Brazilian efl learners'identification of word-final/m-n/: native/nonnative realizations and effect of visual cues

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kluge, Denise Cristina
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92544
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.
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spelling Brazilian efl learners'identification of word-final/m-n/: native/nonnative realizations and effect of visual cuesLiteraturaLingua inglesa -Estudo e ensino - Estudantes estrangeirosFoneticaLingua inglesaConsoantesTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.As consoantes nasais /m/ e /n/ em posição final de palavra possuem diversos padrões de realização fonética. Em inglês elas são pronunciadas de forma distintiva, enquanto em português brasileiro (PB) elas não são completamente realizadas. Tendo em vista tal diferença, o principal objetivo deste estudo foi investigar a percepção das nasais inglesas /m/ e /n/ em posição final de palavra por brasileiros aprendizes de inglês como língua estrangeira. O estudo objetivou (a) investigar se brasileiros conseguem identificar a pronúncia de /m/ e /n/ em posição final de palavra na realização nativa do inglês; (b) verificar se pistas visuais favorece a identificação das consoantes alvos, e (c) examinar se a vogal antecedente às nasais interfere na identificação das mesmas. Dois testes de percepção foram utilizados: (a) o Teste de Identificação de realização Nativa versus Não-nativa; no qual se contrastou palavras com realização fonética de /m/ e /n/ tanto em inglês quanto em PB e (b) o Teste de Identificação de Três-condições, o qual contrastou a presença e/ou ausência de pistas visuais na identificação das nasais através de três formas de apresentação de estímulos-Áudio-Vídeo, apenas Vídeo, e apenas Áudio. The word-final nasals /m/ and /n/ have different patterns of phonetic realizations across languages, whereas they are distinctively pronounced in English, in Brazilian Portuguese (BP) they are not fully realized. Bearing in mind this phonetic difference, the main objective of this study was to investigate perception of the English word-final nasals /m/ and /n/ by Brazilian learners of English as a foreign language (EFL). More specifically, the present study aimed at (a) investigating whether Brazilian EFL learners were able to identify the native-like realization of English word-final nasals; (b) verifying whether visual cues favored the identification of the target consonants, and (c) whether there was effect of the preceding vowel on the identification of /m/ and /n/. Two perception tests were used: (a) the Native-like versus Nonnative-like Identification Test, which contrasted CVC words produced with both English and BP phonetic /m/ and /n/ realizations, and (b) the Three-condition Identification Test, which contrasted the presence and/or absence of visual cues in the identification of /m/ and /n/ through three types of stimuli presentation-Audio/Video, Video only, and Auditory only.Florianópolis, SCBaptista, Barbara OughtonUniversidade Federal de Santa CatarinaKluge, Denise Cristina2012-10-24T09:56:53Z2012-10-24T09:56:53Z20092009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisxvii, 172 f.| grafs., tabs.application/pdf264280http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92544engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T02:41:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/92544Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T02:41:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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