A roda de histórias: pelo direito de viver a infância no Colégio de Aplicação-UFSC
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198620 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018. |
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A roda de histórias: pelo direito de viver a infância no Colégio de Aplicação-UFSCEducaçãoObservação participanteArte de contar históriasCriançasDissertação (mestrado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Humanas e da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.Esta dissertação apresenta a pesquisa desenvolvida em parceria com crianças pesquisadoras que participam da Roda de Histórias do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A Roda de Histórias, um momento de fruição estético-literária para ouvir e contar histórias, surgiu em 2012 no âmbito da sala de aula de três turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e, em 2017, como um projeto piloto para a criação da disciplina de Literatura Oral, passou a fazer parte do currículo formal, compondo o quadro de disciplinas de todas as 15 turmas desse segmento. Por meio de uma investigação de natureza participativa, o estudo apresenta como objetivo compreender os sentidos que as crianças estão produzindo a partir da participação nessa atividade. A pesquisa explora os desafios de uma investigação participativa com crianças e sustenta-se em pressupostos que consideram as crianças como sujeitos de direitos que produzem cultura e história, capazes de pensar e de se expressar sobre os seus modos de vida. Nessa perspectiva, mais que encontrar respostas, busca-se, no encontro e na interação com as crianças, descobrir, aprender, construir e compartilhar conhecimentos, o que configura esse processo como uma experiência de produção de novos sentidos. Pesquisar com as crianças significa abrir mão do controle e partilhar com elas as decisões e os encaminhamentos da investigação. As escolhas teórico-metodológicas contribuem para potencializar as competências das crianças, de modo que, o protagonismo delas na pesquisa evidencia seus entendimentos e sentidos, isto é, seus modos de ser, agir, sentir e pensar sobre os processos de participação, interação e investigação na Roda de Histórias/Literatura Oral. Os instrumentos metodológicos utilizados pautam-se pela Observação Participante, pelo Diário de Campo e pela Técnica de Entrevistas Mistas, cujos registros foram feitos por meio de gravador digital e máquina fotográfica/filmadora. Para compreender e refletir acerca da participação das crianças na Roda de Histórias/Literatura Oral, foi imprescindível considerar o contexto em que essa atividade ocorre: a escola. A experiência da pesquisa narrada nesta dissertação possibilita um exercício de autoria em que as relações entre as crianças, os adultos e a narração de histórias na escola puderam ser problematizadas. Os dados gerados em campo, as vozes e os posicionamentos das crianças sobre a participação na Roda de Histórias/Literatura Oral indicam que garantir, no contexto escolar, espaço e tempo para a narração de histórias, como um momento de fruição estético-literária, como um lugar onde as crianças têm a oportunidade de tecer e partilhar suas narrativas, contribui para a construção de uma escola mais poética, estética e humana.Abstract : This dissertation presents a research developed in partnership with children researchers who participate in the Storytelling Circle at Federal University of Santa Catarina (UFSC)'s Aplicação School. The Storytelling Circle, a moment of aesthetic-literary enjoyment to hear and tell stories, started in 2012, within the classroom of three youngster classes at the Elementary School. In 2017, as a pilot project for the creation of the Oral Literature subject, the Circle became part of the formal curriculum, being included as a regular subject for all 15 classes in this segment. Through an investigation of participatory nature, the study aims to understand the significations children are producing while participating in this activity. The research explores the challenges of a participatory research with children and is based on assumptions which consider children as subjects of law, who produce culture and History, and who are capable of thinking and expressing about their life. In this perspective, rather than finding answers, we seek, while meeting and interacting with children, to discover, learn, build and share knowledge, which shapes this process as an experience of producing new meanings. Researching with children means giving up control and sharing with them the decisions and directions of the investigation. The theoretical and methodological choices contribute to empower children's competences, so that their protagonism in the research evidences their understandings and meanings, that is, their ways of being, acting, feeling and thinking about the processes of participation, interaction and research in the Storytelling Circle/Oral Literature. The methodological tools we used are based on Participant Observation, Field Journals and the Mixed Interviews Technique, whose records were made with digital recorder and digital camera/camcorder. To understand and reflect on the participation of children in the Storytelling Circle/Oral Literature, considering the context in which this activity occurs the school was essential. The research experience narrated in this dissertation enables an exercise in authorship in which relationships between children, adults and storytelling in school could be problematized. The data generated in the field, the voices and the positions of the children about their participation in the Storytelling Circle/Oral Literature indicate that guaranteeing space and time for storytelling in the school context, as a moment of aesthetic-literary fruition, as a place where children have the opportunity to weave and share their narratives, contributes to building a more poetic, aesthetic and human school.Martins Filho, Lourival JoséUniversidade do Estado de Santa CatarinaSilva, Liliane Alves da2019-07-25T11:54:30Z2019-07-25T11:54:30Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis275 p.| il.application/pdf361818https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/198620porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-13T14:59:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/198620Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-07-13T14:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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