Impacto do uso da Gestão do Conhecimento para a gestão da Curva de Aprendizagem de uma empresa do setor de TI, da cidade de Florianópolis/SC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248709 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Sistemas de Informação. |
id |
UFSC_32173f8b3ca358279979d05500c0d3cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/248709 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Impacto do uso da Gestão do Conhecimento para a gestão da Curva de Aprendizagem de uma empresa do setor de TI, da cidade de Florianópolis/SCcurva de aprendizagemfuncionário entrantegestão do conhecimentotécnicas da Gestão do Conhecimentopráticas da Gestão do Conhecimentoferramentas da Gestão do Conhecimentopráticas, técnicas e ferramentas da Gestão do ConhecimentoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Sistemas de Informação.A curva de aprendizagem, tem se mostrado uma ferramenta útil para o monitoramento do desempenho de funcionários novos ou antigos, submetidos a tarefas ou oportunidades, avaliando seu progresso na medida em que novas tarefas são requisitadas. O presente trabalho tem por escopo a apresentação de conceitos básicos e atuais sobre a curva de aprendizagem nas organizações, mapeamento dos modelos propostos pela literatura e identificação dos fatores que influenciam na decisão entre os modelos. Seguiu-se a análise da relação da gestão do conhecimento para a diminuição da curva da aprendizagem e, a identificação dos métodos e técnicas de gestão do conhecimento utilizados. Para ser possível atender ao objetivo geral, foi realizada uma pesquisa de campo por meio de estudo de caso em uma empresa de TI na cidade de Florianópolis. Com a aplicação de questionário a uma amostra de 70% de funcionários da empresa, pode-se concluir que à pesquisa atendeu as expectativas investigativas, identificando as principais ferramentas da gestão do conhecimento que podem impactar na melhora da curva da aprendizagem. Como interpretação dos resultados obtidos no questionário, verificou-se que as perguntas que não obtiveram mais de 50% de respostas positivas, necessitam da aplicação de métodos e técnicas de GC. Entre estas, destacam-se a base de dados centralizada; portais do conhecimento e sistemas de gerenciamento de conteúdo; mapeamento do conhecimento; treinamentos e capacitações; interação entre funcionários; sistema de busca avançada; comunidades de prática; revisão por pares; colheita do conhecimento e entrevista de desligamento. O cruzamento de informações obtidas na revisão de literatura conclui que a medida em que as técnicas são empregadas e aprimoradas pela empresa, inúmeros benefícios no desenvolvimento pessoal dos funcionários e de equipe será observado. Desta forma, a redução da curva de aprendizagem tende a ocorrer de forma natural e progressiva.The learning curve has proven to be a useful tool for monitoring the performance of new or existing employees when subjected to tasks or opportunities, assessing their progress as new tasks are required. The scope of this work is to present basic and current concepts about the learning curve in organizations, mapping the models proposed in the literature, and identifying the factors that influence the choice between models. The analysis of the relationship between knowledge management and the reduction of the learning curve was carried out, as well as the identification of the methods and techniques of knowledge management used. In order to achieve the overall objective, a field research was conducted through a case study in an IT company in Florianopolis. By applying a questionnaire to a sample of 70% of the company’s employees, it was concluded that the research met the investigative expectations, identifying the main knowledge management tools that can impact the improvement of the learning curve. Interpreting the results obtained from the questionnaire, it was found that the questions that did not receive more than 50% of positive responses require the application of knowledge management methods and techniques. These include centralized databases, knowledge portals, and content management systems; knowledge mapping; training and capacity building; employee interaction; advanced search systems; communities of practice; peer review; knowledge harvesting, and exit interviews. The synthesis of information obtained in the literature review concludes that as these techniques are employed and improved by the company, numerous benefits in the personal development of employees and teams will be observed. Thus, the reduction of the learning curve tends to occur naturally and progressively.Florianópolis, SC.Freire, Patricia de SáAbreu, Ana Cláudia DonnerUniversidade Federal de Santa Catarina.Calza, Fillipe2023-07-12T14:13:48Z2023-07-12T14:13:48Z2023-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis103 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248709Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-07-12T14:13:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/248709Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-07-12T14:13:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impacto do uso da Gestão do Conhecimento para a gestão da Curva de Aprendizagem de uma empresa do setor de TI, da cidade de Florianópolis/SC |
title |
Impacto do uso da Gestão do Conhecimento para a gestão da Curva de Aprendizagem de uma empresa do setor de TI, da cidade de Florianópolis/SC |
spellingShingle |
Impacto do uso da Gestão do Conhecimento para a gestão da Curva de Aprendizagem de uma empresa do setor de TI, da cidade de Florianópolis/SC Calza, Fillipe curva de aprendizagem funcionário entrante gestão do conhecimento técnicas da Gestão do Conhecimento práticas da Gestão do Conhecimento ferramentas da Gestão do Conhecimento práticas, técnicas e ferramentas da Gestão do Conhecimento |
title_short |
Impacto do uso da Gestão do Conhecimento para a gestão da Curva de Aprendizagem de uma empresa do setor de TI, da cidade de Florianópolis/SC |
title_full |
Impacto do uso da Gestão do Conhecimento para a gestão da Curva de Aprendizagem de uma empresa do setor de TI, da cidade de Florianópolis/SC |
title_fullStr |
Impacto do uso da Gestão do Conhecimento para a gestão da Curva de Aprendizagem de uma empresa do setor de TI, da cidade de Florianópolis/SC |
title_full_unstemmed |
Impacto do uso da Gestão do Conhecimento para a gestão da Curva de Aprendizagem de uma empresa do setor de TI, da cidade de Florianópolis/SC |
title_sort |
Impacto do uso da Gestão do Conhecimento para a gestão da Curva de Aprendizagem de uma empresa do setor de TI, da cidade de Florianópolis/SC |
author |
Calza, Fillipe |
author_facet |
Calza, Fillipe |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freire, Patricia de Sá Abreu, Ana Cláudia Donner Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calza, Fillipe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
curva de aprendizagem funcionário entrante gestão do conhecimento técnicas da Gestão do Conhecimento práticas da Gestão do Conhecimento ferramentas da Gestão do Conhecimento práticas, técnicas e ferramentas da Gestão do Conhecimento |
topic |
curva de aprendizagem funcionário entrante gestão do conhecimento técnicas da Gestão do Conhecimento práticas da Gestão do Conhecimento ferramentas da Gestão do Conhecimento práticas, técnicas e ferramentas da Gestão do Conhecimento |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Sistemas de Informação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-12T14:13:48Z 2023-07-12T14:13:48Z 2023-07-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248709 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248709 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
103 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652250200932352 |