Robótica educacional e qualidade motivacional dos estudantes em aulas de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Toni Fernando Mendes dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216066
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2020.
id UFSC_c7b9b591b4e652ef7b346439493feca3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/216066
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Robótica educacional e qualidade motivacional dos estudantes em aulas de físicaEducação científica e tecnológicaRobóticaFísicaMotivação na educaçãoAutonomia (Psicologia)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2020.A aprendizagem é um processo complexo e depende de inúmeros fatores, entretanto, na maioria das vezes o foco parece direcionado apenas aos aspectos cognitivos ou metodológicos, ficando a afetividade à margem. Tal visão deixa escapar diversos elementos envolvidos na complexidade de uma sala de aula, uma vez que as emoções, os interesses, as motivações, os valores, as crenças dos alunos podem afetar consideravelmente como eles se engajam nas atividades escolares. Com isso, tanto a razão quanto a afetividade mostram-se capazes de influenciar o processo de aprendizagem. Uma das queixas mais recorrentes dos professores relaciona-se com a apatia, aparente falta de motivação, de interesse dos estudantes para se envolver nas atividades propostas, o que resultaria, então, em baixo rendimento acadêmico. Embora a pouca intensidade e a baixa qualidade motivacional pareçam afetar todas as componentes curriculares, o assunto se mostra sensível ao ensino de Física, constituindo-se num problema a ser considerado. Nos últimos anos, estudos envolvendo novas tecnologias no ambiente escolar vêm apontando benefícios do uso desses recursos para o processo de ensino e aprendizagem. Em particular, destaca-se a Robótica Educacional cujo emprego dentro das salas de aula vem crescendo e, as pesquisas, embora preliminarmente, apontam-na como algo capaz de melhorar a motivação dos estudantes. Com o intuito de contribuir com os estudos envolvendo o construto motivação, o presente trabalho procurou compreender o impacto que o uso de atividades didáticas envolvendo Robótica Educacional poderia ter na motivação dos estudantes para aprender Física. Para isso foram elaboradas atividades didáticas envolvendo dispositivos robóticos com o intuito de discutir gráficos cinemáticos e o conceito de velocidade escalar média. As atividades foram realizadas em quatro turmas de primeiro ano do ensino médio de uma escola pública federal, localizada na cidade de Florianópolis-SC. Para dar luz à motivação, utilizou-se como referencial a teoria da autodeterminação. Os dados que formaram a base do estudo foram obtidos por meio da aplicação de uma escala de medida de motivação, de entrevistas semiestruturadas e do engajamento comportamental dos estudantes mediante análise de videogravações das atividades. Os resultados obtidos indicam que a robótica apresenta potencial para contribuir com a aprendizagem dos alunos. Porém, em relação a ser uma ferramenta capaz de motivar os estudantes para realizar atividades didáticas em Física, tal questão deve ser encarada com ressalvas, pois a promoção ou manutenção de uma motivação de qualidade depende que diferentes aspectos sejam contemplados e o conteúdo abordado e desenho das atividades influenciam sobremaneira.Abstract : Learning is a complex process which depends on countless factors, however, most of the time the focus seems directed only to cognitive or methodological aspects, leaving affectivity on the sidelines. This perspective leaves behind many elements involved in the complexity of a classroom once emotions, interests and motivations, the values and the student's beliefs, which may affect considerably how they engage in school activities. Considering all this, both the reason and affectivity are shown being capable of influencing the learning process. One of the most frequent complains from teachers is related to apathy, apparent lack of motivation, of interest from students to get involved in the proposed activities, what would result in low academic performance. Although the low intensity and motivational quality seem to affect every curricular component, the subject shows itself being sensitive to Physics teaching, therefore, being a considerable problem. In the last years, studies involving new technologies in scholar environment, which have been showing benefits of these resources for the learning and teaching process. In particular, Educational Robotics stands out, which the use in classroom is rising and the researches, although preliminarily, show it as something capable of helping rise student motivation. In order to contribute with these studies involving the motivation construct, this paper searches understanding the impact that using didactic activities involving Educational Robotics might have in motivating students to learn Physics. For that, didactic activities were elaborated involving robotic gadgets intending to discuss cinematic graphics and the concept of average scalar velocity. The activities were applied in four classes of high school's first year in a public federal school in Florianópolis-SC. To bring light to motivation, the referential used was Self-Determination Theory. The data that form the base of study were obtained by applying a scale of motivation measure, semi-structured interviews and behavioral engaging of the students upon the analysis of videorecording of the developed activities. The obtained results indicate that robotics presents potential to contributing students to develop didactic activities in Physics, topic that must the faced with reservations, for promoting or maintaining quality motivation depends on contemplating different aspects and the content covered and the activities drawn influence it specially.Santos, Paulo José Sena dosUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Toni Fernando Mendes dos2020-10-21T21:25:20Z2020-10-21T21:25:20Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis211 p.| il., tabsapplication/pdf370063https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216066porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:25:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216066Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:25:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Robótica educacional e qualidade motivacional dos estudantes em aulas de física
title Robótica educacional e qualidade motivacional dos estudantes em aulas de física
spellingShingle Robótica educacional e qualidade motivacional dos estudantes em aulas de física
Santos, Toni Fernando Mendes dos
Educação científica e tecnológica
Robótica
Física
Motivação na educação
Autonomia (Psicologia)
title_short Robótica educacional e qualidade motivacional dos estudantes em aulas de física
title_full Robótica educacional e qualidade motivacional dos estudantes em aulas de física
title_fullStr Robótica educacional e qualidade motivacional dos estudantes em aulas de física
title_full_unstemmed Robótica educacional e qualidade motivacional dos estudantes em aulas de física
title_sort Robótica educacional e qualidade motivacional dos estudantes em aulas de física
author Santos, Toni Fernando Mendes dos
author_facet Santos, Toni Fernando Mendes dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Paulo José Sena dos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Toni Fernando Mendes dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Robótica
Física
Motivação na educação
Autonomia (Psicologia)
topic Educação científica e tecnológica
Robótica
Física
Motivação na educação
Autonomia (Psicologia)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-21T21:25:20Z
2020-10-21T21:25:20Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 370063
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216066
identifier_str_mv 370063
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 211 p.| il., tabs
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652382682218496