Watchmen: vazios, tragédia e poesia visual moderna
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93085 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Literatura, Florianópolis, 2009 |
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Watchmen: vazios, tragédia e poesia visual modernaLiteraturaHistorias em quadrinhosFilosofiaLiteratura -Herois na literaturaPoesia visualDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-graduação em Literatura, Florianópolis, 2009A presente dissertação é uma análise da história em quadrinhos Watchmen, de Alan Moore e Dave Gibbons, dividida em três partes: uma análise do processo de leitura das histórias em quadrinhos em geral, uma leitura da obra Watchmen e uma relação formal de Watchmen em relação à poesia visual moderna. Primeiramente a leitura e o processo de compreensão das histórias em quadrinhos são pensadas em relação a algumas ideias da semiologia, de proposições da estética da recepção, e da fenomenologia da percepção. A partir das proposições teóricas é investigada a importância exercida pelos vazios textuais nas histórias em quadrinhos como espaços de projeção interpretativa do leitor. Após é feita uma leitura da obra Watchmen como parábola da guerra fria e sua relação com a narrativa trágica, onde se aproxima a figura do super-herói de aspectos composicionais do herói trágico de várias épocas. Por fim, é feita uma relação de aproximação entre as estratégias narrativas de Watchmen com procedimentos formais da poesia visual. Esta relação aproxima estratégias narrativas, capítulos e a própria materialidade de Watchmen a aspectos formais da obra de Stephané Mallarmé, dos caligramas de Guillaume Apollinaire, e da autorreferencialidade temática do concretismo brasileiro.This thesis is an analysis of the comic book Watchmen, by Alan Moore and Dave Gibbons, and is divided into three parts: an analysis of the reading process carried out in comic books, a reading of some Watchmen's particularities and a formal approach of the work towards modern poetry. First, the process of reading and understanding in comics are considered in relation to some ideas of semiology, to reception theory and to phenomenology of perception. From these propositions, the importance of the textual gaps on comics, the empty spaces between each frame, as a space for the reader's interpretative projection, is studied. It then analyses Watchmen as a parable for the Cold War and its relation to the tragic narrative, where the picture of the superhero is compared to the tragic hero's compositional features of various epochs. Lastly, it relates the work's narrative strategies to formal procedures of modern visual poetry. This relation will connect parts of the narrative, chapters and the very materiality of the novel to formal aspects of Stepháne Mallarmé's work, the caligrams of Guillaume Apollinaire, and the thematic self-referentiality of Brazilian Concretism.Ramos, Tania Regina OliveiraUniversidade Federal de Santa CatarinaDuarte, Rafael Soares2012-10-24T16:22:02Z2012-10-24T16:22:02Z2012-10-24T16:22:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis123 f.| il.application/pdf276673http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93085porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T18:54:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/93085Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T18:54:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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