 |
title_full_unstemmed |
Educação e dominação politica : 1930 a 1945 |
title_sort |
Educação e dominação politica : 1930 a 1945 |
author |
Amaral, Agamenon Bento do |
author_facet |
Amaral, Agamenon Bento do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pasold, Cesar Luiz Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Agamenon Bento do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação e Estado |
topic |
Educação e Estado |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias Juridicas |
publishDate |
1988 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1988 2013-12-05T20:01:00Z 2013-12-05T20:01:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
82055 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106292 |
identifier_str_mv |
82055 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/106292 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651906908684288 |