Informática e ensino de matemática: contribuição para uma mútua construção /
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77025 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
id |
UFSC_c5505dcd7caaa98fe1fdd196909ee9ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/77025 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Informática e ensino de matemática: contribuição para uma mútua construção /InformaticaSanta CatarinaEducaçãoMatematica -Ensino auxiliado por computadorDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.Este estudo investigou as concepções que os professores de matemática apresentam relativas à introdução da informatica na educação, notadamente no que se refere ao ensino dessa área do conhecimento. Abordou também alguns aspectos didáticos que devem ser considerados na formação dos professores, para que o uso dessa nova tecnologia se constitua em um instrumento que contemple os dois aspectos dialéticos que fundamentam o conhecimento matemático, o de ferramenta e de objeto. O referencial teórico utilizado nesse estudo foram as teorias de obstáculo epistemológico, transposição didática, transposição informática e contrato didático, presentes no campo teórico da Didática Francesa. Foi utilizada uma metodologia de natureza qualitativa , através de questionários, reuniões de formação, observações de aulas e conversas com professores, coordenadores e diretores de escolas que apresentavam algum projeto de informática educativa. Os resultados do estudo sugerem que os professores apresentam uma posição favorável à introdução de computadores no ensino, porém não têm uma clareza quanto aos objetivos, metodologias e papel do professor como usuário. As atividades de formação foram desenvolvidas abordando, junto aos professores de uma escola delimitada, alguns aspectos didáticos que devem ser considerados quando trabalhamos com computadores, percebendo suas vantagens e limitações. Surgiram ainda, evidências de que um trabalho de formação para o uso de computadores no ensino se constitui em uma área de pesquisa que está se iniciando, onde muitos aspectos necessitam ser estudados e pesquisados.Florianópolis, SCDamm, Regina FlemmingUniversidade Federal de Santa CatarinaBorges, Martha Kaschny2012-10-17T00:06:47Z2012-10-17T00:06:47Z19971997info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis147 f.| tabs. +application/pdf170509http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77025porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-08T22:06:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/77025Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-08T22:06:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Informática e ensino de matemática: contribuição para uma mútua construção / |
title |
Informática e ensino de matemática: contribuição para uma mútua construção / |
spellingShingle |
Informática e ensino de matemática: contribuição para uma mútua construção / Borges, Martha Kaschny Informatica Santa Catarina Educação Matematica - Ensino auxiliado por computador |
title_short |
Informática e ensino de matemática: contribuição para uma mútua construção / |
title_full |
Informática e ensino de matemática: contribuição para uma mútua construção / |
title_fullStr |
Informática e ensino de matemática: contribuição para uma mútua construção / |
title_full_unstemmed |
Informática e ensino de matemática: contribuição para uma mútua construção / |
title_sort |
Informática e ensino de matemática: contribuição para uma mútua construção / |
author |
Borges, Martha Kaschny |
author_facet |
Borges, Martha Kaschny |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Damm, Regina Flemming Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Martha Kaschny |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informatica Santa Catarina Educação Matematica - Ensino auxiliado por computador |
topic |
Informatica Santa Catarina Educação Matematica - Ensino auxiliado por computador |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997 1997 2012-10-17T00:06:47Z 2012-10-17T00:06:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
170509 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77025 |
identifier_str_mv |
170509 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
147 f.| tabs. + application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652335715450880 |