A ignorância dos dois Carlos: Drumond & Baudelaire: criação poética e conhecimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89563 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura. |
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A ignorância dos dois Carlos: Drumond & Baudelaire: criação poética e conhecimentoLiteraturaCriação (literária, artística, etc)Poesia brasileiraPoesia francesaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura.A fonte de toda nossa pesquisa se estabeleceu a partir de uma afirmação de um autor do século XIX, Maxime Du Camp, amigo de Flaubert e membro da Academia Francesa de Letras, que se encontra no ensaio de Walter Benjamin, "Paris do Segundo Império em Baudelaire": "Para um escritor, Baudelaire tinha um grande defeito do qual ele mesmo não suspeitava: sua ignorância." O choque provocado pela palavra de origem latina em relação à importância da obra do poeta parisiense - levando-se igualmente em consideração seu perfil sintético - e a premissa de aceitar essa falta de conhecimento sugeriu a empreitada de aventurarmo-nos em uma brecha deixada pelo pensador alemão, a partir da obra de dois poetas bem distintos, o brasileiro Carlos Drummond de Andrade e o francês Charles Baudelaire. Essa pesquisa tem parte de sua relevância na própria importância do estudo de Benjamin. Para tanto, os poemas em verso de Drummond e grande parte da obra de Baudelaire tiveram o papel de alicerce em toda nossa dissertação. Os dois Carlos permitem questionar - com extrema cautela e reflexão - a onipotência do fazer intelectivo na poesia moderna, encontrando-se ambos em uma situação de dilaceramento entre uma extrema sensibilidade poética e uma implacável inteligência, cuja liberdade é afirmada com grande custo pessoal. Assim, no limiar entre conhecimento e ignorância, razão e inspiração, criatividade e imaginação, intuição e Saber, "falência do intelecto" e "festa do intelecto", procurou-se construir interrogações pertinentes no intuito de ponderar o peso da razão no fazer poético, chegando à essência de nosso questionamento: Qual seria o peso/valor do conhecimento na criação poética?Florianópolis, SCCruz, Claudio Celso Alano daUniversidade Federal de Santa CatarinaAbes, Gilles Jean2012-10-22T23:25:53Z2012-10-22T23:25:53Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf252172http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89563porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T15:18:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89563Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T15:18:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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