Conflicting conversational styles in a cross-cultural business negotiation
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1991 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157716 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão |
id |
UFSC_c84cef03cbd27f9c06f83e754216a17c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/157716 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Conflicting conversational styles in a cross-cultural business negotiationLingua inglesaSociolinguisticaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e ExpressãoDurante 4 dias consecutivos foram gravadas em vídeo reuniões entre dois importadores norte-americanos e dois fabricantes brasileiros. Apresenta-se aqui a micro-análise etnográfica desta interação (Erickson 1991). A partir desta análise foram integrados os dados de pesquisa e isolados os momentos de conflito na interação através de sucinta análise de quadros (Tanner 1984, 1986), identificam-se nestes dados três atividades de fala: especificações técnicas, conversa social e negociação. Com base na abordagem sociolingüística interacional, analisam-se a seguir os momentos de conflito nas tarefas argumentativas durante atividade de negociação (Gumperz 1982a). Esta análise revela dois estilos diferentes para o estabelecimento dos pontos de argumentação: enquanto os importadores norte-americanos apresentam seus pontos para em seguida defendê-los, os fabricantes brasileiros faziam uma série de observações preliminares em defesa de seus pontos antes de apresentá-los. Apresentam-se então 4 problemas de má comunicação gerados por conflitos entre esses estilos. Observou-se que esses conflitos resultam do fato dos participantes não compartilharem das mesmas convenções de contextualização para produzir e interpretar enunciados como pontos de argumentação. Concluiu-se que o uso inadvertido de estilos conversacionais diferentes causou os graves problemas de comunicação apresentados.Caldas-Coulthard, Carmen RosaUniversidade Federal de Santa CatarinaGarcez, Pedro de Moraes2016-01-08T17:23:17Z2016-01-08T17:23:17Z1991info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf84375https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157716engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-08T17:23:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/157716Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-01-08T17:23:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conflicting conversational styles in a cross-cultural business negotiation |
title |
Conflicting conversational styles in a cross-cultural business negotiation |
spellingShingle |
Conflicting conversational styles in a cross-cultural business negotiation Garcez, Pedro de Moraes Lingua inglesa Sociolinguistica |
title_short |
Conflicting conversational styles in a cross-cultural business negotiation |
title_full |
Conflicting conversational styles in a cross-cultural business negotiation |
title_fullStr |
Conflicting conversational styles in a cross-cultural business negotiation |
title_full_unstemmed |
Conflicting conversational styles in a cross-cultural business negotiation |
title_sort |
Conflicting conversational styles in a cross-cultural business negotiation |
author |
Garcez, Pedro de Moraes |
author_facet |
Garcez, Pedro de Moraes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Caldas-Coulthard, Carmen Rosa Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcez, Pedro de Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lingua inglesa Sociolinguistica |
topic |
Lingua inglesa Sociolinguistica |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão |
publishDate |
1991 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1991 2016-01-08T17:23:17Z 2016-01-08T17:23:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
84375 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157716 |
identifier_str_mv |
84375 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/157716 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652289210056704 |