Impacto do uso da Gestão do Conhecimento para a gestão da Curva de Aprendizagem de uma empresa do setor de TI, da cidade de Florianópolis/SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calza, Fillipe
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248709
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Sistemas de Informação.
id UFSC_32173f8b3ca358279979d05500c0d3cd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/248709
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Impacto do uso da Gestão do Conhecimento para a gestão da Curva de Aprendizagem de uma empresa do setor de TI, da cidade de Florianópolis/SCcurva de aprendizagemfuncionário entrantegestão do conhecimentotécnicas da Gestão do Conhecimentopráticas da Gestão do Conhecimentoferramentas da Gestão do Conhecimentopráticas, técnicas e ferramentas da Gestão do ConhecimentoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Sistemas de Informação.A curva de aprendizagem, tem se mostrado uma ferramenta útil para o monitoramento do desempenho de funcionários novos ou antigos, submetidos a tarefas ou oportunidades, avaliando seu progresso na medida em que novas tarefas são requisitadas. O presente trabalho tem por escopo a apresentação de conceitos básicos e atuais sobre a curva de aprendizagem nas organizações, mapeamento dos modelos propostos pela literatura e identificação dos fatores que influenciam na decisão entre os modelos. Seguiu-se a análise da relação da gestão do conhecimento para a diminuição da curva da aprendizagem e, a identificação dos métodos e técnicas de gestão do conhecimento utilizados. Para ser possível atender ao objetivo geral, foi realizada uma pesquisa de campo por meio de estudo de caso em uma empresa de TI na cidade de Florianópolis. Com a aplicação de questionário a uma amostra de 70% de funcionários da empresa, pode-se concluir que à pesquisa atendeu as expectativas investigativas, identificando as principais ferramentas da gestão do conhecimento que podem impactar na melhora da curva da aprendizagem. Como interpretação dos resultados obtidos no questionário, verificou-se que as perguntas que não obtiveram mais de 50% de respostas positivas, necessitam da aplicação de métodos e técnicas de GC. Entre estas, destacam-se a base de dados centralizada; portais do conhecimento e sistemas de gerenciamento de conteúdo; mapeamento do conhecimento; treinamentos e capacitações; interação entre funcionários; sistema de busca avançada; comunidades de prática; revisão por pares; colheita do conhecimento e entrevista de desligamento. O cruzamento de informações obtidas na revisão de literatura conclui que a medida em que as técnicas são empregadas e aprimoradas pela empresa, inúmeros benefícios no desenvolvimento pessoal dos funcionários e de equipe será observado. Desta forma, a redução da curva de aprendizagem tende a ocorrer de forma natural e progressiva.The learning curve has proven to be a useful tool for monitoring the performance of new or existing employees when subjected to tasks or opportunities, assessing their progress as new tasks are required. The scope of this work is to present basic and current concepts about the learning curve in organizations, mapping the models proposed in the literature, and identifying the factors that influence the choice between models. The analysis of the relationship between knowledge management and the reduction of the learning curve was carried out, as well as the identification of the methods and techniques of knowledge management used. In order to achieve the overall objective, a field research was conducted through a case study in an IT company in Florianopolis. By applying a questionnaire to a sample of 70% of the company’s employees, it was concluded that the research met the investigative expectations, identifying the main knowledge management tools that can impact the improvement of the learning curve. Interpreting the results obtained from the questionnaire, it was found that the questions that did not receive more than 50% of positive responses require the application of knowledge management methods and techniques. These include centralized databases, knowledge portals, and content management systems; knowledge mapping; training and capacity building; employee interaction; advanced search systems; communities of practice; peer review; knowledge harvesting, and exit interviews. The synthesis of information obtained in the literature review concludes that as these techniques are employed and improved by the company, numerous benefits in the personal development of employees and teams will be observed. Thus, the reduction of the learning curve tends to occur naturally and progressively.Florianópolis, SC.Freire, Patricia de SáAbreu, Ana Cláudia DonnerUniversidade Federal de Santa Catarina.Calza, Fillipe2023-07-12T14:13:48Z2023-07-12T14:13:48Z2023-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis103 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248709Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-07-12T14:13:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/248709Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-07-12T14:13:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto do uso da Gestão do Conhecimento para a gestão da Curva de Aprendizagem de uma empresa do setor de TI, da cidade de Florianópolis/SC
title Impacto do uso da Gestão do Conhecimento para a gestão da Curva de Aprendizagem de uma empresa do setor de TI, da cidade de Florianópolis/SC
spellingShingle Impacto do uso da Gestão do Conhecimento para a gestão da Curva de Aprendizagem de uma empresa do setor de TI, da cidade de Florianópolis/SC
Calza, Fillipe
curva de aprendizagem
funcionário entrante
gestão do conhecimento
técnicas da Gestão do Conhecimento
práticas da Gestão do Conhecimento
ferramentas da Gestão do Conhecimento
práticas, técnicas e ferramentas da Gestão do Conhecimento
title_short Impacto do uso da Gestão do Conhecimento para a gestão da Curva de Aprendizagem de uma empresa do setor de TI, da cidade de Florianópolis/SC
title_full Impacto do uso da Gestão do Conhecimento para a gestão da Curva de Aprendizagem de uma empresa do setor de TI, da cidade de Florianópolis/SC
title_fullStr Impacto do uso da Gestão do Conhecimento para a gestão da Curva de Aprendizagem de uma empresa do setor de TI, da cidade de Florianópolis/SC
title_full_unstemmed Impacto do uso da Gestão do Conhecimento para a gestão da Curva de Aprendizagem de uma empresa do setor de TI, da cidade de Florianópolis/SC
title_sort Impacto do uso da Gestão do Conhecimento para a gestão da Curva de Aprendizagem de uma empresa do setor de TI, da cidade de Florianópolis/SC
author Calza, Fillipe
author_facet Calza, Fillipe
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freire, Patricia de Sá
Abreu, Ana Cláudia Donner
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Calza, Fillipe
dc.subject.por.fl_str_mv curva de aprendizagem
funcionário entrante
gestão do conhecimento
técnicas da Gestão do Conhecimento
práticas da Gestão do Conhecimento
ferramentas da Gestão do Conhecimento
práticas, técnicas e ferramentas da Gestão do Conhecimento
topic curva de aprendizagem
funcionário entrante
gestão do conhecimento
técnicas da Gestão do Conhecimento
práticas da Gestão do Conhecimento
ferramentas da Gestão do Conhecimento
práticas, técnicas e ferramentas da Gestão do Conhecimento
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Sistemas de Informação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-12T14:13:48Z
2023-07-12T14:13:48Z
2023-07-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248709
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 103 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652250200932352