Informática e ensino de matemática: contribuição para uma mútua construção /

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Martha Kaschny
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77025
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.
id UFSC_c5505dcd7caaa98fe1fdd196909ee9ca
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/77025
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaBorges, Martha KaschnyDamm, Regina Flemming2012-10-17T00:06:47Z2012-10-17T00:06:47Z19971997170509http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77025Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.Este estudo investigou as concepções que os professores de matemática apresentam relativas à introdução da informatica na educação, notadamente no que se refere ao ensino dessa área do conhecimento. Abordou também alguns aspectos didáticos que devem ser considerados na formação dos professores, para que o uso dessa nova tecnologia se constitua em um instrumento que contemple os dois aspectos dialéticos que fundamentam o conhecimento matemático, o de ferramenta e de objeto. O referencial teórico utilizado nesse estudo foram as teorias de obstáculo epistemológico, transposição didática, transposição informática e contrato didático, presentes no campo teórico da Didática Francesa. Foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa , através de questionários, reuniões de formação, observações de aulas e conversas com professores, coordenadores e diretores de escolas que apresentavam algum projeto de informática educativa. Os resultados do estudo sugerem que os professores apresentam uma posição favorável à introdução de computadores no ensino, porém não têm uma clareza quanto aos objetivos, metodologias e papel do professor como usuário. As atividades de formação foram desenvolvidas abordando, junto aos professores de uma escola delimitada, alguns aspectos didáticos que devem ser considerados quando trabalhamos com computadores, percebendo suas vantagens e limitações. Surgiram ainda, evidências de que um trabalho de formação para o uso de computadores no ensino se constitui em uma área de pesquisa que está se iniciando, onde muitos aspectos necessitam ser estudados e pesquisados.147 f.| tabs. +porFlorianópolis, SCInformaticaSanta CatarinaEducaçãoMatematica -Ensino auxiliado por computadorInformática e ensino de matemática: contribuição para uma mútua construção /info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL170509.pdfapplication/pdf6150802https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/77025/1/170509.pdf0d926042b0248d76bf3b7ce46717652fMD51123456789/770252016-01-08 20:06:03.156oai:repositorio.ufsc.br:123456789/77025Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-08T22:06:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Informática e ensino de matemática: contribuição para uma mútua construção /
title Informática e ensino de matemática: contribuição para uma mútua construção /
spellingShingle Informática e ensino de matemática: contribuição para uma mútua construção /
Borges, Martha Kaschny
Informatica
Santa Catarina
Educação
Matematica -
Ensino auxiliado por computador
title_short Informática e ensino de matemática: contribuição para uma mútua construção /
title_full Informática e ensino de matemática: contribuição para uma mútua construção /
title_fullStr Informática e ensino de matemática: contribuição para uma mútua construção /
title_full_unstemmed Informática e ensino de matemática: contribuição para uma mútua construção /
title_sort Informática e ensino de matemática: contribuição para uma mútua construção /
author Borges, Martha Kaschny
author_facet Borges, Martha Kaschny
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Martha Kaschny
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Damm, Regina Flemming
contributor_str_mv Damm, Regina Flemming
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Informatica
Santa Catarina
Educação
Matematica -
Ensino auxiliado por computador
topic Informatica
Santa Catarina
Educação
Matematica -
Ensino auxiliado por computador
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.
publishDate 1997
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 1997
dc.date.issued.fl_str_mv 1997
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-17T00:06:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-17T00:06:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77025
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 170509
identifier_str_mv 170509
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 147 f.| tabs. +
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/77025/1/170509.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0d926042b0248d76bf3b7ce46717652f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805395739770880