A atenção do condutor de automóvel e o uso de equipamentos tecnológicos interativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Truppel Filho, José Onildo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174267
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2016.
id UFSC_c70018e1ce3591e8fe59f1e8a7416b83
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/174267
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A atenção do condutor de automóvel e o uso de equipamentos tecnológicos interativosEngenharia e gestão do conhecimentoMotoristasDirecao de automoveisAtençãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2016.Trata esta pesquisa documental sobre a atenção do condutor de automóveis e o uso de equipamentos tecnológicos interativos. A legislação brasileira trata, em diferentes facetas, da permissão para que o condutor de automóvel dispense atenção aos equipamentos tecnológicos interativos e, de outra forma, proíbe o uso de outros. Assim, a pesquisa desvenda os tipos de atenção necessários ao desenvolvimento da condução do automóvel e relaciona a forma de acionamento e de visualização dos equipamentos tecnológicos interativos, de sete das quinze montadoras que mais venderam veículos no Brasil em 2014. A partir daí, investiga, nas normas que regem o trânsito brasileiro, em especial o Código de Trânsito Brasileiro, a atenção que o motorista deve dispor para o deslocamento. Isso para identificar se a legislação brasileira permite ao condutor de automóvel dispensar atenção aos equipamentos tecnológicos interativos. O ato de dirigir é uma tarefa complexa, sendo o condutor do veículo um sujeito que recebe uma grande quantidade de informações, seja do ambiente externo, seja do próprio veículo e, ainda, do seu corpo. Isso demonstra que não é interessante acrescentar fontes de "distração?" à sua tarefa que não tenham o propósito de auxiliar durante a condução. Constatou-se que parte desses equipamentos tecnológicos interativos apresentam distrativos aos condutores de automóveis, como equipamentos de entretenimentos, com acionamento e ajustes que desviam sua atenção, cujo funcionamento em nada contribui com a ação de dirigir.<br>Abstract : This documentary research is about the car driver's attention and the use of interactive technology equipment. Brazilian law looks after, in different facets, the permission for the car driver to give attention to interactive technological equipment, while prohibits the use of others. Thus, the research reveals the types of care required for the development of automobile driving and compares operation and display modes of the interactive technological equipment, from seven of the fifteen automakers that sold more vehicles in Brazil in 2014. Thenceforth, the research investigates the rules governing Brazilian traffic, especially the Brazilian traffic Code, the attention that the driver must have while moving the vehicle. This serves to identify if the Brazilian legislation allows the car driver give attention to interactive technological equipment. The act of driving is a complex task, and the driver of the vehicle is a subject that gets a lot of information, whether from the external environment, whether the vehicle itself and also your body. This shows that it is not interesting to add sources of "distraction" to this task that do not have the purpose of assisting while driving. It was found that some of these interactive technological equipment have been distracting to drivers of cars, such as entertainment equipment, with settings and adjustments that divert your attention, which operations do not contribute to the action of driving.Luz Filho, Silvio Serafim daFranzoni, Ana Maria BencciveniUniversidade Federal de Santa CatarinaTruppel Filho, José Onildo2017-03-28T04:08:55Z2017-03-28T04:08:55Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis127 p.| il., tabs.application/pdf344667https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174267porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-28T04:08:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/174267Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-03-28T04:08:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A atenção do condutor de automóvel e o uso de equipamentos tecnológicos interativos
title A atenção do condutor de automóvel e o uso de equipamentos tecnológicos interativos
spellingShingle A atenção do condutor de automóvel e o uso de equipamentos tecnológicos interativos
Truppel Filho, José Onildo
Engenharia e gestão do conhecimento
Motoristas
Direcao de automoveis
Atenção
title_short A atenção do condutor de automóvel e o uso de equipamentos tecnológicos interativos
title_full A atenção do condutor de automóvel e o uso de equipamentos tecnológicos interativos
title_fullStr A atenção do condutor de automóvel e o uso de equipamentos tecnológicos interativos
title_full_unstemmed A atenção do condutor de automóvel e o uso de equipamentos tecnológicos interativos
title_sort A atenção do condutor de automóvel e o uso de equipamentos tecnológicos interativos
author Truppel Filho, José Onildo
author_facet Truppel Filho, José Onildo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luz Filho, Silvio Serafim da
Franzoni, Ana Maria Bencciveni
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Truppel Filho, José Onildo
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia e gestão do conhecimento
Motoristas
Direcao de automoveis
Atenção
topic Engenharia e gestão do conhecimento
Motoristas
Direcao de automoveis
Atenção
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-03-28T04:08:55Z
2017-03-28T04:08:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 344667
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174267
identifier_str_mv 344667
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 127 p.| il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652272292331520